Booking.com

segunda-feira, março 28

Entre Rio e São Paulo: os melhores museus para levar as crianças

Entre Rio e São Paulo: os melhores museus para levar as crianças


Esse é o terceiro ano do  #MuseumWeek, que acontece entre os dias 28 de março a 3 de abril. A ação é promovida por gestores de museus franceses e o Twitter. Instituições culturais do mundo inteiro participam  da ação, convidando os internautas a postarem e compartilharem no Twitter suas impressões sobre os museus.

Nós, da RBBV, organizamos uma blogagem coletiva para também participar do #MuseumWeek. São vários blogueiros compartilhando seus posts sobre museus mundo afora. Participe também, utilizando a hashtag #MuseumWeek, e ajude a compartilhar cultura...

Para esse blogagem coletiva, nós do Viajar hei, selecionamos alguns museus bem bacanas  que já visitamos  no Rio e em São Paulo, e que são perfeitos para levar as crianças: 

Sabe aquele museu chato, em que não se pode tocar em nada, só olhar de longe, sem interagir? No Catavento é justo o contrário. O museu tem a  proposta de levar conhecimento, experiências e informação científica para as pessoas, de uma forma divertida e interativa. São tantas atividades, que seu filhote não vai conseguir fazer tudo em uma única visita. O Catavento é um lugar para sempre retornar. Em cada idade, a criança vai vivenciar a ida ao museu de uma forma diferente, aprendendo sempre um pouco mais.

Funciona no antigo e belíssimo prédio do Palácio das Indústrias, que também já foi delegacia, Assembléia Legislativa e sede da Prefeitura de São Paulo.

O museu é dividido em quatro seções: universo, vida, engenho e sociedade. Em todas a atividades, há um monitor que orienta as pessoas sobre a atividade em questão.

Na sessão sobre o univero, por exemplo, é possível escutar a transmissão da Apolo 11 no momento do pouso na lua, além de aprenderem sobre estrelas, planetas e galáxias.

Na sessão vida ficam sabendo tudo sobre os ecossistemas brasileiros. Na sessão engenho, as crianças podem levantar um adulto, observar um balão subir, ver como os raios surgem, andar de bike para acender uma lâmpada, e sentir seus cabelos arrepiados! E tem mais: entrar numa bolha de sabão gigante, sentar em um banco de pregos, ver um ventilador sem hélice e muito mais. Esta seção é puro divertimento! 

Para saber tudo sobre o Catavento, veja o nosso post Catavento Cultural e Educacional.

Minha dica é visitar o Catavento pela manhã, e depois seguir para almoçar no Mercadão de São Paulo, que fica em frente ao museu.



Endereço: Palácio das Indústrias, antiga sede da Prefeitura, no Parque D. Pedro II, no centro da cidade de São Paulo, em frente ao Mercadão  Municipal.
Se quiser imprimir os mapas internos do Catavento, é só clicar em cima de cada um deles aqui.
Se quiser saber como chegar, clique aqui.
Valores e horário de funcionamento: clique aqui.

Para agendar seu grupo, clique aqui, e para preencher o formulário  de agendamento de grupo, clique aqui.
*O museu possui estacionamento, banheiros e lanchonete.


Já reservou hotel para sua próxima viagem? Reserve com o BOOKING, o maior site de reservas do mundo.



Museu imperial. RJ.

Localizado em Petrópolis, cidade serrana a 66 km da cidade do Rio de janeiro, o Museu imperial é a joia histórica da cidade. Só caminhar pelos seus jardins já é bacana, imagine então, calçar pantufas e perambular pelos mais diversos cômodos da residência de verão de D. Pedro II.

Em estilo neoclássico, o museu é um dos mais importantes monumentos arquitetônicos e históricos do país, apresentando o mais vasto acervo do Brasil relativo ao império brasileiro, com mais de 300 mil ítens em sua coleção.


Para os pequenos, calçar as pantufas é uma aventura, além de ficarem muito surpresos ao saberem que o palácio não possuía banheiro, nem sequer água encanada. 


Minha dica é passar  o dia em Petrópolis, que além do Museu Imperial, oferece uma gama da atrações. Para saber tudo sobre o bate e volta  Rio x Petrópolis, veja esses posts que já fizemos sobre a cidade, seus museus e sua arquitetura:
   

Endereço do Museu Imperial: Rua da Imperatriz, 220 - Centro - Petrópolis.
Tel: (24) 2233-0300
Visitação: de terça a quinta, das 11:00 às 18:00 horas.



