Agora vamos ao que interessa, as praias de Ilhabela são bonitas mesmo? Vale a pena se deslocar 350 km do Rio para chegar até lá? Bom, elas não vão te decepcionar de forma alguma.
Vou começar falando da praia que mais gostei - Castelhanos: é a maior praia da ilha, com um quilômetro de extensão.
Para se chegar a Castelhanos, são 22 km de estrada muito ruim, (paraíso do off-road) cruzando o Parque Estadual da Ilhabela. Só se chega até lá em carros 4x4. Aconselho você a ir com um jipeiro profissional. Mesmo que você tenha um carro 4x4; só vá por conta própria se tiver experiência. Existem inúmeros lugares que vendem esse passeio, inclusive nos quiosques das praias.
Na praia existem restaurantes caseiros que servem um gostosa comidinha e a melhor caipivodka que já tomei na vida; de folha de mexerica com limão. Uma delícia!!!!!!!!!!!!!!
Então amigos, chega a parte ruim. A praia é dominada pelos borrachudos, só perdendo para a Cachoeira da Toca. Leve todos seu estoque de repelente. A praia é divina.
Da praia de Castelhanos pega-se uma trilha de 40 minutos e chega-se a cachoeira do gato. Pelas fotos, é linda. Nós decidimos não ir, pois com criança, achamos que ficaria puxado demais.
Praia de Castelhanos - Ilhabela
Praia de Castelhanos - Ilhabela
Praia de Castelhanos - Ilhabela
Praia de Castelhanos - Ilhabela
Rio que corta a trilha para a praia de Castelhanos - Ilhabela
Praia do Jabaquara - chega-se a ela de barco ou de carro (22,5km ao norte da ilha). A estrada não é lá das melhores, mas qualquer carro chega lá. Também possui ondas. Não indicada para crianças. Possui um restaurante. Provamos isca defilé de peixe e camarão. Estava muito bom.
Praia do Jabaquara
Praia do Viana - com 100m de extensão, é ideal para crianças. Possui um restaurante. Nós não comemos lá.Visual lindo!!!!!!!!!!
Praia do Viana - Ilhabela
Praia do Viana - Ilhabela
Bonete - não fomos, mas é considerada uma das mais bonitas da ilha. Com ondas, perfeitas para o surf, chega-se a ela por trilha de 4,5 horas e também de barco. Possui restaurantes e pousadas para pernoite.
Praia do curral - praia mais badalada da ilha. Chega-se de carro - 8,5 km ao sul da balsa. Possui muitos restaurantes e o badalado hotel DPNY, que só aceita crianças à partir de 8 anos completos.
Praia cheia demais pro meu gosto. Estacionamento a R$20,00.
Praia da feiticeira - 5 km ao sul da balsa . Possui 250 m de extensão e não tem restaurante, somente um quiosque que serve sanduiches e bebidas. Boa para crianças.
Praia pedras miúdas (ilha das cabras) - fica exatamente em frente ao santuário ecológico submarino da ilha das cabras. A água é límpida, calma e tem cardumes de peixes bem na beirinha da praia. Ótima para snorkel. As crianças amam. Possui um restaurante.
Praia das Pedras Miúdas - Ilhabela
Ilhabela tem muito mais praias do que essas que visitamos. Mas com essas já deu pra ter uma ideia das belezas do local.
Cachoeiras:
No acesso a cachoeira você besunta seu corpo com um repelente natural, a base de óleo de citronela, de fabricação deles. Paga-se para entrar na cachoeira. Muito bonita e ótima para crianças.
Cachoeira da Toca - Ilhabela
Restaurantes:
Restaurante do Paulinho - rua Pedro de Freitas - 201 - Perequê. Restaurante tradicional de Ilhabela.
Comemos peixe e filé. Estava divino. Recomendadíssimo.
Copacabana Beer Ilhabela - praça Coronel Julião - 47 - Vila. Serve massas, grelhados, frutos do mar e pizzas. Nós comemos pizza de escarola e estava muito boa.
Famiglia manzoli - avenida Princesa Isabel - 207. Comida italiana. Pedimos risoto de frutos do mar. Estava mais, muito mais do que gostoso.
Restaurante cheiro verde - serve pratos do dia, muito bem servidos e um precinho camarada, além de ser bem gostoso. Tem fila na porta, então, trate de chegar cedo.
Já reservou hotel em Ilhabela? Veja opções no Booking.com, o maior site de reservas do mundo.
Hospedagem:
Ficamos em um chalé alugado no site: alugue temporada, chamado Recanto Vicks. Achamos o chalé totalmente desconfortável e absolutamente sem nenhuma manutenção. Não recomendamos.
Em Ilhabela tem hospedagem para tudo quanto é bolso. Como só conhecemos esse, não podemos recomendar mais nenhum, mas no site acima tem inúmeras opções. Toda a transação no alugue temporada é via email e já alugamos outras propriedades e deu tudo certo.
Patricia Tayão.
Fotos: Eduardo Freitas.
Booking.com