Booking.com

quinta-feira, abril 5

Dicas de Ilhabela



Tenho fascinação por ilhas; não me perguntem o motivo, mas quero conhecer todas que puder.
No meu imaginário mora uma ilha paradisíaca, a qual  procuro em todas  que visito.

Nas ilhas encontro um pedaço perdido desse paraíso escondido em minhas memórias, para satisfazer minha necessidade do inexplorado e desabitado. Vale a pena quando os dois lados se encontram, o real e o imaginário.   

Considero as regiões de  praias como os pontos ideais para as férias com crianças (tirando a Disney, claro!!!), pois é difícil não gostar do ambiente relaxante e brincalhão que nos proporcionam. Por isso,  no mês de janeiro,  aqui em casa sempre vamos para lugares praianos. A mala vai leve: poucas roupas, havaianas, protetor e bola para nosso filhote. Receita de sucesso.

Não conhecíamos Ilhabela então decidimos que este seria nosso destino de férias de janeiro.
Ótima escolha. Não nos decepcionamos.

Já reservou hotel em Ilhabela? Veja opções no Booking.com, o maior site de reservas do mundo

Ilhabela está localizada no litoral norte de São Paulo - seu nome  oficial é Ilha de São Sebastião, por estar em frente ao município de mesmo nome.

A única coisa que eu sabia sobre Ilhabela é que ela é a capital nacional da vela (o esporte), e que boa parte de sua mata atlântica  está preservada. Ah!!! Também sabia dos borrachudos!!!!!!!!!!!!!! 

A distância entre Ilhabela e o Rio de Janeiro é de 350km - mais a balsa  - de São Paulo até Ilhabela é de 230km . O acesso é pela Rio Santos, tanto para quem vem do Rio como para quem vem de São Paulo, e você pega a barca (com ou sem carro) em São Sebastião para   atravessar   até   a   ilha. 

Aconselho a você que compre o ticket com hora marcada pelo site: Ticket para a balsa. O ticket serve não só para a hora marcada, você embarca sem fila durante a data do seu ticket. Custa o triplo do preço, mas você vai me agradecer depois, devido às filas na alta temporada e feriados serem imensas. 

A ilha tem dois lados: um voltado para São Sebastião, mais urbanizado, com prais sem ondas e algumas até poluídas. O outro lado é voltado para o oceano, onde mora pouca gente - com menos infra, porém com praias de ondas ótimas para surfistas.

A cidade é limpa, organizada e extremamente policiada; possui praias pra todos os gostos, bons restaurantes, orla com obras de arte, parquinhos, muitos quiosques e hospedagem para todos os bolsos.

Uma única coisa denigre a imagem de Ilhabela: o borrachudo. Ô bichinho chato!!! Ele pica a sola do pé e a palma da mão, sem dó nem piedade, ele ataca até dentro d'água. O repelente tem que ser reaplicado várias vezes ao dia. 

Se o seu filho for alérgico a  picadas de mosquito, leve uma pomada para aliviar a coceira e a  vermelhidão, e um antialérgico  para o caso de necessidade. 

Vila -  local da cidade onde estão concentradas as construções antigas, os restaurantes e lojas. É para lá que o pessoal  se dirige à noite. Mesmo com a cidade cheia- estivemos  em janeiro- não ouvimos som alto nos carros, bagunça ou qualquer briga. Mesmo sendo difícil estacionar no centro, o pessoal respeita os locais onde é proibido estacionar.

Outra coisa que gostei de Ilhabela: não existe a praga do flanelinha. Você estaciona, calcula o tempo que vai ficar por ali,  compra em qualquer loja da cidade o bilhete zona azul e coloca no para brisa do seu carro. Todos respeitam. Se você estacionar longe do centro, nem disso vai precisar. 

Já reservou hotel em Ilhabela? Veja opções no Booking.com, o maior site de reservas do mundo

Na vila, mais precisamente na praça Coronel Julião, você encontra uma loja com atrações infantis. São brinquedos eletrônicos, um parquinho com  piscina de bolas, escorrega, trepa trepa , etc. Ótimo para  a noite. Antes ou depois do jantar. 

No próximo post falaremos das praias, restaurantes e hospedagem.

 Vila - Ilhabela.

         Igreja da matriz de Nossa Senhora da Ajuda - Ilhabela.
Antiga cadeia e fórum -  Construído em 1914.
          Vila - Ilhabela.
    Vila - Ilhabela.
    Os motoristas respeitam as faixas amarelas, em que é proibido estacionar.
Vila - Ilhabela.
Praça Coronel Julião - Vila - Ilhabela.
Vila - Ilhabela.

Patricia Tayão.
Fotos: Eduardo Freitas.

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário!

Whatsapp Button works on Mobile Device only

Start typing and press Enter to search