Passeio pouco divulgado e pouco utilizado pelos turistas, e até mesmo pelos próprios cariocas, por ficar longe da zona sul, mas o Museu da Vida é um lugar incrível para levar as crianças, uma verdadeira aula de ciências interativa. 

O objetivo do museu é fazer a intergração entre sociedade, cultura e ciência, de forma lúdica e divertida, através de exposições, atividades interativas, multimídia, teatro, vídeo e laboratórios.

A diversão já começa com o trenzinho que você pega em uma linda estação para conhecer as atrações do museu. Em uma delas você conhece detalhes da construção do castelo da Fiocruz, fazendo uma verdadeira viagem no tempo, conhecendo o Rio nos anos 20.


A parte que as crianças mais curtem é o Parque da Ciência, uma área de 2400m² onde elas podem escalar uma célula gigante, criar luz sem energia elétrica ou mesmo entender o funcionamento do olho humano.


No museu, ainda assistimos a um teatrinho, participamos de experimentos, e tudo isso sem pagar absolutamente nada, o que hoje em dia é coisa raríssima!

*Minha dica é visitar o museu pela manhã e depois seguir para almoçar na Feira de São Cristóvão, em são Cristóvão, pertinho da Fiocruz, onde está localizado o museu.  

Nosso post sobre o Museu da Vida. 

Endereço: Avenida Brasil, 4365 - Manguinhos - Rio de Janeiro. 
Funcionamento: aberto ao público em geral aos sábados de 10 às 16 horas, não sendo necessário agendamento. 
De terça  a sexta-feira,  das 9 às 16:30 horas, sendo necessário ligar para agendar sua visita. 
Telefone para agendamento de visitas: (21) - 2590-6747.




Com 15 salas de exposição permanente e uma de exposição temporária, o Museu do Futebol é o lugar perfeito para crianças apaixonadas por futebol, e que desejam conhecer um pouco mais da história do esporte e seus ídolos.

Construído nas arquibancadas do estádio do Pacaembu, tornou-se um dos museus mais visitados do Brasil, e não é para menos, pois mostra toda a história do nosso esporte mais popular de forma interativa, divertida e muitas vezes emocionante. 

Para nós brasileiros, que temos o futebol praticamente no sangue, o museu nos presenteia com um pouco da nossa história de vida também, principalmente na sala que conta a história das copas, pois muitas das nossas lembranças são associadas aos ganhos e perdas da nossa seleção.


Nosso post sobre o Museu do Futebol.

Endereço: Estádio do Pacaembu - Praça Charles Miller - S/Nº - Pacaembú - São Paulo.

Funcionamento: de terça a domingo, das 9 às 17 horas.
Não abre às segundas-feiras e o horário é diferenciado em dias de jogos no Pacaembú.
Consulte dias de jogos: aqui.  
Tel: (11) 3664-3848.
Estação de metrô mais próxima: Clínicas (dá para ir andando dessa estação).  
Email: contato@museudofutebol.org.br



Fundado em 1818 por D. João VI, o Museu Nacional foi a primeira instituição científica do país, sendo um dos mais importantes museus do Brasil e o maior Museu de História Natural e Antropológica da América Latina.

O museu ocupa o  prédio que já serviu de moradia para a família real portuguesa e para a família imperial brasileira.

O museu está localizado dentro da Quinta da Boa Vista, que oferece vasta diversão para os pequenos, como aluguel de bikes, carrinhos elétricos, mesas para fazer pic nic, cama elástica e muitos outros brinquedos.  

No museu estão expostos meteoritos, réplicas de dinossauros (fazem a alegria da criançada!), esqueletos e fósseis de muitos bichos, múmias e sarcófagos na exposição do Egito Antigo, além de centenas de peças que expressam a cultura indígena e pré-colombiana, animais empalhados, além de pedras e  coleções zoológicas. Uma verdadeira aula de ciências!

Outro passeio bacana dentro da Quinta é o Zoológico do Rio, que apesar de estar em péssimo estado de conservação, ainda é um passeio que agrada aos pequenos, que acabam não percebendo muito a falta de cuidados com os bichanos.

*O ideal é visitar o museu e depois seguir para  o Zoo ou curtir as atrações da Quinta da Boa Vista.


Já reservou hotel para sua próxima viagem? Reserve com o BOOKING, o maior site de reservas do mundo.




Nosso post sobre o Museu nacional da UFRJ.

