Booking.com

quarta-feira, agosto 5

Cachoeira dos Cristais, em Alto Paraíso de Goiás: sete quedas d'água em uma única trilha

Cachoeira dos Cristais, em Alto Paraíso de Goiás: sete quedas d'água em uma única trilha


Outro passeio que curtimos muito fazer na Chapada dos Veadeiros: a Cachoeira dos Criatais. Primeiro porque fica bem pertinho de Alto Paraíso de Goiás, estando a apenas seis quilômetros da cidade, segundo porque a estrutura é excelente, além da trilha não ser tão difícil. 

Como na grande maioria das cachoeiras da Chapada, a Cachoeira dos Cristais fica localizada em uma fazenda particular, que cobra ingresso para quem quer visitar suas cachoeiras.

Dentro da fazenda você pode conhecer a Cachoeira dos Cristais, que na verdade são várias cachoeiras ao longo de uma trilha, e oferece camping, restaurante, redário, pula pula, quadra de vôlei, slackline, loja e cachoeiras excelentes para banho, oferecendo uma ótima estrutura para quem vai com ou sem crianças. 

Outra opção dentro dessa mesma fazenda é conhecer a Cachoeira da Água Fria, com trilha mais pesada, de 1,7 quilômetros. Nessa cachoeira, muitas agências da cidade, como a Travessia Ecoturismo oferecem a prática de rapel, em uma descida de  45 metros.

Não visitamos a Cachoeira da água Fria, preferimos conhecer apenas a dos Cristais, que nos oferecia mais conforto, e não menos beleza. 

Já reservou hotel para a próxima viagem? Veja opções no Booking.com - o maior site de reservas do mundo. 

Umas das cachoeiras do lugar clicada pelo meu filhote...


Como chegar?

Para quem está hospedado em Alto Paraíso de Goiás, basta sair da cidade e virar à direita, sentido Cavalcante, pela GO-118, e seguir mais ou menos seis quilômetros. A entrada é na placa abaixo, à sua direita. Seguir mais 3 quilômetros de estrada boa de chão.  

Saindo de São Jorge, basta seguir para Alto Paríso e pegar a GO-118, no sentido Cavalcante, depois de Alto Paraíso serão mais seis quilômetros.

Placa para a entrada da Cachoeira dos Cristais.



Pagamos R$10,00 reais por pessoa par desfrutar de todas as cachoeiras da fazenda.



Entrada do restaurante, que eles chamam de lanchonete.


No restaurante, mesas e cadeiras com uma bela vista...


Estrutura perfeita para famílias, até bebês vimos por lá. Dá para aproveitar bem  as cachoeiras, pois são ótimas para banho, além de ter um restaurante com uma comida simples, porém deliciosa. Foi a cachoeira em que vimos mais crianças, todas brincando, na maior alegria!



E o que dizer desse redário após o almoço? Lugar disputadíssimo, pois também oferece uma bela vista da região.


Essa é a vista do restaurante...


O restaurante, que eles despretenciosamente chamam de lanchonete, oferece pastéis, sandubas, filé de frango empanado, filé de peixe empanado, carne de sol com mandioca, além de arroz, feijão e salada. 

Tem também sucos naturais, de caixinha, água de coco, vários tipos de cerveja, bebidas quentes e caipvodka, ou seja, tudo que você precisa para passar um dia delicioso! 

Nós optamos pelo filé de frango empanado com fritas e arroz. Estava muito bom, a quantidade serviu muito bem a nós três. Com bebidas e taxas, gastamos cerca de R$85,00 reais.  


Quadra de vôlei...


A lojinha até que é bem bacaninha...


Essa foto é para mostrar que no inverno da Chapada, no começo da manhã e à noitinha faz um friozinho bem gostoso, mas durante o dia esquenta pra burro.


Programe sua visita para aproveitar bem todas as cahoeiras, pois existe horário de fechamento da fazenda, que funciona das 8 às 18 horas.


A trilha começa na parte de cima das cahoeiras, com é uma descida de 400 metros, e o ideal é descer direto e depois subir tomando banho nas cahoeiras, pois assim você descansa durante a subida.

A trilha da Cachoeira dos Cristais oferece setes quedas d'água (Poço da Vovó, Massagem, Paraíso, Recanto da Paz, Corredeiras, Segredo e Véu de Noiva).

O primeiro poço,  o da Vovó, você chega praticamente sem trilha, sendo o mais indicado para as crianças, pois é raso e com fundo praticamente todo de areia.

Já reservou hotel para a próxima viagem? Veja opções no Booking.com - o maior site de reservas do mundo. 

Poço da Vovó, o melhor para as crianças.


Vista do topo da trilha, simplesmente linda!



As diversas quedas d'água da trilha...


Euzinha curtindo a Véu de Noiva...





Dudu curtindo as belezas da Chapada dos Veadeiros...









A última cachoeira, a Véu de Noiva, é perfeita para banho...Entrar embaixo da queda e deixar-se banhar é muito gostoso!

Ai! Que saudade da Chapada dos Veadeiros! Um lugar que super recomendo e desejo voltar!


Endereço: GO - 118 - Km 172 - Alto Paraíso de Goiás - Chapada dos Veadeiros.
Funcionamento: das 8 às 18 horas.
Informações e contato: (62) 9668-0159
Email: cachoeiradoscristais@gmail.com


Patricia Tayão.
Fotos: Patricia Tayão, Eduardo Freitas e Isaac Tayão.

Veja o que já escrevemos sobre nossa viagem à Chapada dos Veadeiros:

Pousada Recanto da Grande Paz - Alto Paraíso de Goiás - Chapada dos Veadeiros.
Poço Encantado: a melhor cachoeira da Chapada dos Veadeiros para levar as crianças!

*Para reservar seu hotel na Chapada dos Veadeiros, basta acessar o banner do Booking abaixo. Recebemos uma pequena comissão pelas reservas feitas através do blog, e o preço não altera em nada para você. 

                                 


  1. Será que pessoa com baixa mobilidade física consegue chegar nessas cachoeiras?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Elisabete, infelizmente a pessoa com baixa mobilidade vai ter uma certa dificuldade de acessar a última cachoeira, pois tem que descer uma trilha um tanto irregular, mas a primeira cachoeira, na parte de cimna, pode ser facilmente acessada por todos.
      Abraços!

      Excluir
  2. Será que pessoa com baixa mobilidade física consegue chegar nessas cachoeiras?

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário!

Whatsapp Button works on Mobile Device only

Start typing and press Enter to search