29 de jun de 2012

2

Fotopost: voe como o blu no teleférico do Alemão.


Quem viu o filme Rio, viu blu, uma arara azul voar pelas belas paisagens do Rio; mas viu também ele sobrevoar pelas entranhas das nossas favelas.

Pois bem, é assim que você se sente ao subir  no teleférico do Alemão, voando pela realidade da nossa tão linda cidade, mas muitas vezes desconhecida e negligenciada por uma grande parcela da  população.


Mas esse fato está mudando e os morros cariocas estão sendo verdadeiramente invadidos por turistas estrangeiros que querem conhecer esse modo tão particular de se viver. Com as 14 upps instaladas nas mais variadas favelas do Rio, o turismo está virando fonte de renda para os moradores, que estão usufruindo de uma nova realidade: segurança atrai turista, turista deixa grana e grana melhora a qualidade de vida de todos.


O complexo do Alemão está começando a viver essa realidade com o teleférico. Pode ser  um ponto de partida para tours de carro e a pé pela favela, feijoadas em laje, butecos com quitutes premiados, rodas de samba, como já acontece em morros como da Babilônia, Chapéu Mangueira e Cantagalo, e o principal, o carioca passando a conhecer a realidade de sua própria cidade.

Aff! Esqueci que estou escrevendo um blog sobre viagens!!! Viajei!!!



Para chegar ao teleférico do Alemão você deve se dirigir a estação de trem de Bonsucesso*, que é sua primeira estação. O valor custa R$ 1,00 a ida e o mesmo valor a volta.  O teleférico possui 152 gôndolas e cada gôndola cabem 8 pessoas. São 6 estações e você pode descer em qualquer uma delas, mas sugiro que você vá até a última, desça e aprecie a vista fascinante do complexo.

A viagem da primeira até a última estação dura em torno de 16 minutos. As estações são bonitas e rola música clássica. Um chiquê só!!!


Achei o passeio  seguro, a engenhoca não balança em momento algum, podendo levar até a sua bisavó, que ela não vai se sentir insegura. O único problema é a altura; em alguns momentos  pode ser um problema para quem tem medo.

Todos os locais são extremamente policiados, mas se mesmo assim você ficar receioso, desça na última estação e tome lá mesmo o teleférico de volta sem sequer  sair da estação.
  

Sugiro  que você leve seu filhote nesse passeio, que pode ser muito educativo, mostrando  a ele a realidade da grande maioria das pessoas; que viagens e passeios são privilégios e que devem ser valorizados, e melhor ainda, merecidos.


Ainda dei sorte de encontrar uma simpática moradora, que foi me apontando o que dava pra ser visto lá de cima naquele dia cinzento.

Igreja Nossa Senhora da Penha, Engenhão,  vila olímpica, upp e uma paisagem diferente dos cartões postais que estamos acostumados, são  os atrativos desse passeio.
Vá e confira!!!












*Endereço da estação de trem de Bonsucesso: Praça das Nações - S/Nº -   Bonsucesso  - Rio de Janeiro. Tel: 0800 726 9494.
Horário de funcionamento: segunda a sexta: das 6 às 21 horas; sábados: das 8 às 20 horas e domingos e feriados: das 7 às 19 horas.
                                           
Patricia Tayão.
Fotos: Patricia Tayão.

2 comentários:

  1. Poxa, Patricia, que bom encontrar esse post!
    A gente passa muito pela Linha Amarela e meu filho é doido pelo teleférico do Alemão.
    Meu marido cogitou levá-lo lá mas, como bons cariocas, sempre ficamos com medo, né?
    Vou mostrar pra ele seu post!
    Beijos,
    Karla
    @cariocandoporai

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fomos e gostamos muito Karla, entendo você, estamos sempre com medo, mas o Alemão está pacificado. Seu filhote vai adorar!

      Excluir