27 de jul de 2016

0

Festival do Vale do Café - Visitando a Fazenda São Luiz da Boa Sorte - Vassouras - RJ.

Palmeiras imperiais na entrada da Fazenda São Luiz da Boa Sorte.

A  Fazenda São Luiz da Boa Sorte é fruto da união de duas importantes fazendas da época do áureo ciclo do café, a São Luiz, e a Boa Sorte. Ambas são datadas de 1835 e pertenciam aos irmãos Gomes Ribeiro de Avelar. Depois de minuciosa reforma nos anos 2000, a fazenda passa a se dedicar ao gado de leite e ao turismo rural e cultural.

Localizada  em  Vassouras, a apenas 150 km do Rio, abre suas portas todos os anos, durante o Festival Vale do Café, para a mostra Casa Real,  onde arquitetos e decoradores ambientam os cômodos da fazenda com peças  de antiquários, que depois, podem ser adquiridas pelos visitantes. Esse ano, o tema da mostra é Mesas - Um novo olhar sobre o século XIX. 

Durante a visitação, você verá o luxo e a opulência das mesas que eram eram utilizadas no século XIX, nas fazendas dos  grandes Barões do Café. Simplesmente deslumbrante. As louças, talheres, peças de decoração. Tudo é de extremo bom gosto. Um verdadeiro colírio para os olhos.  Mesmo que você, assim como nós,  não vá comprar nada, ainda vale muito a pena a visita.

Durante a mostra Casa Real, a  visitação é guiada, gratuita, e muitíssimo bem conduzida, inclusive com pessoas trajadas com roupas de época. 

*A fazenda fica bem próxima ao Vassouras Eco Resort - o melhor resort da cidade.  


Fazenda vista de lado.


Fazenda vista de frente.



Visita guiada com pessoas trajando roupas de época.


Mesa de jantar das senhoras - Toalha do mais puro linho, bordada à mão,  talheres monogramados de prata inglesa, centro de mesa de prata portuguesa, cristais Baccarat e Saint Louis, e serviço de porcelana monogramada de Limoges


Um dos inúmeros quartos da fazenda. Notem  que a cama é bem alta, típica da época.  


O átrio da fazenda é DI-VI-NO! O elegi como um dos meus lugares favoritos na fazenda.
  

Mais um recanto - passaria o dia por ali...


Mesa almoço em família -  louças Vieux Paris pintadas à mão, coleção rara de papagaios e araras de porcelana Meissem, faqueiro Christofle, copos de  pé alto em prata, taças de cristal e adornos importados da Europa.


Mais um belíssimo quarto.


Assim como a Fazenda Cachoeira Grande, a São Luiz da Boa Sorte também recebeu o Conde D'Eu, marido da Princesa Isabel. Um dos cômodos mais importantes da fazenda é o quarto onde o Conde ficou hospedado.  Infelizmente a foto do quarto do Conde ficou muito ruim, com muitas pessoas na frente. 

A foto abaixo não é do quarto onde o Conde ficou hospedado, mas sim, um dos inúmeros quartos da fazenda.


Mesa de caça do Barão de S. Luiz para receber o Conde D'Eu, em 1876 - mostra todo o requinte e luxo que se utlilizava para receber pessoas importantes.


A área externa da fazenda é um capítulo a parte. Belíssimo e bem cuidado, os jardins são um convite à contemplação.



A fazenda também oferece, durante a mostra, buffet com comida típica mineira, em seu belíssimo restaurante. O almoço é pago, e dá direito ao buffet, sobremesas, refrigerantes, e sucos  - em outro pacote, também oferece vinho.



Também não tiramos foto, mas a fazenda conta com uma capela  muito bonita - a Capela de São Luiz, datada de mais de 170 anos. Todos os meses, no dia 25, é realizada uma missa em homengaem a Frei Galvão. 

Na fazenda podem ser realizados casamentos, festas, convenções, e o que mais sua imaginação alcançar. Espaço e estrutura é o que não falta.

Enfim, visitar quaisquer das fazendas do Vale do Café, é fazer um belo passeio pelo nosso passado, com todas as suas riquezas e tristezas.

Atenção: a mostra Casa Real vai de 24  a 31 de julho, com entrada gratuita, no horário das 13 às 18 horas.

A visitação normal da fazenda, fora da mostra, precisa ser agendada por telefone. São oferecidas três tipos de visita:
  • Visita com lanche imperial.
  • Visita com almoço mineiro de fazenda - (mínimo de 10 pessoas).
  • Visita com almoço mineiro de fazenda dançante - (mínimo de 20 pessoas).
Endereço: Rodovia Lúcio Meira (BR 393) Km 210- Vassouras - Vale do Café - RJ.
Telefones escritório Rio de Janeiro: 55 (21) 2262-1663 / (21) 99397-6569 (Janaína).
Telefones fazenda: 55 (21) 99250-9798 / (21) 99184-3616 / (24) 99298-7204.
Email: faz.saoluiz@gmail.com

Nós já estivemos em outras fazendas históricas da região, vejam nossos posts:


Patricia Tayão.
Fotos: Patricia Tayão. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário