Booking.com

quinta-feira, agosto 20

Como são as cachoeiras Almécegas I, II e São Bento, na Chapada dos Veadeiros

Como são as cachoeiras Almécegas I, II e São Bento, na Chapada dos Veadeiros


Como eu já havia comentado nas nossas outras postagens sobre a a Chapada dos Veadeiros, praticamente todos os atrativos que visitamos estão localizados dentro de propriedades particulares, que cobram um pequena entrada para ser visitada. 

Na Pousada e Fazenda São Bento, estão localizadas três cachoeiras: Almécegas I, II, e São Bento. Logo na entrada, você estaciona e faz seu pagamento. Existem duas opções: visitar Almécegas I e II somente, visitar Almécegas I e II + São Bento, ou apenas São Bento. Nós optamos pelo "combo", para conhecer todas.

Trilha para Almécegas I.


Nós começamos pela Almécegas I, seguimos de carro até um outro estacionamento, e começamos nossa trilha. Bem íngreme, com muitas pedras, com nível médio de dificuldade, mas precisa ter algum condicionamento físico, pessoas com dificuldade de locomoção, ou crianças muito pequenas não vão se sair bem nessa trilha. 

Depois de muito andar, mais ou menos uns quarenta minutos, chega-se ao mirante, onde você vê a cachoeira de cima, simplesmente um desbunde! Mas eu ainda quis ir até a base da cachu, e para tal, precisamos descer praticamente o Monte Everest, em uma trilha terrível de ruim, uma droga mesmo, em alguns momentos você só desce segurando em uma corda.



Também é possível aproveitar algumas piscinas naturais na parte de cima da cachoeira, nós não fomos, então, não posso falar sobre essa parte, se é bom ou não seguir até lá com os pequenos.

Pelo valor cobrado, o maior que pagamos para conhecer uma cachoeira na Chapada (R$30,00 por pessoa, mas Isaac não foi cobrado), poderia existir uma estrutura melhor, como a que vimos, por exemplo, na cachoeira das Loquinhas, com trilha suspensa, toda em madeira, inclusive com corrimão.

Chegada ao mirante.


Vista do mirante, simplesmente demais!



E entrar na cachoeira também não é nada fácil, não existe escada de apoio, você tem que ir por cima das pedras, enfim, apesar da beleza, eu não consegui aproveitá-la como gostaria. E não recomendo a ida com crianças, até o mirante, ainda vai, mas descer até a base, de jeito nenhum. 

E se para descer foi ruim, imagina para fazer a trilha de volta? Um suplício!     

Já reservou hotel para a próxima viagem? Veja opções no Booking.com - o maior site de reservas do mundo. 

Base da cachoeira Almécegas I.


Depois seguimos para fazer a trilha para a Almécegas II, bem mais tranquila que a I,  com piscinas na parte de cima, onde as crianças podem brincar um pouco. A parte de baixo é funda, e pelo que eu vi, para aproveitar, só pulando lá de cima, coisa que eu não faço e nem recomendo.

Depois seguimos para a São Bento, que fica bem na antrada da fazenda, que também é linda, mas muito funda, sem condição de ser aproveitada com crianças.


Muitos bichos pelas trilhas...



Enfim, apesar de ser uma pousada que oferece boa infraestrutura ao hóspedes, pensão completa, com restaurante aberto ao público, passeios a cavalo, rapel, trilhas de bike, uma mega tirolesa, conhecida como uma das maiores e mais altas do Brasil, a estrutura das trilhas é péssima, podendo ser melhorada e muito.  



Almécegas II.




Como chegar?

Estando hospedado em Alto Paraíso, basta sair da cidade e pegar a GO - 118, no sentido Brasília e virar à direita na entrada para São Jorge, seguindo alguns quilômetros, você verá a entrada da fazenda do seu lado esquerdo.


Cachoeira São Bento.


Patricia Tayão.
Fotos: Patricia Tayão e Eduardo Freitas.

Veja o que já escrevemos sobre nossa viagem à Chapada dos Veadeiros:

Nem só de cachoeiras vive a Chapada dos Veadeiros, conheça suas águas termais!
O verde esmeralda da cachoeira das Loquinhas, na Chapada dos Veadeiro!
Pousada Recanto da Grande Paz - Alto Paraíso de Goiás - Chapada dos Veadeiros.

Poço Encantado: a melhor cachoeira da Chapada dos Veadeiros para levar as crianças!
Como é a Cachoeira dos Cristais, em Alto Paraíso de Goiás, na Chapada dos Veadeiros!
Vale da Lua: você nunca viu nada igual!


*Para reservar seu hotel, basta acessar o banner do Booking abaixo. Recebemos uma pequena comissão pelas reservas feitas através do blog, e o preço não altera em nada para você. 

                                 

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário!

Whatsapp Button works on Mobile Device only

Start typing and press Enter to search