Booking.com

quarta-feira, outubro 25

Roteiro de um final de semana perfeito no Vale do Café, interior do Rio

Roteiro de um final de semana perfeito no Vale do Café, interior do Rio

Roteiro pelo Vale do Café Rio - @viajarhei

História, natureza, arte, cultura, além de boa música. Tudo isso você encontra no Vale do Café, região que abrange 15 municípios* no interior do Rio. Do glamour dos áureos tempos - quando chegou a produzir 75% do café consumido no mundo - sobrou pouco, mas a região desponta para o turismo histórico e de experiência, com mais de 30 fazendas históricas, que outrora produziam café, abertas à visitação.

As possibilidades de passeios são inúmeras, e nesse post, sugerimos um final de semana para ter apenas um gostinho do que pode ser visto por alguns dos municípios que abrangem o vale. Tem dica de hospedagem, onde comer, que fazendas visitar. Tudo testado e aprovado por nós do Viajar hei, que somos apaixonados por essa região. 

Nesse roteiro que montamos, hospedar-se em Vassouras é a melhor opção. A cidade fica a apenas 123 km do Rio e em duas horas você está dando seu ar da graça por lá. É repleta de prédios históricos na sua praça principal - a Barão de Campo Belo - além de inúmeras fazendas históricas. 

Se quiser um hotel super bem localizado, pertinho de restaurantes e da Praça principal da cidade, opte pelo Mara Palace Hotel. Se deseja um hotel completo, com toda a estrutura de lazer e restaurante, fique no Hotel Santa Amália. Se o que você quer é  um hotel tinindo de novo, o seu lugar  é a Vila Hibisco.

Já reservou hotel para sua próxima viagem? Reserve com o BOOKING, o maior site de reservas do mundo

Mara Palace Hotel





Hotel Santa Amália





Vila Hibisco 



Pra saber um pouco mais sobre a cidade de Vassouras, não deixe de ler esse nosso post: Festival do Vale do Café em Vassouras.


Nosso roteiro já começa na sexta-feira. Se você conseguir fugir cedo trabalho, faça seu check in  e fuja para o Museu da Casa Hera, que fica no Centro da cidade, aberto até às 17 horas. Durante a visita - que é guiada e gratuita - nos é contada um pouco da história da principal personagem da cidade de Vassouras: Eufrásia Teixeira Leite. O Museu, que é todo coberto de hera, ainda oferece uma linda chácara, que rende uma ótima tarde em meio a natureza. Com destaque para o bambuzal.




À noite, nossa sugestão é um passeio no Shopping Casario, que é repleto de restaurantes, bares e cafés. Outra opção é bater perna  na Broadway, uma rua cheia de restaurantes, bares e sorveterias. Se estiver sem pique, tanto o Mara Palace Hotel, quanto o Hotel Santa Amália possuem restaurante.

Já reservou hotel para sua próxima viagem? Reserve com o BOOKING, o maior site de reservas do mundo

Shopping Casario



Broadway


Depois de um café da manhã reforçado, visite a Fazenda das Palmas, em Engenheiro Paulo de Frontin, bem pertinho de Vassouras. Lembrando que é necessário agendamento prévio para visitar todas as fazendas.

Nela você vai ficar deslumbrado com tamanha beleza! Durante a visitação, além da casa sede, é possível ver o alambique, a horta orgânica e ainda tem aquele lanche com produtos da fazenda.
Ah! Não deixe de passar na padaria da fazenda, onde são vendidos laticínios e um montão de coisas produzidas ali mesmo.   

Uma overdose visual a Fazenda das Palmas





 




Nossa sugestão de almoço é uma deliciosa feijoada que é servida as sábados no Hotel Santa Amália. O restaurante do hotel é aberto ao público, assim como as festas, que sempre estão rolando por lá. Nós adoramos a feijoada: completa, super bem preparada, e com ingredientes de qualidade. As sobremesas são um capitulo a parte. Simplesmente divinas! Paga-se um valor e come-se à vontade!





Depois de matar a fome, e daquele cafezinho para não dormir, seguimos para a segunda fazenda do dia, a Fazenda Cachoeira Grande, que fica em Vassouras mesmo.

Durante a visitação, você vai conhecer um pouco mais sobre a história da cidade, da casa, e ainda vai saber a reviravolta que acontece na vida dos proprietários.

Ao final da visita, um lanche maravilhoso o espera! Se quiser, na fazenda ainda tem um museu do automóvel, e quem conduz a visitação é um dos herdeiros da fazenda.

Nó já estivemos por lá e contamos sobre a visitação nesse post aqui.






Depois de uma dia intenso, você pode querer jantar no seu hotel mesmo. Se ainda tiver pique, sugiro o Restaurante Hipólito, um dos mais tradicionais da cidade. E o melhor, fica bem no centrinho da cidade. 

