27 de jul de 2014

0

Qual a melhor época do ano para ir a Disney?


Talvez esta seja uma das perguntas mais importantes que você deve responder para fazer uma viagem proveitosa a Orlando. Dependendo da época do ano que se vai, um pesadelo pode te impedir de curtir a magia Disney: as multidões. Se você tiver que ficar 2 horas em uma fila para andar em um brinquedo que dura 40 segundos, sua viagem pode estar comprometida na qualidade. Por isso, analise metodicamente a época  em que você está disponível para viajar e cruze esses dados com a lotação dos parques. Para tal, fiz uma análise detalhada de todos os meses do ano e de tudo que pode interferir direta e indiretamente na quantidade de pessoas nos parques.
Reserve seu hotel em Orlando, sem taxas de cancelamento:

                        

Os meses marcados em verde são os mais indicados, com menor quantidade de filas; os que estiverem assinalados  em amarelo são aqueles em que as filas são moderadas, e os vermelhos são aqueles em que as filas são muito grandes, não recomendados para visitar se você deseja realmente aproveitar os brinquedos do parque. Alguns meses vão apresentar duas cores por apresentarem filas variadas ao longo do mês.

Janeiro: bom a partir da segunda semana. 


Se você tem filhos pequenos  e não quer tirá-los da escola para viajar, essa é uma boa época para ir aos parques, prefira escolher a partir da segunda semana de janeiro, quando as pessoas que foram  passar o final de ano na cidade já foram embora.

Outros eventos que podem afetar a lotação dos parques em janeiro:

Feriados americanos: Martin Luther King - terceira segunda-feira de janeiro. O final de semana do feriado costuma deixar os parques cheios;

Eventos Disney: Walt Disney World Marathon Weekend - não chega a lotar os parques mas, se você não vai participar do evento e não tem interesse em assistir, por que pegar o parque mais cheio? Confira o calendário e evite esses dias.
Se quiser dar uma olhadinha no site da Run Disney sobre as datas para o próximo ano, clique aqui. Pelo que li no site, em 2015 as corridas iniciam dia 7 de janeiro e terminam dia 11.

Eventos Universal: A Celebration of Harry Potter; em 2014 foi de 24 a 26 de janeiro, causando aumento do número de visitantes nos parques da Universal; vale, então, conferir se vai haver em 2015.
Site da Universal: Universal Orlando Resort.


                       

Nossa experiência:

Já estivemos em janeiro, mas precisamente em 2014, e não achei a melhor época para ir: o frio te impede de usufruir dos brinquedos que molham; além disso, o dia começa com frio, esquenta e depois esfria novamente, fazendo você tirar e vestir o casaco várias vezes ao dia. Nessa época ainda vimos muitas excursões de adolescentes, provocando filas grandes em alguns brinquedos, pois eles costumam fazer as atividades juntos.

Não é a melhor época por conta da temperatura, mas as filas são pequenas de uma forma geral, tirando as do Magic Kingdom, que parece que está dando doce o tempo inteiro! Se você quer ir nas férias do seu filhote, é infinitamente melhor que julho,  mês que deve ser evitado a todo custo.

Combinação de roupas que tivemos que usar ao longo do dias devido a variação de temperatura em Orlando em janeiro/fevereiro  de 2014:

Dias em que apenas um moletom serve, ou uma leve blusa de malha;


Blusa de malha com calça jeans ou bermuda;


Dias quentes, quando apenas bermuda e blusa de manga curta serviriam, passei calor com legging;


Dias muito frios, onde precisamos de casacos bem quentes e duas calças: uma legging e, por cima, calça jeans; para o filhote calça de moletom comprada em Orlando, daquelas bem grossas, com blusa de linha e casaco dos bons por cima, maridão com calça jeans e casaco bem grosso. Em algumas noites precisamos usar luva e gorro.


Fevereiro: bom o mês inteiro, inclusive durante o carnaval. 


Fevereiro é outro mês tranquilo, com filas relativamente pequenas, mas com temperatura bem baixa.
Feriados: President's Day - terceira segunda -feira do mês.

Nossa experiência:
Já estivemos em fevereiro e gostamos, mas continua o problema da temperatura baixa para ir nos brinquedos que molham; se você não faz questão de ir aos parques aquáticos, talvez esta seja uma ótima data para ir, inclusive quando o carnaval cai nesse mês.

Tivemos que usar diversos tipos de roupas em fevereiro, pois pegamos dias quentes,  alguns fresquinhos e outros bastante frios.




                             

Março: atenção ao Spring Break. 


O Spring Break é uma parada que as escolas e faculdades americanas fazem entre o final de fevereiro e o final de abril, então começa um período conturbado para ir aos parques, que ficam bem cheios nessa época. Se  puder ir apenas nesse mês, prefira a primeira semana. 

A Luciana Misura, que mora nos Estados Unidos e escreve o excelente blog Colagem, fez um post detalhando a época  em que ocorre o tal Spring Break, vejam: Spring Break, o que é isso e como pode atrapalhar sua viagem.

Abril: atenção ao Spring Break. 


Abril é outro mês com bastante movimento vindo do Spring Break; parques cheios, mas a  temperatura está começando a dar uma esquentadinha.

Maio: bom mês para ir. 


O Spring Break acabou, a temperatura começa a subir e os parques estão com vários eventos bacanas, como o  Stars Wars Weekend, que aconte aos finais de semana no Disney's Hollywood Studios e o Epcot Internacional Flower & Garden Festival, no Epcot.

