Booking.com
Booking.com

13 julho 2015

Novo passaporte com validade de dez anos

Novo passaporte com validade de dez anos


Enfim uma boa notícia para os viajantes! Brasileiros que forem tirar ou renovar seu passaporte, terão uma surpresa: o passaporte passou de cinco para dez anos de validade!

Vários ítens de segurança foram incorporados ao novo passaporte, tornando-o mais seguro, durável, e menos propenso à falsificações.

O preço aumentou de R$156,07 para R$257,25 ou seja, um aumento de 65%. Quem tem o passaporte antigo, pode ficar tranquilo, não precisa sair correndo para tirar outro, ele continua valendo normalmente, somente quando ele expirar é necessária a troca.

Outras  grandes mudanças foram feitas no passaporte infantil  no final de 2014, inserindo a filiação no passaporte, evitando a necessidade de se comprovar a filiação com identidade ou certidão de nascimento. Em caso de união homoafetiva, aparecerá progenitor 1 e progenitor 2. 

Além disso, os pais podem optar por colocar no passaporte uma autorização em que o menor pode:
  1. Menor com autorização - pode viajar desacompanhado ou com apenas um dos pais. 
  2. Menor com autorização parcial - pode viajar com apenas um dos pais, mas não pode viajar desacompanhado. 
Já reservou hotel para a próxima viagem? Veja opções no Booking.com - o maior site de reservas do mundo. 

Ou se quiserem, os pais podem optar por deixar o menor sem autorização -  depende de autorização na forma da lei para viajar desacompanhado ou com apenas um dos pais. 
A autorização tem a mesma validade do passaporte, e não pode ser inserida em um passaporte tirado anteriormente.

Lembrando que  a validade do passaporte para crianças e adolescentes permanece o mesma, não aumentou para dez anos, e continua vinculado à idade da criança: com um ano (um ano de validade, dois anos (dois anos de validade), três anos (três anos de validade), quatro anos (quatro anos de validade) e a partir de cinco anos, (cinco anos de validade).

Outra novidade lá do finalzinho de 2014 foi o envio de uma email automático por parte da Polícia Federal, avisando que faltam oito meses para seu passaporte vencer!

Já reservou hotel para a próxima viagem? Veja opções no Booking.com - o maior site de reservas do mundo. 

Essas mudanças tornaram mais fácil a viagem com as crianças, que precisavam de uma autorização com assinatura dos pais reconhecida em cartório para viajarem sozinhas ou com apenas um dos pais, e da certidão de nascimento da criança para comprovar a filiação. 

Patricia Tayão.
Foto: print da página da Polícia Federal.

  1. Achei ótima a nova validade! Só falta a CNH ser assim tb. Rsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seria perfeito Natália, que nossa CNH tivesse essa validade, menos tempo resolvendo problemas e mais tempo viajando! Abraços!

      Excluir
  2. Pena que o Cruzeiro do Sul está ao contrário ...

    ResponderExcluir
  3. Pena que o Cruzeiro do Sul está ao contrário ...

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário!

Whatsapp Button works on Mobile Device only

Start typing and press Enter to search