30 de set de 2014

4

Cantinho da Tia Penha: mais um restaurante off Rio em Barra de Guaratiba.


Quer comer um peixe fresquinho, bem preparado, saboroso, e o melhor de tudo: sem ter absolutamente nenhum trabalho? 

Vá ao Cantinho da Tia Penha, no pólo gastronômico de Barra de Guaratiba, especializado em frutos do mar, e considerado o melhor da região, já consagrada por restaurantes que oferecem  pescados de qualidade.

Você  passará por vários restaurantes com nomes de tias diferentes, mas o da Tia Penha é o único que vale a viagem. Já estivemos em vários deles, e nenhum nos conquistou a ponto de voltarmos.

De lambuja, ganhe duas lindas vistas do Rio, a da praia do Grumari (vista do Mirante do Grumari) e a chegada na Prainha, vindo de Grumari. Nessa última, em uma descida bem acentuada, parece que o carro vai parar dentro do mar!

*Para ter essas duas vistas é necessário sair de Barra de Guaratiba pela Estrada do Grumari. Saindo do restaurante, basta virar à esquerda e seguir, virando à esquerda mais adiante na placa para Grumari.


O restaurante começou sua trajetória há mais de  30 anos, por tia Penha, que começou servindo aos amigos em sua própria casa, mas o famoso boca a boca espalhou aos quatro cantos que o tempero da tia era arretado, e em  pouco tempo o espaço ficou pequeno.

Hoje, o restaurante tem lugar para receber 300 pessoas, e aos finais de semana, se não chegar cedo, enfrenta-se uma grande fila.

O ambiente é muito simples, mas a comida é muito saborosa e o atendimento, mesmo com casa cheia, foi excelente.


De entrada, é praticamente obrigatório pedir  pastel de camarão, que vem com camarão mesmo, e não aquela massa como geralmente é servido em muitos lugares. 


Depois experimentei a casquinha de siri, muito boa, por sinal...e o que dizer do caldinho de feijão com bacon e porção de alho...

Pedimos uma moqueca de namorado grande, para três pessoas. Em cima da moqueca vem uma quantidade enorme de camarão, e para acompanhar, arroz, pirão e farofa.

Éramos em quatro adultos; todos comemos bem e ainda sobrou arroz e farofa.



Chega desses pratinhos infantis com quantidade que só servem para bebês... o da Tia Penha é bem servido, e ainda vem acompanhado de caldinho de feijão...filhote adorou!


Prato infantil com preço justo...pode-se trocar o frango pela carne...


Os preços não são baratinhos não! O peixe mais barato sai por R$79,90 e a moqueca mais cara por R$164,90, mas a qualidade da comida e o sabor compensam.



Como a região é longe, até mesmo para quem mora  na Barra e Jacarepaguá, imagina para quem vai da Zona Sul ou da Zona Norte? Para otimizar sua viagem, aproveite para combinar a ida ao restaurante com outros passeios pela região, como o Sítio Burle Marx. A Flávia Peixoto, do excelente blog, Viajar é tudo de bom,  já esteve por lá, e conta tudo nesse post aqui. 

Se você quer um dia perfeito, vá curtir a melhor pria do Rio, a Prainha, e depois siga para o restaurante...me conta depois o que você achou...já escrevi sobre essa praia e seu belo mirante, se quiser dar uma olhadinha, clique Prainha e Mirante do Caeté.

Outros blogs que eu curto já escreveram sobre esse restaurante: a Karla, do Cariocando por aí e a Flávia, do Viajar é tudo de bom, veja o que elas acharam do restaurante.

Se quiser saber o que andam comentando do restaurante, clique no Trip Advisor.

Mirante do Grumari - Linda vista para a praia de Grumari, uma das mais lindas do Rio...pena que o tempo estava nublado, em um dia de sol a beleza se multiplica! Só essa vista já vale a viagem!



*Para reservar seu hotel no Rio de Janeiro, basta acessar o banner do Booking abaixo. Recebemos uma pequena comissão pelas reservas feitas através do blog, e o preço não altera em nada para você. 

                      

Endereço: Estrada Roberto Burle Marx, 10815 - Barra de Guaratiba - Rio de Janeiro.
Tel: 55 2 1 2410-1425 ou 55 21 3427-5541.
Email: contato@tiapenharestaurante.com.br

Patricia Tayão.
Fotos: Patricia Tayão.

4 comentários:

  1. Oi Patrícia!!! Obrigada pelos elogios e indicação! Eu adoro o Tia Penha.. saudade disso aí! bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Flávia, que prazer você por aqui! Sempre cito seu blog, pois realmente curto muito suas dicas! Abraços!

      Excluir