Booking.com

segunda-feira, julho 12

Museu do Futebol: história, diversão e emoção em um mesmo lugar

Museu do Futebol: história, diversão e emoção em um mesmo lugar


Com 15 salas de exposição permanente e uma de exposição temporária, o Museu do Futebol é o lugar perfeito para você que é apaixonado por futebol e deseja conhecer um pouco mais da história do esporte e seus ídolos.

Construído nas arquibancadas do estádio do Pacaembu, tornou-se um dos museus mais visitados do Brasil, e não é para menos, pois mostra toda a história do nosso esporte mais popular de forma interativa, divertida e muitas vezes emocionante. 

Para nós brasileiros, que temos o futebol praticamente no sangue, o museu nos presenteia com um pouco da nossa história de vida também, principalmente na sala que conta a história das copas, pois muitas das nossas lembranças são associadas aos ganhos e perdas da nossa seleção.

Nessa última visita ao museu, presenciei uma novidade que vai agradar bastante ao público,  mas principalmente aos blogueiros: pode-se tirar fotos sem flash durante o passeio, coisa que não podíamos fazer há algum tempo atrás, então, como dá para perceber, até exagerei na quantidade de fotos...  

A primeira sala do museu é dedicada às exposições temporárias, a do momento era sobre o torneio Libertadores, que mostra um pouco da história do campeonato e curiosidades culturais dos países que participam. O mais legal dessa sala é poder tirar foto com a réplica da taça.

Já reservou hotel para a próxima viagem? Veja opções no Booking.com - o maior site de reservas do mundo. 


Dando sequência ao passeio, já em direção a escada rolante, damos de cara com um grande hall com as paredes repletas de flâmulas, bandeiras e tudo mais que o torcedor adquire para demonstrar sua paixão pelo futebol.


No alto da escada rolante, ninguém menos que Pelé recebe os visitantes e dá as boas vindas ao museu...Esqueci de tirar foto do rei! 

Na sala "Gols", você pode ver vídeos de gols marcantes, coma a voz dos nossos melhores narradores. Escolhi ver a final da copa de 94, narrada por Galvão Bueno (não me matem, eu gosto dele); na cobrança de pênalti, Baggio  isola a bola e o Brasil é tetra campeão do mundo...muita emoção!!!

Na sala "Rádio" você pode ouvir jogadas narradas  por um dos 15 locutores que marcaram suas épocas. A narração do José Carlos Araújo para mim é a melhor!  


Na sala "Exaltação", que fica exata exatamente embaixo das arquibancadas, vídeos mostram várias torcidas dando um show de amor pelos seus times, um dos momentos mais emocionantes da visita ao museu.


Na sala "Origens" é contada através de um áudio e de mais de 400 fotografias,  a história de como o futebol chegou ao Brasil, o início da profissionalização dos jogadores, a aceitação de atletas negros. As fotos são lindas, aproveitem...



Para saber do que trata a foto, na entrada da sala tem um livro  com o número da foto e  a sua legenda. No final da sala, deve-se deixar o livro. 


Na sala "Heróis"  são mostrados alguns dos heróis que ajudaram a construir nossa identidade, como Cândido Portinari, e por que não Leônidas da Silva...



Na sala "Rito de passagem", um vídeo muito triste, mostra o silêncio do Maraca naquela fatídica final com o Uruguai em 1950. Para quem é louco por futebol, dá um aperto do coração, não queria ter vivido esse momento de jeito nenhum...Vivi o 7x1 e foi dificílimo, até hoje não consigo assistir aquele jogo, saí no meio dele e nunca o assisti...Contei nossa experiência no 7x1  aqui.


A sala "Números e Curiosidades", nos mostra tudo sobre nossa paixão nacional: desde as regras até qual menor público em campeonato brasileiro, tá tudo lá! Com certeza a sala que os pequenos mais curtem!





O cara que trouxe o futebol para o Brasil...


Mostra a evolução da bola ao longo do tempo...




E a evolução da chuteira...





Tudo o que a garotada utiliza como bola...



E que tal uma partida de totó? No museu também  se joga! 


A sala "Copas do Mundo" nos mostra tudo sobre as copas e sobre o momento do país em cada uma delas...





A sala "Pelé e Garrincha", mostra vídeos dos nossos maiores jogadores dando um show de talento, cada drible, cada jogada difícil de acreditar...


Durante a visita, uma parada na arquibancada para conhecer o estádio...   



Na sala "Dança do Futebol" podemos assistir a defesas brilhantes, gols fantásticos  e dribles inacreditáveis, aquilo que assistimos espaçadamente, em vários jogos, está condensado em poucos minutos, muito bacana essa sala.

Já reservou hotel para a próxima viagem? Veja opções no Booking.com - o maior site de reservas do mundo. 



Já no final do sua visita, algumas brincadeiras vão fazer a alegria da garotada: tentar fazer um gol  em um campo virtual, em uma tela no chão, chutar a gol e ver a velocidade de seu chute,  além de poder ver a ficha de seu time, com todos os títulos por ele conquistados...



Você também pode tirar uma foto  no Chute a Gol e pegá-la dias depois no site do museu. Com seu ingresso em mãos, entregue-o ao rapaz do Chute a Gol para fazer sus foto. Na data marcada entre no site do Museu do Futebol e clique  em Baixe sua Foto, como na foto abaixo.  


No seu ingresso, localize os nove primeiros números ao lado do código de barras, deixando o restante após o traço. 

 

Digite os números, juntamente com seu nome e email, e você receberá a foto diretamente no seu email, simples assim!


Olha minha foto aí!


Na saída do museu, um loja com produtos relacionados ao futebol não poderia faltar...  


Enfim, se você gosta de futebol e sua história, o passeio é imperdível. Separe pelo menos duas horas e meia para curtir um pouquinho de tudo o que o museu tem a oferecer! 

Endereço: Estádio do Pacaembu - Praça Charles Miller - S/Nº - Pacaembú - São Paulo.
Funcionamento: de terça a domingo, das 9 às 17 horas.
Não abre às segundas -feiras e o horário é diferenciado em dias de jogos no Pacaembú.
Consulte dias de jogos: aqui.  
Valor do ingresso: R$6,00 a inteira e R$3,00 meia entrada.
Tel: 11 3664-3848.
Estação de metrô mais próxima: Clínicas (dá para ir andando dessa estação).  
Email: contato@museudofutebol.org.br

*Aos sábados a entrada é gratuita.

Já reservou hotel para a próxima viagem? Veja opções no Booking.com - o maior site de reservas do mundo. 

Patricia Tayão.
Fotos: Patricia Tayão e Museu do Futebol (última foto).

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário!

Whatsapp Button works on Mobile Device only

Start typing and press Enter to search