RELATOS - DICAS - AGÊNCIA DE VIAGENS CONTATO: (21) 97153-7717

sexta-feira, setembro 6

Quer viajar pelo mundo de graça? Esta startup vai te ajudar!

Quer viajar pelo mundo de graça? Esta startup vai te ajudar!



Você leu esta manchete e pensou, tudo bem, o conceito é ótimo, mas como isso pode ser possível?

Bom, esse é o conceito central da Friend Theory (Teoria dos Amigos). Uma plataforma on-line gratuita, que conecta você a seus amigos por meio da sua rede social, em especial, o Facebook.

O objetivo é que cada usuário da plataforma tenha um amigo em comum em todas as cidades do planeta, criando uma rede de hospedagem gratuita, o que significa que você não vai mais precisar gastar dinheiro com albergues ou hotéis. Outra vantagem de participar da plataforma, além da hospedagem gratuita, é que os seu amigo, que está te oferecendo a  casa dele, pode te dar dicas certeiras do que fazer por lá. Com isso você terá uma experiência  de viagem muito melhor!

Um dos fundadores da Friend Theory, Carlos Costa, diz que, para cada 100 amigos do Facebook, você tem uma rede de aproximadamente 25.000 amigos de amigos. Na plataforma, esses amigos de amigos, que partilham coisas em comum, oferecem e utilizam gratuitamente suas residências.

Como tudo começou...

Apesar de a ideia parecer bem simples, ela ocorreu por mera casualidade. Pra começar,  parte da equipe fundadora da Friend Theory, Carlos Costa e Carlo Spada, se conheceram há cinco anos por meio de um amigo em comum, em Hong Kong.

Pouco tempo depois, Carlos foi para Munique para um estágio, mas estava com vontade de viajar para Amsterdã no fim de semana. Os preços dos albergues, no entanto, eram ridiculamente caros. Então o seu amigo Carlo o colocou em contato com um amigo que vive na capital holandesa. Carlos acabou por passar um fim de semana maravilhoso e, ele e Carlos, perceberam que poderiam estar de frente com uma ótima ideia.

O Facebook e os contatos já existiam, eles só precisavam encontrar uma maneira de simplificar o processo e diminuir o constrangimento de procurar um amigo de um amigo no sistema atual. Para facilitar esse processo, eles tiveram a ideia de construir uma comunidade de indivíduos com coisas em comum, e desejosos de conhecer novas pessoas e explorar o mundo através de uma plataforma nova e simplificada.

O grande desafio da Friend Theory era ajudar as pessoas a encontrar-se diretamente através de uma plataforma simplificada e de forma totalmente gratuita.

Parecia fácil, mas o projeto era complexo, ainda mais com orçamento zero! Eles não queriam investimentos externos, para permanecer fiel aos princípios da Friend Theory, como uma startup de comunidade.

Então, eles montaram um escritório clandestino em um depósito na biblioteca da universidade onde estudavam, e trabalharam por meio ano no projeto, sem absolutamente nenhum investimento. 

Quando o dia do lançamento chegou, o vídeo de introdução alcançou 70.000 pessoas organicamente, gerando um enorme tráfego, o  que causou a queda da plataforma. Enquanto tentavam resolvê-lo o mais rápido possível, seus seguidores no Instagram dobraram nesse meio tempo e o site ganhou 2000 novos usuários  de 80 países diferentes, apenas durante a noite.

Quanto mais usuários a plataforma tiver, mais possibilidade de amigos de amigos estarem disponíveis para receber e se hospedar gratuitamente. Então, para se juntar aos garotos da Friend Teory e participar dessa incrível comunidade, acesse o site deles e siga-os nas redes sociais.

*Post com conteúdo patrocinado.

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário!

Whatsapp Button works on Mobile Device only

Start typing and press Enter to search