RELATOS - DICAS - AGÊNCIA DE VIAGENS CONTATO: (21) 97153-7717

quinta-feira, março 1

Cinco atrações imperdíveis em Tiradentes, Minas Gerais

Cinco atrações imperdíveis em Tiradentes, Minas Gerais

Tiradentes - MG - www.viajarhei.com
Como não se apaixonar por Tiradentes? Uma cidade com mais de 300 anos de história, com  um conjunto arquitetônico belíssimo - tombado pelo IPHAN desde 1938 - localizada aos pés da Serra de São José, com uma gastronomia que dispensa apresentações e um artesanato de encher os olhos, de de primeiríssima qualidade! 

Quem  me acompanha aqui no Viajar hei, sabe que sou apaixonada por cidades históricas, e chegando a Tiradentes, a mais charmosa das cidades históricas de Minas Gerais, me encantei! De verdade! Uma pena que ficamos pouco tempo, pois seguiríamos para Capitólio em apenas dois dias. Tivemos apenas uma aperitivo do que a cidade pode oferecer aos seus visitantes. Ficou o gostinho de quero mais! 

Nesse post, eu listo as cinco atrações imperdíveis nessa deliciosa cidade. Vem comigo percorrer os caminhos da história do nosso Brasil! 

1- Tiradentes é uma cidade linda, com um centro histórico bem preservado, então, uma das melhores coisas a  fazer por lá é bater perna pelas suas ruas de pés-de-moleque,  visitar suas igrejas e observar os detalhes das construções.

Não deixe de visitar a Igreja mais imponente da cidade, a Matriz de Santo Antônio. Fica bem no alto da cidade, com uma bela vista da Serra de São José.

A igreja é uma das maiores expressões barrocas mineiras, com a fachada restaurada pelo mestre aleijadinho. Em seu imponente interior - belíssimo - 482 kilos de ouro decoram o altar. Paga-se um pequeno valor para visitar seu interior, mas infelizmente não é possível tirar fotos lá dentro.

Já reservou hotel para a próxima viagem? Veja opções no Booking.com - o maior site de reservas do mundo. 

Matriz de Santo Antônio



Vista da Matriz de Santo Antônio para a Serra de São José


Também não deixe de visitar  o Chafariz de São José, construção de 1749, que servia para levar água para os moradores e animais da cidade. Com fachada barroca, apresenta uma imagem de São José de Botas -  santo protetor dos bandeirantes - e um brasão da coroa portuguesa.

As 3 fontes funcionam até hoje, com água fresquinha, que são trazidas por um aqueduto, vindas do Bosque da Mãe D'água.


Batendo pena pelo centro histórico



Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos (1708) e Nossa Senhora das Mercês (construída entre 1793 e 1824).

 

Euzinha


2- Explorar as lojas para comprar artesanato. A cidade é lotada de lojas bacanudas, muito bem montadas, que vendem artesanato em madeira, ferro, pedra sabão. Duvido você voltar de lá com as mãos abanando! Seu cartão de crédito agradece!

Para um artesanato mais sofisticado, assinado por artistas, siga para Bichinho, local que ficou nacionalmente conhecido por ter inúmeros ateliês, produzindo artesanato da melhor qualidade. O local fica a apenas 7 km de Tiradentes, por uma estrada bem ruinzinha, mas que vale muito a pena. 

Mulherada agarrada nas lojinhas de Tiradentes


3- Provar a riquíssima gastronomia mineira - na minha humilde opinião, a cozinha mais saborosa, farta e variada dentre todos os estado brasileiros. 

Como dica, um restaurante que nos foi indicado pelo dono da casa que alugamos em Tiradentes, e que foi aprovadíssimo por todos do nosso grupo: Delícias restaurante - nele você paga um valor e come à vontade. 

Restaurante simples, mas com aquela comida mineira que você sonha comer. Tinha um feijão tropeiro delicioso, bolinho de jiló (para comer rezando), polenta com ora pro nobis (uma verdura), torresmo, aipim frito. No valor ainda está incluída a sobremesa, que era um doce e uma fruta. Só não esqueçam de deixar sua dieta em casa, tá queridos! 



Outra dica, não deixe de conhecer o Chico Doceiro, onde é vendido o famoso canudinho com doce de leite, brigadeiro e muitas outras gordices. Seu Chico produzia doces caseiros desde 1965, e infelizmente faleceu ano passado, aos 86 anos, mas suas delícias continuam a adoçar a boca de todos que visitam Tiradentes.


4- Fazer um passeio de charrete pela cidade ou de trem até São João del Rei - as charretes saem do Lago das Forras (principal praça da cidade) e oferecem diversos roteiros. Durante o passeio, você conhecerá o centro histórico e um puco da história da cidade. Pra quem não quer subir a ladeira para visitar a Matriz de Santo Antônio, é um boa opção, já que a charrete sobe até lá e faz uma parada antes de seguir viagem.

O passeio de Maria Fumaça até São João Del Rei é um clássico de Tiradentes. Se você estiver com crianças, esse passeio é obrigatório. Elas vão adorar ver de pertinho  o trem, a estação, enfim, um programa diferente do dia-a-dia delas. Para os adultos, os atrativos são as belas paisagens vistas durante o percurso de 12 km, além do próprio centro histórico de São João del Rei. Dá para ir de trem e voltar de ônibus, ou vice versa. Você decide.

Já reservou hotel para a próxima viagem? Veja opções no Booking.com - o maior site de reservas do mundo. 


5- Visitar os museus, conhecendo um pouquinho da história da cidade - como o centro histórico de Tiradentes é pequeno, dá para visitar os museus caminhando mesmo.

Um que é imperdível é o Museu Casa Padre Toledo - um casarão histórico, com 240 anos de idade,  onde morou Padre Toledo, um dos maiores financiadores da inconfidência mineira. Segundo relatos, foi na casa de Padre Toledo que ocorreu o primeiro encontro do grupo.

No museu, é possível observar belas pinturas nos forros dos cômodos da casa, o mobiliário, esculturas e pinturas.

Museu da Liturgia - o museu reúne mais de 400 peças de arte sacra do século XVIII ao XX. O museu fica bem pertinho da igreja Matriz de Santo Antônio.

Museu de San'Ana - instalado na antiga cadeia pública da cidade, o Museu de Sant'Ana, abriga 291 peças de Santa Ana, a protetora dos lares, da família e dos mineradores.

E aí? Gostou das dicas? Tem alguma para dar para nossos leitores? A caixa de comentário é toda sua!

#partiutiradentes

Já reservou hotel para a próxima viagem? Veja opções no Booking.com - o maior site de reservas do mundo. 

Patricia Tayão.
Fotos: Patricia Tayão e grupo TPM -  Trip para mulheres.
  1. Suas dicas foram direto ao ponto. Sensacionais. Tiradentes é um lugar lindo e seguir suas dicas é certeza de que o viajante vai aproveitar demais a viagem.

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário!

Whatsapp Button works on Mobile Device only

Start typing and press Enter to search