RELATOS - DICAS - AGÊNCIA DE VIAGENS CONTATO: (21) 97153-7717

quinta-feira, março 10

Visitando a Gruta do Lago Azul, em Bonito


A Gruta do Lago Azul, em Bonito, no Mato Grosso do Sul, foi descoberta em 1924 por um índio Terena. Suas águas de um azul inacreditável a tornaram o ponto turístico mais visitado da cidade. Em 1978, ocorre o tombamento da gruta como monumento natural pelo Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), e desde então,  todos que visitam Bonito, colocam a gruta no seu roteiro. 

Mesmo a gruta sendo ponto de parada obrigatório de turistas, não há qualquer tipo de descuido com o cartão postal maior da região. Muito pelo contrário. O que mais nos impressionou durante nossa visita à Bonito, além da sua beleza natural, é o cuidado dispensado aos atrativos naturais. Tudo é planejado de forma a haver o menor impacto possível sobre a natureza, garantindo às gerações futuras o direito de usufruir de tudo o que a cidade oferece.

Lembrando que em Bonito não é possível comprar seu passeio diretamente no local visitado, é necessário reservar seus passeios em alguma agência local. Nós fizemos todos os nossos com a H2O Ecoturismo. a quem recomendamos. Outra coisa bacana da cidade é que os preços dos passeios são tabelados, ou seja, são os mesmos em qualquer agência.

Principalmente na alta temporada, onde a procura pelos passeios é maior, o ideal é reservar os seus com bastante antecedência, já que os mesmos tem vagas limitadas.

Com seu voucher em mãos (a H2O entrega os vouchers no seu hotel), siga para a gruta, que fica a mais ou menos 20 km do Centro de Bonito. A estrada é de barro, mas nada que um carro 1.0 não possa vencer. Se não quiser dirigir, a H2O também oferece o transporte. Consultar  valores com a agência.

Os pontos turísticos de Bonito são bem sinalizados, e você não terá absolutamente nenhuma dificuldade em chegar até eles.

Dica: é obrigatório  o uso de tênis para entrar nas grutas, por uma questão de segurança, claro! Outra dica importante: leve sua máquina fotográfica pendurada no pescoço, pois ficar com as mãos livres é de suma importância para sua segurança na descida e subida da gruta.

Já reservou hotel para a próxima viagem? Veja opções no Booking.com - o maior site de reservas do mundo. 

*Crianças menores de cinco anos não podem realizar esse passeio.

Chegando na gruta, entregue seu voucher e espere ser chamado. O  guia responsável pelo seu grupo os chamará, explicando todos os procedimentos de segurança. Em seguida vão ser convidados a colocar o capacete para seguir pela trilha.


Sala onde o guia reúne o grupo e dá as explicações de segurança para a descida na caverna. No receptivo da gruta, ainda encontramos uma lanchonete, banheiros e uma loja de lembranças.


A trilha não passa de 10 minutos de caminha bem leve, quando então, nos deparamos com a entrada da gruta.


Nenhuma foto que você tenha visto antes o preparará para tamanha beleza. Não se espante se suas fotos não traduzirem a grandiosidade do lugar. A gruta é escura, e só um equipamento profissional e um bom fotógrafo vão chegar perto de mostrar o que é a beleza cênica da Gruta do Lago Azul.


Nós demos o azar de ver nosso equipamento fotográfico dar pau no primeiro dia de viagem. Foi uma frustração enorme fazer a viagem inteira tirando fotos com um iphone e uma máquina cujo forte é tirar fotos dentro da água. No final, depois de testar várias configurações, chegamos a conclusão que a máquina deu o seu máximo, e as fotos dos outros passeios não ficaram assim tão ruins quanto esperávamos.

Dica: prepare sua máquina para modo noturno, sem flash, com tripé. Os celulares devem ser usados também sem flash.

Da boca da gruta até a base, são trezentos degraus, onde várias paradas são feitas pelo guia, que vai dando explicações detalhadas sobre a formação geológica, a flora e fauna da caverna. As paradas também são estratégicas: servem para esperarmos o grupo que está dentro da gruta subir, para não haver muita gente dentro dela.

Já na descida, pasmem com as estalactites e estalagmites que ricamente decoram as paredes e o chão da caverna. No final da descida, deslumbrem-se com a cereja do bolo: um lago de uma azul difícil de definir, com mais de  90 metros de profundidade. A cor azulada deve-se a quantidade de calcário presente nas suas águas. Felizmente, não é possível tomar banho no lago, para não haver degradação do ambiente.  



Depois de mil fotos do grupo, as quais o guia dá uma boa ajuda, começa a subida. Você olha para trás e tem certeza que visitou um lugar realmente especial.
  
   
   

Patricia Tayão.
Fotos: Patricia Tayão e guia da Gruta do Lago Azul.

*Agradecemos a H2O Ecoturismo e a Gruta do Lago Azul a cortesia dos ingressos.

Para reservar seu hotel no Brasil e no exterior, acesse o banner do Booking abaixo. O Booking oferece a maior rede hoteleira, com cancelamento gratuito e com avaliações de quem realmente se hospedou em seus hotéis.




Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário!

Whatsapp Button works on Mobile Device only

Start typing and press Enter to search