RELATOS - DICAS - AGÊNCIA DE VIAGENS CONTATO: (21) 97153-7717

segunda-feira, julho 28

Curitiba com crianças: o que fazer?


Assim está Curitiba: rosa! Com as cerejeiras florindo,  a cidade está toda pincelada de rosa, o Jardim Botânico, então...Um desbunde! Algumas cidades são para serem exploradas no inverno, Curitiba é uma delas; já estive  no verão e achei que a estação rouba um pouco do charme da cidade que só o inverno empresta.

Como boa carioca, acostumada a andar mais de havaiana e short, mesmo no inverno, acho que as vestimentas curitibanas dão à cidade um ar europeu, tornando-a um despretensioso mas excelente destino de inverno, sem a pompa e circunstância de Campos de Jordão e  sem as atrações fake de Gramado.

A foto acima é do Jardim Botânico de Curitiba e foi tirada pelo Isaac, meu filhote que está se mostrando um excelente fotógrafo. Achei que ficou linda e foi tirada no telefone dele.

Se você está com viagem marcada para Curitiba, sugiro sinceramente que, do aeroporto para a cidade, você vá de ônibus executivo. Na porta de desembarque do aeroporto tem uma cabine de venda de tickets, ele sai dali mesmo, em frente à cabine de venda, super confortável, com compartimento de bagagem. O wi fi é que não funciona, apesar dele oferecer tal serviço. Custa R$12,00 reais por pessoa, saindo bem mais barato que um táxi.

Para se hospedar, sugiro o Mabu Curitiba Business, localizado na XV de Novembro, coração da cidade e bem pertinho de tudo. Se quiser ficar em um hotel mais em conta, o Ibis Centro Cívico ou Ibis Curitiba Centro  também são boas opções.

Se quiser dar uma olhadinha no itinerário do ônibus, clique aqui e para saber os horários clique aqui.

Reserve seu hotel em Curitiba pelo Booking, sem taxas de cancelamento:

                       



Agora vamos falar um pouco do que tem para se fazer na cidade, como organizar os passeios e o que é realmente interessante fazer com as crianças.

Praticamente todos os pontos turísticos da cidade podem ser acessados através do Linha Turismo, que possui dois andares e inicia seu trajeto na Praça Tiradentes, mas pode-se embarcar em qualquer uma das suas vinte e cinco paradas.

A linha circula a cada trinta minutos, sendo todo o trajeto percorrido em duas horas e meia. Ao embarcar no ônibus e efetuar o pagamento, você recebe uma cartela com cinco tickets, que te dão direito a um embarque e quatro reembarques. Os tíckets podem ser comprados em qualquer local de embarque. Se sobrar algum tícket, você pode usá-lo em outro dia.

Crianças até cinco anos não pagam; 
Horário de funcionamento: das 9:00 às 17:30 horas;
Valor em julho de 2014: R$29,00 por pessoa.

Atenção: o ônibus não opera às segundas-feiras, dia em que quase todos os parques da cidade também estão fechados, exceto nas férias escolares.

Se quiser saber os locais e horários de embarque clique Linha Turismo. 

Adoramos o ônibus, que vai explicando em português, inglês e espanhol os pontos turísticos da cidade, mas sentimos falta de um que fizesse o sentido inverso, pois, no segundo dia em que fizemos o passeio com o ônibus, queríamos ir ao parque Barigui, que fica no final do trajeto, sendo que tal parque não fica tão longe do hotel. Teríamos que fazer todo o tour para chegar até ele. Então, pegamos um ônibus para o parque, de lá usamos o Linha turismo para ir até a Torre panorâmica e depois até a Praça Tiradentes novamente. 


Pontos em que paramos nas duas vezes em que já fizemos o tour com a Linha turismo.

Catedral Basílica menor de Nossa Senhora da Luz:

Se for pegar o ônibus na Praça Tiradentes, aproveite para conhecer  a Catedral Basílica menor de Nossa Senhora da Luz, no marco zero da cidade, em estilo neogótico, inspirada na Catedral da Sé de Barcelona, na Espanha.



