Booking.com

quinta-feira, março 24

Visitando o Mundo a Vapor, em Canela


No Mundo a Vapor, quem dá as boas vindas aos visitantes é uma réplica do acidente de Montparnasse, ocorrido na França, em 1895. No acidente, uma locomotiva desgovernada cruzou a estação, atravessou a parede, ficando pendurado a uma altura de 12 metros!

Já dentro do parque, réplicas idênticas de máquinas a vapor, fábricas, usinas, barcos, bonecos, tudo em miniatura, e com proporções exatas.  

A história do parque começa lá atrás, com os irmãos Urbani, netos de italianos que chegaram ao Brasil em 1895,  e que sempre gostaram de máquinas a vapor, afinal, passaram muito tempo dentro de uma oficina, onde o pai consertava máquinas e ferramentas.

Aos 16 anos, Omar, o filho mais velho, fez sua primeira réplica em miniatura, e na década de 90, tiveram a ideia do parque, que até hoje é  mantido e cuidado por  um dos irmãos, Benito Urbani.

Em todas as atrações, uma pessoa vai explicando, de forma bem clara, o funcionamento da máquina em questão.

No nosso grupo haviam cinco crianças e todas gostaram de ver o funcionamento das máquinas, mas adoraram mesmo ver a menor fábrica de papel do mundo. Além de poder ver  todo o processo de confecção do papel, no final, você ainda leva um pedacinho dele de lembrança.

Além das que coloquei fotos, existem muitas outras máquinas a vapor expostas, só não coloquei todas para o post não ficar muito extenso, mas todas são muito interessantes.

Já reservou hotel para a próxima viagem? Veja opções no Booking.com - o maior site de reservas do mundo. 

Fábrica de papel:





Outra réplica em miniatura que as crianças curtiram foi a olaria, que fabrica cerca de 300 tijolos por dia, mas a graça é que eles são bem pequenos.



Rolo compressor a vapor.


Usina eólica:


Uma réplica da oficina mecânica dos irmãos Urbani.



Usina hidrelétrica.


Moinho de pedra.


Trator a vapor.


Fábrica de erva mate.


Barcaça a vapor.


Extração de petróleo.


Dentro do parque tem uma loja da Jolimont, onde você pode degustar e comprar vinhos de uma das vinícolas da região.  


Uma das máquinas a vapor expostas.


Antes de ir embora, não esqueça de fazer uma "photo", que fica com cara de antiga. São diversos cenários e roupas para você realmente voltar no tempo. A foto abaixo foi de  nossa visita a Gramado/Canela em 2012.


O parque ainda tem uma loja com peças de decoração, roupas, além de ítens de lembrança. A foto ficou muito ruim, por isso não a coloquei, mas o parque também oferece um café, que serve pequenos lanches.


Ao final da visita ao parque, um passeio de trenzinho (gratuito), onde as crianças de idade e de alma podem se divertir!


Como chegar?

Uma das paradas do Bustour (ônibus de dois andares que circula entre os principais pontos turísticos de Gramado e Canela) é justamente no Mundo a Vapor. Você ainda pode chegar de ônibus, com a empresa Citral, que faz a linha circular entre Gramado e Canela. 

Outra opção seria ir de táxi. De carro, basta saber que essa rua é a estrada que liga Gramado a Canela, ou seja, a estrada principal entre as duas cidades.

Endereço: Avenida Dom Luiz Guanella - 1247. RS 235 - Rodovia Gramado x Canela.
Tel: (54) 3282-1125.
Email: recepcao@mundoavapor.com.br
Comprar ingressos: Mundo a Vapor Store.
Site: Mundo a Vapor.

Horário de funcionamento: nos meses de janeiro, julho e dezembro - diariamente, das 9 às 17 horas. Nos demais meses do ano, aberto diariamente, no mesmo horário, exceto às quartas-feiras, dia em que está fechado.

Já reservou hotel para a próxima viagem? Veja opções no Booking.com - o maior site de reservas do mundo. 

Galera do Viajar hei lotando o trenzinho do Mundo a Vapor!  


* Agradecemos ao Mundo a Vapor a cortesia dos ingressos.

Patricia Tayão.
Fotos: Patricia Tayão e foto antiga tirada pelo fotógrafo do parque.

Para reservar seu hotel no Brasil ou no exterior, acesse o banner do Booking abaixo. O Booking oferece a maior rede hoteleira, com cancelamento gratuito e com avaliações de quem realmente se hospedou em seus hotéis.




Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário!

Whatsapp Button works on Mobile Device only

Start typing and press Enter to search