RELATOS - DICAS - AGÊNCIA DE VIAGENS CONTATO: (21) 97153-7717

segunda-feira, novembro 2

Lista com os feriados nacionais de 2016 para você começar a planejar suas viagens

Lista com os feriados nacionais de 2016 para você começar a planejar suas viagens


Planejamento é a chave para fazer viagens com preços bons, por isso, nesse post, pesquisamos todos os feriados nacionais  do ano de 2016 que são emendáveis, se transformando no sonho de todo viajante: um feriado prolongado. 

E como todos aqueles que viajam vão em busca de sol, ou pelo menos, não querem chuva, o Riq. Freire, meu guru de viagens e  que escreve o excelente Viaje na Viagemelaborou o Praiômetro, um gráfico de chuvas mês a mês em 42 praias  do Brasil e do Caribe. Com ele você descobre que para cada lugar que está chovendo na época em que você deseja viajar, existem inúmeras outras opções de lugares ensolarados te esperando.

Para não errar na escolha do seu destino de jeito nenhum, o mesmo Riq. Freire (ele é o cara ou não é?) elaborou  um guia, onde ele destaca, mês  a mês, quais os melhores lugares para serem visitados, sempre fugindo da chuva, multidões e preços altos, post aqui.

Com os feriados, o praiômetro e o guia em mãos, parta para a escolha do destino e depois para a compra das passagens. 

Vale ressaltar que viajar nos feriados custa bem mais caro que em dias normais, mas se você só pode viajar nessa época, te aconselhamos a comprar hotéis e passagens com bastante antecedência, pois assim é possível pegar alguma coisa mais em conta. 

Para mais dicas de como montar uma viagem econômica, clique aqui. 

Lembramos que a esses feriados ainda se somam os feriados estaduais e municipais, e em 2016, especialmente no Rio, os  específicos gerados pelas olimpíadas, que serão, a princípio, nos dias 5 e 18 de agosto. 

E para os pais viajantes do Rio, lembramos que em 2016 as férias escolares de meio de ano também serão alteradas em função das olimpíadas, e serão adiadas para agosto. Não deixe de consultar a escola de seu filho antes de marcar viagem nessa época.

Janeiro: dia 1 - sexta - feira. Confraternização universal. Quem for viajar para comemorar o ano novo, vai se dar bem, pois o feriados do dia 1º ficou colado ao primeiro final de semana do ano. Serão três dias de folga logo no início do ano.

Fevereiro: dia 9 - terça feira de carnaval. Na prática, o maior feriado do ano gera cinco dias de viagem ou mais, mas o carnaval joga os preços das passagens e dos hotéis na estratosfera. Dica: se puder, viaje depois da quarta-feira de cinzas, os preços costumam ser de baixa temporada.


Já reservou hotel para a próxima viagem? Veja opções no Booking.com - o maior site de reservas do mundo. 

Março: dia 25 - sexta-feira santa. Serão três dias para cair na estrada.

Abril: dia 21 - dia de Tiradentes. Nada melhor que um feriado em uma quinta-feira: serão quatro dias perfeitos para uma escapada.

Maio: para a tristeza dos viajantes, dia 1º de maio vai cair no domingo, e o feriado do dia do trabalho não gerou aquele tão sonhado feriadão.

Dia 26 - quinta-feira. Corpus Chisti. Não é feriado nacional, mas como é uma data extremamente importante para os católicos, acaba que todas as capitais brasilieras decretam feriado nessa data. A grande maioria das repartições públicas e bancos acabam não funcionando nesse dia, levando a um feriado de quatro dias.

Junho: nada de feriados nacionais. 


Julho: zero feriados.


Agosto: nadica de feriadão. Os viajantes, a essa altura, já estão enlouquecendo!


Setembro: dia 7 - quarta-feira? Independência do Brasil. Olha, vai ser difícil enforcar dois dias, mas quem tiver oportunidade, vai ficar com  cinco dias para sassaricar.

Outubro: dia 12 - quarta-feira. Dia de Nossa Senhora Aparecida. Quarta-feira também? Em 2016, os feriados não estão ajudando os viajantes, sedentos por feriadões. Mais uma vez, quem puder emendar, vai ter cinco dias para aproveitar.

Novembro: dia 2 - quarta-feira. Dia de finados. Mais um feriado no meio da semana. Quem não conseguiu enforcar os de setembro e outubro, tem uma boa desculpa para enforcar esse e ficar com cinco dias livres. 

Dia 15 - terça-feira. Proclamação da república. Esse sim, vai ter enforcamento da segunda-feira, tornando esses quatro dias perfeitos para cair na estrada.

Dezembro: dia 25 - domingo. Natal. Feriado dia de domingo? Nada pior para um viajante sedento por dias livres. 

Pelo tanto de feriados que 2016 vai ter no meio da semana, espere um 2017 repleto de feriadões! Bom planejamento de viagens para vocês!



Se quiser imprimir seu calendário de mesa, para não perder um feriado sequer, clique aqui.

Patricia Tayão.
Foto: Patricia Tayão. Calendário retirado do site: Calendário oficial 2016.
Booking.com

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário!

Whatsapp Button works on Mobile Device only

Start typing and press Enter to search