Rua das Flores - Rua XV de Novembro.


Foi a primeira avenida do país a ser fechada para carros, transformando-se no primeiro calçadão do Brasil, em 1972. Possui muitas lojas, cafés e restaurantes.


Andando pela rua encontrei essa confeitaria, que soube depois que é a mais tradicional da cidade, fundada em 1945 e que serve os doces mais engordativos e deliciosos de Curitiba. Me apaixonei, doces com uma cara deliciosa, você já come com os olhos, provamos vários e estavam todos muito, muito bons. No outro dia, antes de ir para o aeroporto, fomos até lá comprar um pequeno carregamento para ser devorado antes do embarque.

Pena que não achei o link para a confeitaria, se alguém tiver por favor, avise-me!

                       

Confeitaria das Famílias.
Endereço: Rua XV de Novembro, 374. Centro Curitiba.
Tel: 41 3223-0313
Funcionamento:segunda a sábado das  7:30 às 23:00 horas e domingo das 8:00 às 23:00 horas.



No mesmo calçadão você encontra um bondinho desativado que virou o "Bondinho da leitura", onde nossos pequenos podem entrar para passar o tempo lendo alguma coisa. Oferece serviço de empréstimo de livros, mas as crianças adoram  mesmo é ficar entrando e saindo do bonde.



Rua 24 horas:


Rua com 120 m de extensão, que  ficou conhecida por ser a única rua coberta do Brasil. Chama-se 24 horas por ter dois relógios, um em cada extremidade da fachada, que marcam as horas em  24 intervalos, diferente do formato tradicional de 12 horas.


Possui cafés, restaurantes, bares, revistarias, sorveteria. Foi inaugurada em 1991 e reinaugurada em 2011 mantendo seu projeto arquitetônico original.

Se quiser dar uma olhadinha na rua, clique Rua 24 horas tour virtual 360º.
Horário de funcionamento: das 9:00 às 22 horas.


Museu ferroviário:


Fica dentro do Shopping Estação e contém peças importantes da história ferroviária do Paraná.

Site com horários de funcionamento: Museu Ferroviário.

Na foto estamos no Shopping Estação, um dos mais bonitos  em que já estive, pois o espaço reproduz a antiga estação ferroviária de Curitiba, tornando tudo muito bonito e diferente.

A praça de alimentação é gigante, com comida para todos os gostos, além de ter um ambiente muito acolhedor.

Para entreter os pequenos, o mall oferece cinemas, um Magic Games  com brinquedos eletrônicos, simuladores e muitos outros indoor, além do principal, que é o Teatro Dr. Botica, que foi totalmente construído para a apresentações de teatro de bonecos.

Para saber as peças que estão em cartaz, os dias, horários e valores das peças clique Teatros de bonecos Dr. Botica.

Infelizmente não assistimos a nenhuma apresentação, pois nosso horário não casou com  o da apresentação, ma fica uma excelente dica para curtir a cidade com os pequenos!

* A bilheteria abre uma hora antes das apresentações e os pagamentos podem ser feitos em dinheiro ou em cheque.
Tel: 41 3323-7881
Email de contato: contato@fcc.curitiba.pr.gov.br

Issac está de guarda-chuva, pois estivemos lá no ano passado, em nossa primeira visita, e simplesmente choveu todos os dias, então, chegamos ao shopping, que tem uma fonte que faz a alegria da criançada e brincamos que em Curitiba chove até no shopping!


Jardim Botânico:

Ponto turístico mais procurado da cidade e de longe o mais bonito e bem cuidado. Possui  uma estufa, o Museu Botânico e muitas trilhas para caminhadas.Em cada vez que é visitado, está "vestido" com flores diferentes.Neste julho estava maravilhoso com as cerejeiras florindo. Fiquei apaixonada por essa árvore, que dá um toque todo especial ao lugar. Elegi o Jardim Botânico meu lugar preferido em Curitiba!

