21 de mai de 2013

9

Parque dos Atletas: com sêde!!!



Esse post foi feito não para indicar um lugar  para você ir, mas exatamente o oposto: para não ir.
Se estiver muito sol: fuja; esqueceu sua garrafinha de água: vai passar sêde.
O Parque dos Atletas, na Barra da Tijuca, que deveria servir  à população como área de lazer, não tem uma única árvore plantada, só em vasos.




O parque serve para eventos de grande porte, como o Rock in Rio, mas nada impede que sejam plantadas árvores, que tenha uma bela grama, que sejam criadas áreas de sombra e descanso; vai servir também como área de lazer  para os atletas nas olimpíadas de 2016. Coitadinho dos atletas!!!
Eu não gostei do Parque dos Atletas. Meu filhote também não gostou e vou lhes contar o porquê.




No Rio de Janeiro, mesmo no inverno, costuma fazer sol, e bastante sol, as temperaturas são altas; então, ficar em um parque em que toda a grama é sintética e não possui uma árvore sequer, é difícil. Por isso as estimativas de público por lá são pífias. Se tem bebedouros, não fui apresentada a eles; não tem uma lanchonete sequer para comprar uma simples água, nem vendedores do lado de fora tem, pois não tem gente para comprar, pelos motivos acima. Bancos para os pais sentarem enquanto seus filhos brincam, pra quê??? Lá não existe isso, os  pais que se aventuram nesse lugar desértico que sentem no chão quente!!!




Já estivemos no Parque três vezes; hoje ficamos um pouquinho mais de tempo, pois estava nublado, mas esquecemos nossa garrafinha de água...
Os banheiros são químicos e eu só vi um, mas não tive coragem de entrar. Estacionamento tem, gratuito, mas até na hora de sair  você vê o mau planejamento, pois seu carro terá que pegar uma estrada em que os carros passam em alta velocidade, quando  deveria ter sido feito  uma saída exclusiva para o Parque.




Tem quadra de tênis, futebol, academia, ciclovia, além de um playground e áreas para patinação e skate (que já estão grossas e esburacadas).
A única coisa bonita do lugar, está do lado de fora, que são as belas montanhas da Barra e Jacarepaguá,  no entorno do parque.

Parque dos Atletas
Rua Salvador Allende - S/Nº - Barra da Tijuca - Rio de Janeiro - Brasil.
Funcionamento: terça a domingo das 6 às 22hs.
Patrícia Tayão.
Fotos: Patricia Tayão e Eduardo Freitas.

9 comentários:

  1. Oi, Patrícia! Eu moro perto deste parque e fui lá uma vez com meu filho.
    Embora eu tenha achado o espaço bacana para as crianças, concordo com o que você escreveu acima.
    Uma pena mesmo um lugar com um potencial enorme ser tão largado assim.
    Mas acho que se já formos prevenidos, dá para aproveitar.
    Bjs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Se levarmos água, um pequeno lanche e boné para todos, conseguimos ficar um pouquinho mais de tempo!!!
      Bjs!!!

      Excluir
  2. Passei na frente desse parque varias vezes durante as minhas férias no Rio e sempre pensava isso: como pode um parque no Rio, onde faz tanto calor, nao ter uma arvorezinha, uma sombra para se proteger do sol escaldante? E' uma pena que haja tao pouco investimento em locais publicos de qualidade para toda a familia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também acho Dé, fico imaginando os atletas das olimpíadas fazendo seus treinos por lá!!!

      Excluir
  3. Ola, estou planejando ir para o Rio em novembro, gostaria de algumas dicas de hotel, hostel ou pousada proximo ao parque! tem alguma dica?! Sou de SC...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Aline,porque você resolveu ficar nessa região? É um pouco afastado de tudo e o transporte público é péssimo.

      Excluir
    2. Olá! Estive no Parque dos Atletas em dezembro de 2014. Realmente não há abrigo contra o sol, mas instalaram um container com banheiros e chuveiro lá. Também havia um bebedouro. A água não estava muito gelada, mas joguei basket com alguns adolescentes muito legais que estavam lá. Tenho até uma foto registrando o momento. Espero que com o passar do tempo o espaço seja melhorado para melhor utilização do espaço. Sou carioca e moro em Vitória - ES. Meu nome é Wesley Oliveira.

      Excluir
    3. OI Wesley, que bom que as coisas estão melhorando no parque, fico feliz, pois é mais um opção de lazer na cidade. Abraços e volte sempre ao blog!

      Excluir