RELATOS - DICAS - AGÊNCIA DE VIAGENS CONTATO: (21) 97153-7717

quinta-feira, março 17

Recanto Ecológico Rio da Prata: uma flutuação mágica

Recanto Ecológico Rio da Prata: uma flutuação mágica


Uma flutuação mágica! Assim podemos definir o que experimentamos no Recanto Ecológico Rio da Prata, em Jardim, município vizinho a Bonito. 

A flutuação é considerada 5 estrelas pelo falecido Guia 4 Rodas. Pelo conjunto, foi o passeio do qual mais gostamos na cidade.

A transparência da água, a variedade de peixes, a exuberante vegetação, que cria cenários incríveis, as ressurgências, a presença de vários animais durante a trilha, além da organização e cuidado com o meio ambiente, aliado a um guia excepcional, tornaram esse passeio realmente muito especial. Aliás, esse foi o passeio mais bacana que fizemos em todas as nossas viagens. Esse contato, tão íntimo com a natureza, é o que torna essa flutuação mágica!

Vale lembrar que essa é a flutuação mais longa de Bonito. Entre colocar a roupa de neoprene, fazer a trilha, testar o equipamento e fazer a flutuação em si, gasta-se quatro horas, com duas horas de flutuação. Não é um passeio assim tão fácil, exige algum esforço e preparo físico. Crianças só podem descer o rio a partir de 8 anos de idade, acompanhado dos responsáveis.

Isaac fez o passeio numa boa. Está com dez anos, mas já está acostumado a fazer ecoturismo, já havia feito outra flutuação, no Aquário Natural, além de fazer tilhas e usar snorkel desde bem pequeno. O moleque tirou o passeio de letra...

O Recanto Ecológico Rio da Prata fica dentro da Fazenda Cabeceira do Prata. Chegando lá, dirija-se a recepção, onde você deve entregar seu voucher. Na hora marcada, o guia o chamará para colocar as roupas de neoprene.

Nosso passeio estava marcado para tarde. Chegamos cedo para conhecermos a fazenda e almoçarmos. O almoço foi servido às 11:30 e estava muito bom, comida caseira, bem preparada, com carnes, saladas, massa e sobremesa. Amei a sopa paraguaia (leva queijo, cebola, leite, ovos, farinha de milho). A sopa surgiu em Mato Grosso durante a guerra do Paraguai. E o que dizer do doce de leite? Para ficar no ponto, o doce fica de 8 a 10 horas no fogão a lenha. Impossível comer uma vez só.

A fazenda é perfeita para quem gosta de fotografar aves. O tempo inteiro dão o ar da graça. Pena que nosso esquipamento deu problema logo no início da viagem...na foto, um tucano escondido entre as folhas de uma árvore.

Já reservou hotel para a próxima viagem? Veja opções no Booking.com - o maior site de reservas do mundo. 

Preparo do doce de leite.


Loja de lembranças, com artesanato local.
  

Mesas do varandão do restaurante.


Um redário para um descanso.


Comida caseira, muito boa.



Os grupos são formados por no máximo nove pessoas. Depois de colocar a roupa de neoprene, tomamos uma chuveirada e seguimos para o caminhão que nos leva ao início da trilha, na RPPN (Reserva Particular do Patrimônio Natural) da fazenda, onde está o rio onde vamos fazer a flutuação.

Para chegarmos ao rio, andamos cerca de 2 km em trilha reta, de grau leve. No fim da trilha, um presente: a nascente do Rio Olho D'água, um verdadeiro colírio para os olhos! Que água transparente, que vegetação! Um sonho de lugar!



Nascente do rio Olho D'água.



Fizemos o treinamento com nosso equipamento (máscara e snorkel) ali, praticamente em uma piscina natural, e que tem duas nascentes. Você passa flutuando exatamente em cima delas, e dá até para sentir a diferença de temperatura da água que aflora, bem mais fria que a do resto do rio.



Se o passeio parasse por aí, já teria valido a pena, mas a aventura está apenas começando...Seguimos em fila descendo o rio. Nessa hora, um temporal desabou, mas quer saber, estar dentro da água, que ficou mais quentinha, com a gotas de chuva caindo, foi maravilhoso.


Descemos rio abaixo, nos maravilhando com tudo aquilo, vimos dourados enormes, piraputangas, matogrossinhos e vários outros peixes que não lembro o nome. Um cenário e tanto, só que natural!

Isaac adorou o passeio, principalmente o vulcão...









A grande surpresa do passeio é poder ver de perto uma ressurgência, já quase no final da flutuação. Um ressurgência é uma nascente que alimenta o rio. Com três metros de profundidade, parece um vulcão de areia. Nesse momento todos ficam tentando ir ao fundo e tocar na ressurgência, mas a roupa de neoprene oferece uma certa resistência. 

Foi uma experiência incrível, e poder proporcionar isso ao Isaac, melhor ainda. Mostrar a ele o lado bom do nosso país, que tem uma natureza exuberante, e pessoas interessadas em preservá-la.


Como estava chovendo muito, nosso passeio acabou por aqui. Se não estivesse chovendo, teríamos a opção de seguir de barco até o Rio da Prata ou ir flutuando mesmo, até o final. Ficamos extasiados! E queremos fazer novamente o passeio, dessa vez em um dia de sol, para poder aproveitá-lo por completo.   

Não poderia deixar de elogiar nosso guia durante o passeio: Marcos Aurélio. Licenciado em Ciências Biológicas, deu um verdadeiro show de conhecimentos e amor ao que faz. Nos ajudou pacientemente com as roupas de neoprene, que são bem chatas de colocar, durante a trilha, demonstrou absoluta intimidade com o que estava fazendo, nos mostrando bichos  escondidos e detalhando a vegetação local. Durante a flutuação, ainda deu atenção especial aos que estavam com dificuldades.

Para comprar sua flutuação no Recanto Ecológico Rio da Prata, acesse Como comprar seus passeios em Bonito.

Já reservou hotel para a próxima viagem? Veja opções no Booking.com - o maior site de reservas do mundo. 

Como chegar?

Saindo de Bonito: sair da cidade pela MS178 MS382 (vai passar na frente do Centro de Convenções), seguir pela MS 178 por 50 km até chegar na BR- 267, virar a esquerda, sentido Jardim, por mais 2 km, entrar na placa para o Recanto Ecológico Rio da Prata. Fonte: Recanto Ecológico Rio da Prata.

Lembrando que boa parte do trajeto que vai ser percorrido para chegar a fazenda, é feito em estrada de barro, que em dias de chuva intensa, pode ficar bem complicado. Como pegamos muita chuva durante o passeio, nos indicaram pegar outro caminho na volta, seguindo em direção a Jardim, pegando estrada asfaltada. Só acrescenta 100 km na sua volta, mas fazer o quê? Faria tudo novamente...

Endereço: BR 267, km 512 - Jardim, MS.
Tel: (67) 3255-2108.
Email: contato@riodaprata.com.br

Patricia Tayão.
Fotos: Patricia Tayão e Eduardo Freitas.

Para reservar seu hotel no Brasil e no exterior, acesse o banner do Booking abaixo. O Booking oferece a maior rede hoteleira, com cancelamento gratuito e com avaliações de quem realmente se hospedou em seus hotéis.




Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário!

Whatsapp Button works on Mobile Device only

Start typing and press Enter to search