As crianças também ficam encantadas com a quantidade de flores e com  muito espaço para correr, passeio imperdível com e sem crianças.


                                                      



                     


                                                
Mercado Municipal:

Uma profusão de cheiros, temperos, frutas exóticas, carnes dos mais diferentes bichos, doces, cafés do mundo inteiro. Assim é o Mercado Municipal de Curitiba, um lugar em que você fica perdida, não sabe o que come primeiro ou o que levar de diferente para casa. Lugar para esquecer a dieta e cair dentro!

Endereço: Avenida Sete de Setembro, 1865.
Horário de funcionamento: segunda das 7:00 às 14:00 horas; terça a sábado das 7:00 às 18:00 horas e domingo das 7:00 às 13:00 horas.
Tel: 41 3264-6024.
Site: Mercado Municipal de Curitiba.

Para almoçar, uma excelente opção, além de barata, é o Box do Eliseu, pessoa super simpática e que nos atendeu em seu pequeno restaurante, que lota  de pessoas em busca de seu PF. A dica eu peguei na revista de bordo da Gol sobre as cidades sede da Copa do Mundo.

O PF é muito bom, bem servido, bem temperado e eles também vendem um bolo de carne que é delicioso. Super indicado! As crianças adoraram a comidinha do Eliseu, o arroz com feijão está garantido por aqui.

Já reservou hotel para sua próxima viagem? Reserve com o BOOKING, o maior site de reservas do mundo.




Mais fotos do Mercado Municipal:





Passeio Público:

Foi o primeiro parque público de Curitiba. Para as crianças é excelente, pois tem um parquinho bem estruturado e muitos bichos, além de muito lugar para correr  e brincar.


Ópera de Arame:

Em um local onde antes era uma antiga pedreira, construiu-se um teatro com capacidade para 2400 pessoas, todo edificado em estrutura tubular e teto de policarbonato transparente. Possui um lindo lago com carpas, cascata e uma bela vegetação.


Parque Tanguá:

Na minha opinião o segundo parque mais bonito de Curitiba, perdendo apenas para o Jardim Botânico. Com fontes, cascata, belos jardins, dois lagos e um mirante com uma linda visão do parque. Pena que no dia  em que visitamos estava chovendo e não pudemos ver todo a beleza do lugar. 





Santa Felicidade:

Bairro que fica a apenas sete quilômetros do centro de Curitiba e que guarda muito da cultura italiana, representada por seus mais de 30  restaurantes típicos do país da Azzurra. Também possui lojas de artesanato e vinícolas.  

O  mais conhecido de todos os restaurantes de Santa Felicidade é o Madalosso, conhecido como o maior restaurante da América Latina, com incríveis 4645 lugares.

Já almoçamos duas vezes no restaurante; no ano passado estava bem tranquilo, com comida muito boa; agora, desta vez, fomos em um domingo e pegamos fila de uma hora até podermos sentar. O atendimento não foi lá essas coisas, e a comida também deixou a desejar. 

Tem dois imensos parquinhos para as crianças se divertirem. Então minha dica é: chegue cedo se não quiser esperar tanto.  




Vinhos Durigan em Santa Felicidade:

Loja da vinícola Durigan que, além de vender seus vinhos, oferece doces em compota, queijos, massas, temperos, embutidos, uma perdição para o bolso e para a dieta!




Parque Barigui:

Um dos parques preferidos dos curitibanos, bem grandão, com local para cooper, andar de bike, equipamento para fazer ginástica, pista de bicicross e aeromodelismo, lago, uma imensa área verde e, o que as crianças mais gostaram, muitas aves e animais soltos pelo parque. 

Algumas dezenas de gansos fazem a festa quando alguém lhes oferece comida; as crianças ficam enlouquecidas com a visão de todos eles em volta, correndo atrás do alimento. Pode-se ver também capivaras, gambás e muitas espécies de aves.  