Endereço do Museu Nacional: Quinta da Boa Vista, s/nº, São Cristóvão - Rio de Janeiro.
Funcionamento: às segundas, das 12 às 17 horas, e de terça a domingo, de 10 às 17 horas.
Informações: 21 3938-6042.
Email: museu@mn.ufrj.br
*Possui estacionamento e banheiros.

Patricia Tayão.
Fotos: Patricia Tayão.


Já reservou hotel para sua próxima viagem? Reserve com o BOOKING, o maior site de reservas do mundo.

Outros blogs que estão participando da blogagem coletiva:

Geral
D&D Mundo Afora: 9 museus no Brasil
Europa
Alemanha
Tá indo pra onde?: Ilha dos Museus (Berlim)
Viajoteca: 5 museus inusitados em Berlin (Berlim)
A Li na Alemanha: Museu Mercedes-Benz (Stuttgart)
Bulgária
Escolho Viajar: Museu Nacional de História Militar (Sofia)
Espanha
Virando Gringa: Museo Atlantico (Canarias)
Comendo Chucrute e Salsicha: Museo de Artes y Costumbres Populares de Sevilla (Sevilla)
Esto Es Madrid, Madrid: Museo de Altamira (Santillana del Mar)
Sol de Barcelona: Fundación Joan Mirò (Barcelona)
França
Viagem LadoB: Museu: Museé D’Orsay (Paris)
A Path to Somewhere: Centre Pompidou (Paris)
Destinos por onde andei…: Louvre (Paris)
Direto de Paris: Musée Rodin (Meudon)
SOSViagem: Museu do Louvre X Museu d’Orsay (Paris)
Grécia
Viaje Sim!: Museu Arqueológico de Delos (Ilha de Delos)
Fourtrip: Museus de Atenas (Atenas)
Holanda
Novo Caroneiro: Sexmuseum (Amsterdã)
Hungria
Juntando Mochilas: Museu do Terror (Budapeste)
Irlanda
The Life of isa: 4 museus gratuitos em Dublin (Dublin)
Itália
Passeios na Toscana: Palazzo Pitti (Florença)
The Nat’s Corner: Pinacoteca de Brera (Milão)
Vou pra Roma: Museus do Vaticano (Roma)
Roma Pra Você: Galleria Borghese (Roma)
Grazie a Te: Corredor Vasariano (Firenze)
Malta
Viagens Invisíveis: Palácio dos Grandes Mestres e Armaria (Valeta)
Reino Unido
No Mundo da Paula: Museum of London (Londres)
Vamos Viajar: British Museum (Londres)
Segredos de Londres: Victoria and Albert Museum (Londres)
Mochilão Barato: Madame Tussauds (Londres)
República Tcheca
Trilhas e Cantos: Museu do Comunismo (Praga)
Rússia
Love and Travel: Hermitage Museum (São Petersburgo)
Viajei Bonito: Museu da Vodka (São Petersburgo)
Suécia
Viajar pela Europa: Museu Vasa (Estocolmo)
Suíça
Carta sem Portador: Fondation Gianadda (Martigny)
Turquia
Viagem a Dois: Palácio Topkapi (Istambul)
América do Sul
Argentina
Sonhando em Viajar!: Buque Museo Fragata A.R.A. “Presidente Sarmiento” (Buenos Aires)
Brasil
Coisos on the go: Museu Inhotim (Brumadinho/MG)
E aí, Férias!: Museu Imperial (Petrópolis/RJ)
Outro blog: Museu do Amanhã (Rio de Janeiro/RJ)
#KariDesbrava: Museu Nacional de Belas Artes (Rio de Janeiro/RJ)
O Melhor Mês do Ano: Museu do Futebol (São Paulo/SP)
Cantinho de Ná: Museu do Frevo (Recife/PE)
De Cá Pra Lá: Museu Palácio dos Bandeirantes (São Paulo/SP)
Viagens que Sonhamos: Fundação Iberê Camargo (Porto Alegre/RS)
Nativos do Mundo: Museu da República (Rio de Janeiro/RJ)
Atravessar Fronteiras: CCBB – DF (Brasília/DF)
Embarque neste blog: Museu Casa Guilherme de Almeida (São Paulo/SP)
Mel a Mil pelo Mundo: Museu Julio de Castilhos (Porto Alegre/RS)
Devaneios de Biela: Museu Oscar Niemeyer (Museu do Olho) (Curitiba/PR)
Tirando Férias: Museu de Zoologia da USP (São Paulo/SP)
Viagem em Detalhes: Museu Catavento – Espaço Cultural da Ciência (São Paulo/SP)
Estrangeira: Museu Histórico de Alcântara (Alcântara – MA)
Chile
Gastando Sola Mundo Afora: Museo Chileno de Arte Precolombino (Santiago)
Peru
De Mochila e Caneca: Museu da Inquisição (Lima)
América do Norte
Estados Unidos
Janela para o Mundo: Graceland (Memphis, Tennessee)
Aquele Lugar: Museu do Ar e Espaço (Washington, D.C.)
Fica Dica Viagens: Vizcaya Museum (Miami, Florida)
Casal Califórnia: Museus no Balboa Park (San Diego, California)
Malas e Panelas: The Broad Museum (Los Angeles, California)
Felipe, o pequeno viajante: Museu de Anchorage, Alaska (Anchorage, Alaska)
Ideias na mala: Melhores Museus de San Francisco (San Francisco, California)
México
Viagem de Fuga: Museu Frida Kahlo (Cidade do México)
Uzi Por Aí: Museu Soumaya (Cidade do México)
Eu sou à toa: Casa-museu de Frida Kahlo e Casa-estúdio de Diego Rivera (Cidade do México)
Asia
China
Like Wanderlust: Museu Qin e os Guerreiros de Terracota (Xi’an)
Vietnã
Brazuka: Museu da Guerra – War Remnants Museum (Ho Chi Minh)
Japão
A Aventura Começa: Museu Meijimura (Inuyama)
Oceania
Australia
Coordenadas do mundo: Museu de Arte Contemporânea (Sydney)

