Booking.com

domingo, fevereiro 8

Visitando o Convento da Penha - Vila Velha, Espírito Santo

Visitando o Convento da Penha - Vila Velha, Espírito Santo


Durante nossa viagem a Guarapari, preferimos logo no primeiro dia, o da chegada em Vitória, conhecer o principal ponto turístico do Estado, o Convento da Penha, que na verdade não fica em Vitória, e sim em Vila Velha. Então, combinamos com a empresa  Walescatur de nos pegarem no aeroporto de Vitória, fazermos um city tour e depois nos deixarem em Guarapari.

Chegamos em Vitória e o simpático Pietro, nosso motorista, já nos aguardava. A van era confortável, coube perfeitamente os seis adultos e os "três anjinhos" do nosso grupo.


Como eu já disse antes, nossa primeira parada foi no Convento da Penha, que fica localizado em um penhasco de 154 metros de altura. Lá de cima, vistas lindas de Vila Velha e Vitória lhe aguardam!  O entorno do convento também é muito bonito, sendo protegido por uma faixa de mata atlântica 

O conjunto arquitetônico do Convento da Penha, fundado em 1558, foi tombado como patrimônio histórico e cultural pelo Iphan, sendo um marco do período colonial brasileiro. 

Na área do estacionamento já dá para tirar boas fotos, mas se quiser conhecer o convento por dentro, tem que subir uma ladeira de mais ou menos uns 100 metros. No estacionamento há uma lanchonete e banheiros. 


Para visitar o convento e apreciar suas vistas, você pode subir a pé, pela ladeira da penitência - caminho por cerca de 457 metros, exclusivo para pedestres, mas de difícil subida, pois é muito íngreme e irregular; de van, oferecida pelo próprio convento a um valor de uma passagem de ônibus, e de carro.

O passeio é imperdível para quem gosta de vistas bonitas, mas na alta temporada as filas de carros para subir são bem  grandes. Minha dica é: chegue cedo e aproveite o lugar mais vazio!

Já reservou hotel para a próxima viagem? Veja opções no Booking.com - o maior site de reservas do mundo. 

 

Vistas do alto do convento:  



Ladeira de acesso ao convento:


Muitos degraus aguardam os que querem conhecer o convento:


Interior da igreja, com a imagem de Nossa Senhora da Penha, de origem portuguesa, e que data de 1569.



Interior do convento:


Mais vistas  bonitas:


De lá de cima dá até para ver a fábrica de chocolates Garoto, que infelizmente estava fechada durante nossa visita a cidade.



Horário das missas:

De segunda a sexta-feira:
6h00, 7h00, 8h00, 9h30 e 15h00

Sábado:
6h00, 7h30, 9h00, 11h00 e 15h30

Domingo:
5h00, 7h00, 9h00, 11h00, 14h00 e 16h00

Missa da Saúde (Campinho - estacionamento):
2ª quarta-feira do mês – às 15h00



Endereço: Rua Vasco Coutinho, S/Nº
Bairro Prainha - Vila Velha  - Espírito Santo.
Tel: 27 3329-0420.
Email: convento.aacp@gmail.com
Horário de funcionamento: de segunda a sábado das 5:15 às 16:45  e domingo das 4:15 às 16:45.
Entrada gratuita.



*Para reservar seu hotel no Espírito Santo, basta acessar o banner do Booking abaixo. Recebemos uma pequena comissão pelas reservas feitas através do blog, e o preço não altera em nada para você.  

                                                      

Patricia Tayão.
Fotos: Patricia Tayão e Isaac Tayão.
  1. Av Dante Michelini, Camburi, Vitória-ES. Neste local Nossa Senhora da Penha me revelou um sinal muito forte, sinal que fui perceber tempos depois. Eu estive nesta av com minha filha por 3 vezes, 7 anos depois de um fato triste em que eu era um dos protagonistas nesta mesma av. Eu era um adúltero. Só que este fato não me veio à mente quando eu estive com minha filha. Nossa Senhora Penha bloqueou meu pensamento de minha alma em conversão. Obrigado Mãe!

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário!

Whatsapp Button works on Mobile Device only

Start typing and press Enter to search