Feriados: Memorial Day - última segunda-feira de maio. Sempre evite os finais de semana com feriados.

Junho: bom no início do mês.


Na primeira metade do mês, ainda é possível se divertir, mas, a partir da segunda quinzena , iniciam-se as férias escolares americanas e os parques já começam a ficar bem cheios.

Julho: evite a qualquer custo. 


Se você quer curtir os parques aquáticos, dá para fazer isso em setembro e outubro, se quiser ir em época de férias escolares das crianças, vá em janeiro, fevereiro ou carnaval.

Não consigo entender alguém sair do Brasil, em um voo longo e cansativo, pagando caro para pegar filas de duas horas para andar em um brinquedo que dura 40 segundos, sentindo um calor que todos dizem beirar o insuportável, enfrentar trânsito nas ruas de Orlando e muitas e muitas filas nos restaurantes, quiosques e lojas, além de pegar shoppings com tudo revirado, comprometendo também a qualidade de suas compras.

Não vá para Orlando em Julho, muitas pessoas que eu aconselhei, mas que acabaram indo nessa época, voltaram contando horrores e que simplesmente não conseguiram perceber a a magia Disney diante de tanta gente.Vai por mim: Fuja disso!

Não caia na balela de que o Fast pass +, ou qualquer outro sistema  inventado pelos parques para diminuir as filas, vai funcionar; simplesmente não existe milagre para atender a tanta gente. Praticamente o mundo inteiro está de férias e deseja divertir-se no mesmo lugar em que você está.

Feriados americanos: Independence Day - 4 de julho. Parques insuportáveis de cheios, ombro a ombro. Se por ventura você caiu na história de que dá para curtir os parques nessa época, fuja pelo menos desse dia; vá fazer compras, ir  a algum parque aquático ou até mesmo pegue uma praia. Orlando está a 1 hora de uma praia bacana, Cocoa Beach- ponha no seu gps 4151 N Atlantic Avenue, vá conhecer a maior loja de surf do mundo (Ron Jon Surf Shop) e aproveite para curtir a praia.

Agosto:começa a ficar bom no final do mês. 


O parque começa  a ficar razoável a partir da segunda quinzena, com o fim das férias escolares americanas.

Setembro: melhor mês do ano para ir a Disney! 


Na minha opinião, disparado o melhor mês para visitar Orlando. A temperatura está quente, ideal para curtir os parques aquáticos e brinquedos que molham, as filas estão pequenas, muitas e muitas promoções começam a rolar no complexo Disney, inclusive com Dining Plan  gratuito e, pela cidade estar mais vazia, os shoppings ficam também mais tranquilos, com prateleiras mais arrumadas, facilitando  muito suas compras.

Feriados americanos: Labor Day - primeira segunda-feira do mês. Marque sua viagem para depois deste feriado e aproveite o que Orlando tem de melhor.

Nossa experiência:
Já fomos em setembro e amamos, o parque é seu, tudo com pouca fila; além disso, a decoração de Halloween começa a ser colocada nos parques e pode-se inclusive participar da festa Michey's Not-So-Scary Halloween Party, no Magic Kingdom  ou da Universal Studios, Halloween Horror Nights.




Se quiser comprar seu ingresso para a festa de Halloween da Disney, clique aqui.

Outubro: muito bom mês, inclusive no dia das crianças. 


Igual ao mês de setembro: poucas filas, temperatura agradável e muitas promoções.

Feriados americanos: Columbus Day - segunda segunda-feira de outubro. Evite o final de semana do feriado.

Nossa experiência:

Já fomos em outubro e gostamos bastante;  inclusive já passamos o dia das crianças por lá, no Magic Kingdom, e estava super tranquilo em relação às filas, além de uma excelente temperatura para curtir a piscina do hotel.



Novembro: vá e assista à festa de Natal. 


A temperatura já começa a cair um pouco em alguns dias. Filas pequenas e, no meio do mês, os parques começam a se enfeitar para o Natal, podendo participar da festa natalina da Disney: a Mickey's Very Merry  Christmas Party, que todos dizem ser linda demais.

Se quiser comprar seu ingresso para a festa de Natal da Disney, clique aqui.

Feriados americanos: Thanksgiving Day - quarta quinta-feira de novembro. Evite esta última semana, que pode lotar os parques. No dia seguinte a esse feriado ocorre a Black Friday, mega liquidação em todos os Estados Unidos.
Nossa experiência: só estivemos em novembro por alguns dias  logo no início do mês, a temperatura é agradável, fresquinha, coisa para um casaco bem levinho. Há poucas filas.


Dezembro: razoável na primeira quinzena. 


                     

As filas vão crescendo conforme o mês vai avançando, tornando-se absolutamente lotado, com parque ombro a ombro, na semana do Natal e Ano Novo. 

Em alguns dias o parque fecha por lotação máxima, o que não deve ser nada agradável para quem está fora e muito menos para quem está dentro.

Feriados americanos: Natal - 25 de dezembro. Parque lotado.

DICA: existem sites especializados em  indicar o parque menos cheio para cada dia do ano. Alguns de graça, como o Undercover Tourist e outros pagos, como o Touring Plans.

Have a magical day! ºoº

*Recebemos uma pequena comissão nas reservas efetuadas no Booking através do blog, e o preço não altera em nada para você.

Patricia Tayão.
Fotos: Patricia Tayão e Eduardo de Freitas e algumas tiradas pelos fotógrafos da Disney.

Nenhum comentário:

Postar um comentário