Booking.com

sexta-feira, janeiro 1

Penedo: uma colônia finlandesa entre o Rio e São Paulo #1

Penedo: uma colônia finlandesa entre o Rio e São Paulo #1


Penedo é uma cidade que fica localizada às margens da Rodovia Presidente Dutra, no Rio de Janeiro, pertencendo ao município de Itatiaia. Foi colonizada na década de 20 por finlandeses e hoje é a única colônia finlandesa no Brasil.

Saindo do Rio, se você estiver com sorte e não pegar nenhum engarrafamento na Dutra, os 176 km podem ser feitos em duas horas e meia. Saindo de Sampa sem nenhum congestionamento (seu grande dia), em três horas e meia você avança os 270 km necessários para chegar a essa linda cidade.

Com clima ameno, cachoeiras, belas paisagens (montanhas, vales e rios cristalinos), pousadas charmosas, muitas lojas de artesanato e uma cena gastronômica em alta,  Penedo é uma excelente opção para um final de semana em casal, ou mesmo para uma família com crianças.    

Com todas essas características bacanas, e sendo tão pertinho do Rio, a cidade entra no nosso roteiro de viagens de final de semana todos os anos, desde que eu e Eduardo começamos a namorar. 

Fazendo uma conta rápida, já estivemos na cidade pelo menos umas quinze vezes. Passamos nossa lua de mel por lá, e a primeira viagem do Isaac, adivinhem para onde foi? Foi para Penedo também...Post aqui. 

Gostamos tanto de lá, que até já fizemos aniversário do Isaac na Pousada Suarez...Post aqui, e do nosso sobrinho Gustavinho também...Post aqui.   

Mesmo gostando tanto da região, e já tendo ido tantas vezes, o Viajar hei não tinha um post dando dicas do que fazer por lá... E como demorou a sair o primeiro! Fomos a última vez em outubro e só hoje eu consegui organizar o conteúdo...Vai entender cabeça de blogueiro!  

Nesse última ida fcamos surpresos: o comércio da cidade ganhou um fôlego enorme, foram abertos novos restaurantes, centros comerciais, lojas bacanas de decoração, tudo com cara de que está indo muito bem, obrigada! 

A cidade estava lotada de famílias, casais, tudo que traz desenvolvimento para uma região...Minha crítica refere-se apenas ao estilo arquitônico adotado pelos novos hotéis e centros comerciais da cidade: modernoso demais, destoando totalmente do estilo finlandês das construções mais antigas, tirando um pouco da originalidade do lugar...#ficaadica

Nesse post daremos dicas do que fazer em Penedo e na região, e nos próximos posts detalharemos nossos restaurantes e hotéis favoritos...

Já reservou hotel para a próxima viagem? Veja opções no Booking.com - o maior site de reservas do mundo. 

Tulevat tietää?


Minha primeira dica do que fazer em Penedo  é conhecer a Casa do Chocolate, que tem duas unidades na cidade: uma na Avenida das Mangueiras e um outra na Rua das Velas. O chocolate quente é uma excelente pedida para os dias mais frios, e uma ótima escolha para levar de lembrança. Os chocolates são muito bons, e você ainda assiste eles serem preparados. 



Outro lugar que não se pode deixar de conhecer é o Shopping Pequena Finlândia, com lojas ao ar livre, e nos fundos, a Casa do Papai Noel. Aos finais de semana, o bom velhinho dá expediente na na sua casa, que apesar de simples,  alegra a garotada.


Um passeio com uma pegada mais ecológica é conhecer o Pico de Penedinho, um mirante com 600 metros de altitude, onde é possível avistar parte deo município de Itatiaia, Resende, e toda cidade de Penedo. Para conhecer o Pico do Penedinho, primeiro pega-se uma autorização na Casa do Chocolate (da Avenida das Mangueiras), depois segue-se para a propriedade particular onde o Pico está situado. Para chegar a propriedade, basta seguir a rua Harry Bertell, que é a rua saindo da Casa do Chocolate, à direita. Chegando na propriedade, basta entregar a autorização e desfutar de uma bela paisagem. Não esqueça de levar água!

Gustavinho, meu sobrinho,  em sua primeira trilha...