Em frente ao parque existe o Museu do automóvel, mas quando fomos estava fechado, pois só abriria às 14:00 horas. Se quiser visitá-lo, confirme o horário de funcionamento.

*Para saber se um parque está aberto ou fechado e o horário de funcionamento, acesse o link central 156 e clique em atendimento online, uma atendente virtual responderá às suas questões. Se preferir, ligue para 156. 




Torre Panorâmica:

Proporciona uma visão 360º da cidade de Curitiba a uma altura de 109 metros. De lá de cima você vê o quanto a cidade é verde e bem planejada.



Outros passeios em Curitiba:

Praça do Japão:

Essa dica é da minha querida mãe, que disse que queria os créditos pelo passeio despretensioso, mas muito bonito. Nas andanças dela na internet, viu essa praça e incluímos  no nosso roteiro. Valeu pela dica mãe!

Uma das mais bonitas praças que já vi, muito bem cuidada, e estava ainda mais bonita com as cerejeiras florindo. Foi uma homenagem à imigração japonesa em Curitiba.

Possui um lago com carpas que as crianças podem alimentar com um saquinho de ração, um portal japonês e o  Memorial da Imigração Japonesa, local onde é comprada a ração para os peixes. 

As cerejeiras florindo tornam o ambiente bucólico e inspirador, além de lindo, é claro!

Passeio super recomendado para fazer com crianças; alimentar as carpas, passear pelos jardins e admirar tamanha beleza é diversão na certa!

Endereço: Avenida Sete de Setembro, s/nº - Batel.
Site: Praça do Japão.

*O Linha turismo não faz parada nessa praça, para chegar até lá pegue o ônibus expresso Santa Cândida/ Capão Raso na Estação Central - Rua Pres. Faria e desça na Praça do Japão.




                           





Feira de inverno na Praça General Osório:

Nessa praça rolam feiras o ano inteiro, então, se você estiver pela cidade, vale dar uma passadinha por lá para saber o que está acontecendo. Tem feira de páscoa, de inverno, da primavera e da criança, além da feira de natal.

Nós fomos na feira de inverno e simplesmente amei, ganhei alguns quilos, mas tudo bem, viajar engorda mesmo!

A feira é composta de barracas de artesanato e de comida. As de comida são divididas por região do Brasil e  de outros países também. Argentina, Uruguai, Chile, Itália, todos estão representando sua comida típica.

A barraca mais cheia era a da Polônia, com seu famoso pierogi, que eu ainda não havia comido. Uma perdição, amei aquele pastelzinho, e o que dizer do molho?

Da barraca da Bahia, provei o acarajé, que também estava muito bem feito! Se for a Curitiba no inverno, tem que bater ponto por lá!

Na praça tem um parquinho para as crianças brincarem e um quadra para correrem. ou se preferirem, jogar bola.

Já reservou hotel para sua próxima viagem? Reserve com o BOOKING, o maior site de reservas do mundo.



Muitos outros passeios ficaram para trás, como o Jardim Zoológico de CuritibaIlha do Mel, além de muitos parques, praças, restaurantes  e museus; mas isso é apenas uma desculpa para em breve retornar!

Se quiser dar uma olhadinhas em outras postagens sobre Curitiba, veja:
Passeio de trem pela serra do mar! 
Como é ficar no Mabu Curitiba Business.

Se quiser dicas de onde comer em Curitiba com as crianças, o  excelente blog Eu Viajo com meus filhos tem boas dicas de restaurantes na região, vejam na postagem: Restaurantes em Curitiba bom para ir com crianças!

Já reservou hotel para sua próxima viagem? Reserve com o BOOKING, o maior site de reservas do mundo.

Patricia Tayão.
Fotos Patricia Tayão, Isaac Tayão. Foto do ônibus: site do aeroporto executivo.



































  1. Parabéns pela matéria. Creio que vai me ajudar a montar meu roteiro.
    Obrigada

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário!

Whatsapp Button works on Mobile Device only

Start typing and press Enter to search