  1. Se você é de fora dessas cidades, vale comprar as passagens e correr para conhecer essas atrações. Aprovado! Um dica de passagenes é consultar o site www.plataforma10.com.br, lá dá para comprar passagens e reservar hotéis.

    ResponderExcluir
  2. Boas dicas! Não conheço nenhum hehehe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fernanda, vale muito a pena conhecer esses museus, ainda mais com crianças.
      Abraços!

      Excluir
  3. O do Futebol eu gosto taaaaaaaanto que escolhi como meu post pra Museum Week :)

    ResponderExcluir
  4. Quero muito levar o Dodô no Museu Imperial. tenho certeza que ele iria curtir muito.
    Beijos,
    Fran @ViagensqueSonhamos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fran, o Dodô vai amar o Museu Imperial. Colocar as pantufas é uma festa para eles!
      Abraços!

      Excluir
  5. Rio de Janeiro and São Paulo offer a variety of interesting museums for children, providing educational and cultural opportunities. Some of the best museums in Rio include the Museum of Geology and Paleontology, located in the Botânico Jardim Botânico, which offers interactive geological and paleontological exhibitions. The Aerospace Museum is dedicated to aviation and space exploration, allowing children to explore airplanes and fly. The Museum of Amanhã, located in Pier Mauá, also offers interactive exhibits related to the future of humanity. The National Historical Museum provides a view of Brazil's history, offering an opportunity for children to learn about the country's past. In São Paulo, the Catavento Museum offers interactive exhibits on science, technology, and the environment, with practical activities and experiments. The Portuguese Language Museum offers interactive exhibits involving children and young people, while the Modern Art Museum (MAM) offers a visually stimulating experience with contemporary and modern art. The Museum of Football, located in Pacaembu, is an excellent option for families interested in soccer. It is important to check the museum's operating hours and event restrictions due to pandemic events or measures.abogado flsa en virginia

    ResponderExcluir
  6. Entre Rio e São Paulo, museus encantam,
    Para crianças, aprendizado que se agiganta.
    Explorando exposições, um mundo a desvendar,
    Cultura e diversão, juntos a pulsar.
    motorcycle accident law firm



    ResponderExcluir
  7. "bankruptcy lawyer va"
    The article "Entre Rio e São Paulo: os melhores museus para levar as crianças" provides a detailed overview of museums that offer educational and fun experiences for children. It emphasizes not only educational aspects but also the playful factor that makes these museums attractive to younger visitors. The inclusion of practical information, such as location and specific installations for children, makes the guide even more useful for families planning their visits. The article emphasizes the importance of providing children with enriching cultural experiences from birth, emphasizing museums that offer interactive programs and engaging exhibitions. The balanced approach between diversity and learning is evident, making it a reliable source for parents seeking educational entertainment options for their children. The article highlights the variety of museums, from science-focused to those exploring the region's rich history and culture.

    ResponderExcluir
  8. Excellent and helpful post. It generates new and informative ideas. Continue to share good blogs.Abogados de Criminal en Condado de Prince William VA

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário!

Whatsapp Button works on Mobile Device only

Start typing and press Enter to search