Vista do alto do Pico do Penedinho...


Bem pertinho da rua principal da cidade, existem várias cachoeiras, nenhuma delas é maravilhosa, como na Chapada dos Veadeiros, mas dá para se refrescar bastante nos dias mais quentes, além de renderem belas fotos nos dias mais frios. As Três Cachoeiras ficam na Avenida das Três Cachoeiras e são as mais acessíveis,  e por isso mesmo, disputadíssimas e lotadas nos dias mais quentes.

Já reservou hotel para a próxima viagem? Veja opções no Booking.com - o maior site de reservas do mundo. 


Não deixe de provar Sorvete Finlandês, receita elaborada por uma família européia em homenagem à colônia finlandesa ali presente. Utilizando produtos de qualidade, o sucesso veio, e as filas para comprá-lo não mentem. Pegue um copinho e sente na mesa em frente para observar o movimento dos turistas. Fica na Avenida Finlândia, 259 - em frente ao Shopping Pequena Finlândia.    

Outra iguaria da cidade que você não pode deixar de provar são as trutas: peixe de água doce, cultivados em tanques na Serrinha do Alambari, pela empresa Trutas da Serrinha. A região, que é vizinha à Penedo, também é muito bonita, e a empresa recebe visitas aos sábados para conhecer seus tanques de criação.  

Para quem deseja algo mais radical, a From Penedo Adventure oferece passeios de quadriciclo e jeeps, ambos com banho de cachoeira. Outro passeio que a empresa oferece são cavalgadas, também com banho de cachoeira. Para os pequenos, tem passeio de pônei. Isaac já fez quando era pequeno e curtiu muito!

Para quem não é tão radical assim, mas deseja explorar a cidade, um passeio de trenzinho é perfeito. Passa pelos principais pontos turísticos da cidade, e as crianças simplesmente adoram. O passeio inicia-se em frente ao Shopping Pequena Finlândia.  

Para quem gosta de cultura, ainda tem  o Museu Finlandês, que contém mais de mil objetos trazidos da Finlãndia, contando um pouco mais sobre esse distante país.

Ficando mais dias na cidade, dá para visitar o Parque nacional de Itatiaia, repleto de belas paisagens e lindas cachoeiras. Reserve uma manhã inteira para esse passeio.

E um bate e volta que agora ficou perfeito com o asfaltamento da maior parte da estrada, é explorar Visconde de Mauá, com suas belas cachoeiras e sua lojinhas de artesanato e doces. Com uma pegada mais rústica que Penedo, a região merece mais que um bate e volta, merece um final de semana inteirinho para ela, já que é repleta de atrações. 


Como Visconde de Mauá faz divisa com Minas Gerais, a culinária local disputa pau a pau  com as cachoeiras e belas paisagens da região o prêmio do que é melhor na cidade. Passeio imperdível,  e só a estrada até a cidade já valeria a pena, pois as paisagens são bonitas, a estrada está muito boa, bem sinalizada e com alguns mirantes para apreciar as belezas da região. 







Eu sou suspeita para falar, mas se eu fosse você ira para Penedo agora, depois volta aqui e me conta o que você achou...

Patricia Tayão.
Fotos: Patricia Tayão

Para reservar seu hotel em Penedo ou Visconde de Mauá. acesse o banner do Booking abaixo:


Booking.com
  1. Oi Patrícia, simplesmente amei as dicas. Vou participar de uma corrida no sábado em Maromba, mas no domingo quero dar uma passada em Penedo (que não conheço ainda, uma vergonha!). Já anotei algumas de suas dicas para aproveitar o pouco tempo que terei na cidade.

    Muito obrigada!
    Abraços
    Carolina
    Blog Viajar correndo
    Facebook
    Instagram

    ResponderExcluir
  2. Conheço Penedo e também já fui lá várias vezes, mas nunca percebi tanta coisa como você descreve aqui. Vou voltar lá com outros olhos. E vou aguardar seu post de Bonito que já está há muito no meu roteiro. Adorei suas dicas. Elaine

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Elaine, Penedo é uma cidade muito agradável. Volte lá e depois me conta...Abraços!

      Excluir
  3. Adorei o post! Sempre passo correndo por Penedo! