Booking.com

sexta-feira, janeiro 3

Prainha e mirante do Caeté


Para você que está no Rio de Janeiro e quer curtir uma praia realmente bonita, sem construções a sua volta, vale a pena se deslocar até o final do Recreio dos Bandeirantes e  se deliciar com a "Prainha", paraíso dos surfistas, gente bonita e jovem.
Não é uma praia muito adequada para crianças pequenas e bebês, já que as ondas são grandes e a correnteza bem forte. Mas nada que um baldinho e um banho só na beiradinha não resolva!


Exatamente em frente a praia fica o Parque Natural Municipal da Prainha, que todos os que a frequentam conhecem, pois o parque oferece banheiros e um belo chuveiro para o  pós praia, mas poucos arriscam um passeio por ele, cansados que ficam.

O Parque é uma delícia, abrigando inúmeras espécies vegetais e animais em extinção, envolvendo a praia com sua exuberante mata atlântica, e permitindo a ela não ter nenhum prédio ou resort a sua volta.

Seguindo as dicas do excelente blog Viajar é tudo de bom, fomos fazer a trilha até o mirante do Caeté, dentro do Parque  Municipal Natural da Prainha.

A trilha é fácil, mas desaconselho a fazê-la com crianças menores de 5 anos, idosos ou pessoas com dificuldades de locomoção. Meu filhote, que tem 8 anos, não teve dificuldades, mas já está acostumado a fazer pequenas trilhas e  fomos no nosso ritmo, sem correria. Vimos muitas e coloridas borboletas em toda a trilha.

Se for levar seu filhote, combine com ele que trilhas devem ser feitas sempre em conjunto, um pertinho do outro, pois em alguns locais, ela é bem íngreme e estreita, portanto, fique de olho aberto, instruindo-o a ser cauteloso.

São 800 metros de caminhada que duram em média 35  minutos, dependendo do seu ritmo, e na maioria do tempo, subindo.

A vista lá de cima é maravilhosa, e valerá cada pernada, descortinando as praias do Recreio, Barra da Tijuca e a própria Prainha.

Já reservou hotel para a próxima viagem? Veja opções no Booking.com - o maior site de reservas do mundo. 


Dica número 1 para quem vai à Prainha: chegue cedo. Só tem um estacionamento, que fica ao lado do Parque, e ao meio dia as vagas se esgotam, já que são poucas.

Chega-se a praia de ônibus também: o Surf Bus circula todos os dias, das 7 às 19 horas, saindo do Largo do Machado e passando pelas praias de Botafogo, Copacabana, Ipanema, Leblon, São Conrado, Barra da Tijuca, Recreio dos Bandeirantes, Macumba e mirante da Prainha. O ônibus é adaptado para acomodar as pranchas dos surfistas.

O percurso leva 1 hora e meia e seus horários são: em direção a Prainha - 7:00, 10:00, 13:00 e 16:00. Sentido Largo do Machado - 8:30, 11:30, 14:30 e 17: 30.

Se quiser entrar em contato: 21 99799-5039.
O ticket pode ser comprado em lojas de surf, hotéis, agências de viagem e no próprio ônibus.

Algumas pessoas estacionam na rua, mas isso pode te render uma bela multa.


Não esqueça de levar água, pois lá em cima não tem nada para vender, e vestir uma roupa  o mais confortável possivel.

Protetor solar e repelente também devem ser levados.

Traga seu lixo de volta e todos agradecem!


O passeio fica perfeito se você chegar cedo, aproveitar a praia, subir ao mirante e depois seguir em frente e almoçar em algum restaurante, como o Point de Grumari, com uma vista perfeita da Restinga de Marambaia.

Se fizer esse passeio, depois me conta como foi seu dia!

Já reservou hotel para a próxima viagem? Veja opções no Booking.com - o maior site de reservas do mundo. 


Endereço do Parque: Avenida Estado da Guanabara,s/nº - Estrada para Grumari - Grumari.
Tel: 21 8909-2053- Rosana.
Funcionamento: de terça a domingo, das 8 às 17 horas, e até as 18 horas no verão.
Entrada gratuita.



Patricia Tayão.
Fotos: Patricia Tayão.

Deixe aqui seu comentário!

Whatsapp Button works on Mobile Device only

Start typing and press Enter to search