22 de out de 2013

3

Prainhas do Pontal do Atalaia - um protesto!



As fotos acima e a seguir são das Praias do Pontal do Atalaia, mas poderiam ser das melhores praias do Caribe. As Prainhas, como são conhecidas, ficam a 4 kms do Centro de Arraial do Cabo (RJ) e com suas belezas, poderiam  muito bem ilustrar um cartão postal.

A praia é linda, tem diversos mirantes com vistas de tirar o fôlego e, de quebra, fica em frente à  Ilha do Farol. Segundo Riq. Freire, as praias de continente mais bonitas do Brasil. Para chegar até lá, suba de carro até o morro do Pontal do Atalaia e depois desça a trilha.




OBS: Não tem sinalização indicando a trilha para a praia, placas não existem nesse lugar do planeta, e muito cuidado ao subir o morro de carro, pois a pista é estreita e cheia de ribanceiras. Pare onde houver carros estacionados, provavelmente será nesse local a descida.

Estivemos em janeiro deste ano por lá, e constatamos a quantas anda o acesso à praia. Uma vergonha! Temos que descer uma ribanceira cheia de pedras, algumas soltas, oferecendo perigo aos visitantes. Qualquer pessoa com um mínimo de dificuldade para caminhar nem deve tentar descer. 




Seria tão custoso fazer uma escada apropriada para os turistas descerem em segurança? Não me venham com essa bobagem de que tem que ser assim para preservar. Essa ideia não cola mais. 

Fernando de Noronha já tem acesso para cadeirante, Foz do Iguaçu é outro exemplo. Basta querer. 

Precisamos mostrar nossas belas praias ao mundo, mas com um mínimo de estrutura para o turista não sair ferido do lugar.




Outro problema: durante o verão, as barracas dominam a praia, enfeiando o local. Fora de temporada existe somente uma barraquinha, então leve seu farnel.




O lixo então, dá pena! A encosta é entupida de garrafas de água, refrigerante, cerveja, sacos de biscoito. Quanto a isso, nada pode ser feito de imediato, o turista precisa aprender a usufruir sem destruir o local, e isso é uma questão de educação. 




Leve seu saquinho, de mercado mesmo serve, e  traga de volta seu lixo! 




Meu filhote desceu numa boa, mas eu não aconselho ninguém a descer com criança pequena pela trilha, vi outras crianças se machucando; e meu padrasto, que tem problema no joelho, demorou 30 minutos para chegar a praia.




Você também pode chegar lá de barco, que sai da Marina dos Pescadores, tanto em passeios que incluem outras praias, quanto em um passeio somente para lá. Só perderá a vista maravilhosa que se tem lá de cima.




Mesmo com esses problemas, eu  indico a praia para ir com crianças (de barco), pois as ondas são bem pequenas, e elas curtem muito a duna  que tem lá para fazer skibunda.



Patricia Tayão.
Fotos: Patrícia Tayão.


3 comentários:

  1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  2. Tem uma outra parte que consta a escadaria, a trilha é uma opção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O post é de outubro de 2013, e na época não tinha a escadaria de acessoa a praia!

      Excluir