No domingo, aproveite para dormir até mais tarde, tomar aquele café da manhã bem devagar, pois o dia estará apenas começando. Após o seu check out, nossa sugestão é visitar o Jardim Ecológico Uaná Etê, que fica em Sacra Família, Paulo de Frontin. O lugar é simplesmente mágico,  com paisagens belíssimas.

O Uaná Etê é um lugar para relaxar e curtir a natureza. O Jardim foi construído em  um morro,  e a medida que você vai subindo,  as paisagens vão ficando mais deslumbrantes.

Se quiser, você pode realizar eventos (festas, casamentos, laçamentos de produtos) ou mesmo hospedar-se nos mais variados espaços disponíveis no Jardim.

No próprio Uaná tem um bistrô, que dá para fazer uma boquinha e dar adeus a esse final de semana maravilhoso no Vale do Café!

Jardim Ecológico Uaná Etê



Árvore das infinitas possibilidades - você compra uma fita de cetim na recepção, faz seus desejos,e amarra a fita na árvore. Adorei essa parte!



Árvore dos cristais



Teias no meio da floresta para apreciar o céu


Labirinto da música - o primeiro labirinto paisagístico dedicado à música.  Totalmente interativo. Você pode mexer nos instrumentos e perceber/ouvir o som que eles fazem.





Chegando ao topo do Uaná Etê



O Uaná oferece bebedouros espalhados por todos os espaços


Bistrô


 Hospedagem



Para fazer suas reservas:

Fazenda das Palmas: (24) 2468 1489 – fazenda.palmas@gmail.com
Jardim Uaná Etê: (24) 2468-1550 – jardimuanaete@gmail.com
Mara Palace Hotel: (24) 2471 1993/ reservasmarapalace@uol.com.br
Hotel Santa Amália: (24) 2471 7007/ reservas@hotelsantaamalia.com
Vila Hibisco Hotel & Apart: (24) 2491 2535 – contato@vilahibisco.com.br
Fazenda Cachoeira Grande:  (24) 2471-1264  (24) 7812-1168 (24) 7812-4930 -  nubia@fazendacachoeiragrande.com.br
Museu da Casa Hera: (24) 2471-2930

Nosso roteiro ficou assim:

Municípios visitados: Paulo de Frontin, Vassouras e Barra do Piraí.

Já reservou hotel para sua próxima viagem? Reserve com o BOOKING, o maior site de reservas do mundo

Municípios do Vale do Café: Vassouras, Valença, Rio das Flores, Piraí, Engenheiro Paulo de Frontin, Paty do Alferes, Paracambi, Miguel Pereira, Mendes, Barra do Piraí, Pinheiral, Barra Mansa, Paraíba do Sul,Volta Redonda e Resende. 

Agradecemos ao Vale do Café Rio o convite para essa Press Trip.

Patricia Tayão.
Fotos: Patricia Tayão e Eduardo Freitas. As da Vila Hibisco foram retiradas do site do hotel.








































































































































































































































  1. Muito interessante esse passeio, além de ser bem diferente do que estamos acostumados a fazer em um final de semana. Misturar natureza, com prédios antigos e ainda gastronomia é um passeio perfeito.
    Obrigado por compartilhar.

    ResponderExcluir
  2. Que super roteiro! A região parece ser encantadora, e a feijoada me deixou com água na boca!

    ResponderExcluir
  3. Caramba, que delícia de lugar! Fiquei com vontade de fugir pra lá no próximo final de semana, estou precisando tanto de relaxar...Ficou super completo, obrigado por compartilhar! Abs

    ResponderExcluir
  4. O vale do café é muito bonito para uma fugidinha de final de semana do Rio de Janeiro! Vale muito á pena

    ResponderExcluir
  5. Muito bom este post sobre o Vale do Café. Estou a ver que este tema não é muito explorado pelos bloggers brasileiros. Dou te os parabéns. Adorei sobretudo as fotos da Fazenda Cachoeira Grande e topo do Uaná Etê.

    ResponderExcluir
  6. Que lugar especial, eu como boa fã de café adoraria conhecer essa fazenda, ótimo saber mais sobre!

    ResponderExcluir
  7. gente que lugar encantador! adorei aquele papel de parede combinando com a cama e as redes! ia passar algumas horas la aheuah

    ResponderExcluir
  8. Lindo demais! Sinto falta dessa paisagem (ainda mais com essa friaca que tá fazendo agora na Holanda, brrrrrrrr)

    ResponderExcluir
  9. Hei! Que viagem! :-) Adorei as fotos e roteiro, excelente dica! :-) Edson

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário!

Whatsapp Button works on Mobile Device only

Start typing and press Enter to search