RELATOS - DICAS - AGÊNCIA DE VIAGENS CONTATO: (21) 97153-7717

quarta-feira, março 14

Serrinha do Alambari: lindas cachoeiras pertinho de Penedo

Serrinha do Alambari: lindas cachoeiras pertinho de Penedo


A Serrinha do Alambari é um pequeno lugarejo que pertence a Resende, no Rio de Janeiro. Um local belíssimo que fica entre Penedo e Visconde de Mauá.

O prata da casa da Serrinha - como é conhecida pelos íntimos - é sua natureza preservada. Transformada em área de preservação ambiental na década e 90, seus rios, cachoeiras e vegetação, continuam intocadas e com total vocação para o ecoturismo. 

Mesmo estando tão pertinho de Penedo e Visconde de Mauá, a região, mesmo com tantos atrativos naturais, ainda passa batida pela maioria dos turistas, talvez por não apresentar muitas opções de hospedagem e restaurantes. A grande maioria das construções do lugar é de casas de veraneio.

Nós do Viajar hei somos apaixonados por Penedo e toda essa região, mas confesso que fomos poucas vezes à Serrinha. Dessa última vez que estivemos em Penedo, decidimos passar um dia por lá e explorar um pouco suas belas cachoeiras. Não conseguimos ver todas que queríamos pois a chuva não colaborou, mas as que vimos já nos deixou com gostinho de quero mais.

Boa parte das pessoas que vão à Serrinha, estão hospedadas em Penedo ou Visconde de Mauá. Nós dividimos nossa  hospedagem entre a Pousada Santa Fé penedo e o Hotel Bühler, em Visconde de Mauá, e super recomendo ambos.

Praça da Serrinha - vale a pena dar um parada e sentir o clima tranquilo do lugar


Se quiserem dar uma olhadinha nos nossos posts sobre Penedo e Visconde de Mauá:

Visconde de Mauá:

Penedo:



Já reservou hotel para sua próxima viagem? Reserve com o BOOKING, o maior site de reservas do mundo.

Já na estrada dá vontade de dar um mergulho


Como chegar até a Serrinha?

Saindo de Penedo, basta sair da cidade,  e no trevo virar à esquerda, pegando a estrada no sentido Visconde de Mauá.  Depois de 3,0 km você vai ver a entrada à esquerda para Serrinha do Alambari. A estrada é de terra e bem ruim, e em alguns trechos, um 4x4 cairia muito bem.

Saindo de Visconde de Mauá, basta descer a serra e prestar atenção na entrada, virando à direita.

Saindo do Rio ou São Paulo, pegar a entrada na Dutra para Penedo e seguir direto, não entrando em Penedo no trevo. Basta seguir direto e entrar à esquerda, 3,0 km depois de Penedo.

No caminho, não deixe de visitar a Pedra sonora. Não vou dar pista do que é, para não perder a graça.


As cachoeiras:

O principal atrativo da Serrinha do Alambari são suas cachoeiras, muito bonitas e ótimas para banho. 

Nós visitamos as cachoeiras que ficam dentro do Camping Clube do Brasil e simplesmente adoramos. Queremos voltar e ficar no camping para desfrutar de toda a beleza do lugar, que é mágico!

Se você não estiver no camping, pode pagar um determinado valor para passar o dia e usufruir de tudo o que é oferecido lá dentro.

Pra chegar ao camping, basta seguir pela estrada principal da Serrinha, e quando chegar na Praça, seguir as placas, virando à direita. São 2,5 km da Praça até o camping, em uma estrada que costuma estar bem ruim.

O camping oferece toda a estrutura necessária para você pernoitar com sua barraca, trailer ou motorhome, como pontos de energia, chuveiro quente, sauna e até um restaurante (ligar para saber o horário em que está funcionando). Mas o principal atrativo do lugar são as cachoeiras.



As trilhas a serem feitas são de fácil acesso, algumas com um descida íngreme, mas ao chegar nas cachus, o visual compensa.

Visitamos algumas das 8 cachoeiras do camping, mas a última, que leva o nome de Poço das Esmeraldas (20 minutos de trilha), realmente nos surpreendeu, uma cor de água lindíssima, que eu ainda não tinha visto aqui no Rio. Depois de um banho revigorante, o céu começou a ficar preto e tratamos de cair fora rapidinho.

Logo depois, uma chuva torrencial nos pegou  subindo a trilha, o que inviabilizou conhecermos as duas outras cachoeiras da região que estão bombando no Instagram: o Poço do Céu e o Poço dos Dinossauros.

Para chegar ao poços basta sair do camping Clube do Brasil e virar à direita, na mesma estrada. Depois de 2,5 km  você chegou lá! Para visitar os dois poços paga-se um valor por pessoa. A trilha é de leve/moderada e de mais ou menos 30 minutos, feita com guia.

Dos poços, vou ficar devendo as fotos para vocês, mas prometo que assim que for lá, coloco aqui para vocês verem!

E você, já visitou a Serrinha do Alambari? Tem alguma dica para nos dar? A caixa de comentários é toda sua!

Já reservou hotel para sua próxima viagem? Reserve com o BOOKING, o maior site de reservas do mundo.
Uma das trilhas


Poço Pinguela


A mais bonita de todas: o Poço das Esmeraldas






Saímos do Poço das Esmeraldas debaixo de uma chuva deliciosa


Tel: 24 - 3381-7042

Já reservou hotel para sua próxima viagem? Reserve com o BOOKING, o maior site de reservas do mundo.

Patricia Tayão.
Fotos: Patricia Tayão e Eduardo Freitas.

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário!

Whatsapp Button works on Mobile Device only

Start typing and press Enter to search