24 de mar de 2016

0

Visitando o Mundo a Vapor, em Canela!


No Mundo a Vapor, quem dá as boas vindas aos visitantes é uma réplica do acidente de Montparnasse, ocorrido na França, em 1895. No acidente, uma locomotiva desgovernada cruzou a estação, atravessou a parede, ficando pendurado a uma altura de 12 metros!

Já dentro do parque, réplicas idênticas de máquinas a vapor, fábricas, usinas, barcos, bonecos, tudo em miniatura, e com proporções exatas.  

A história do parque começa lá atrás, com os irmãos Urbani, netos de italianos que chegaram ao Brasil em 1895,  e que sempre gostaram de máquinas a vapor, afinal, passaram muito tempo dentro de uma oficina, onde o pai consertava máquinas e ferramentas.

Aos 16 anos, Omar, o filho mais velho, fez sua primeira réplica em miniatura, e na década de 90, tiveram a ideia do parque, que até hoje é  mantido e cuidado por  um dos irmãos, Benito Urbani.

Em todas as atrações, uma pessoa vai explicando, de forma bem clara, o funcionamento da máquina em questão.

No nosso grupo haviam cinco crianças e todas gostaram de ver o funcionamento das máquinas, mas adoraram mesmo ver a menor fábrica de papel do mundo. Além de poder ver  todo o processo de confecção do papel, no final, você ainda leva um pedacinho dele de lembrança.

Além das que coloquei fotos, existem muitas outras máquinas a vapor expostas, só não coloquei todas para o post não ficar muito extenso, mas todas são muito interessantes.

Fábrica de papel:





Outra réplica em miniatura que as crianças curtiram foi a olaria, que fabrica cerca de 300 tijolos por dia, mas a graça é que eles são bem pequenos.



Rolo compressor a vapor.


Usina eólica:


Uma réplica da oficina mecânica dos irmãos Urbani.



Usina hidrelétrica.


Moinho de pedra.


Trator a vapor.


Fábrica de erva mate.


Barcaça a vapor.


Extração de petróleo.


Dentro do parque tem uma loja da Jolimont, onde você pode degustar e comprar vinhos de uma das vinícolas da região.  


Uma das máquinas a vapor expostas.


Antes de ir embora, não esqueça de fazer uma "photo", que fica com cara de antiga. São diversos cenários e roupas para você realmente voltar no tempo. A foto abaixo foi de  nossa visita a Gramado/Canela em 2012.


O parque ainda tem uma loja com peças de decoração, roupas, além de ítens de lembrança. A foto ficou muito ruim, por isso não a coloquei, mas o parque também oferece um café, que serve pequenos lanches.


Ao final da visita ao parque, um passeio de trenzinho (gratuito), onde as crianças de idade e de alma podem se divertir!


Como chegar?

Uma das paradas do Bustour (ônibus de dois andares que circula entre os principais pontos turísticos de Gramado e Canela) é justamente no Mundo a Vapor. Você ainda pode chegar de ônibus, com a empresa Citral, que faz a linha circular entre Gramado e Canela. 

Outra opção seria ir de táxi. De carro, basta saber que essa rua é a estrada que liga Gramado a Canela, ou seja, a estrada principal entre as duas cidades.

Endereço: Avenida Dom Luiz Guanella - 1247. RS 235 - Rodovia Gramado x Canela.
Tel: (54) 3282-1125.
Email: recepcao@mundoavapor.com.br
Comprar ingressos: Mundo a Vapor Store.
Site: Mundo a Vapor.

Horário de funcionamento: nos meses de janeiro, julho e dezembro - diariamente, das 9 às 17 horas. Nos demais meses do ano, aberto diariamente, no mesmo horário, exceto às quartas-feiras, dia em que está fechado.

Galera do Viajar hei lotando o trenzinho do Mundo a Vapor!  


* Agradecemos ao Mundo a Vapor a cortesia dos ingressos.

Patricia Tayão.
Fotos: Patricia Tayão e foto antiga tirada pelo fotógrafo do parque.

Para reservar seu hotel no Brasil ou no exterior, acesse o banner do Booking abaixo. O Booking oferece a maior rede hoteleira, com cancelamento gratuito e com avaliações de quem realmente se hospedou em seus hotéis.




Nenhum comentário:

Postar um comentário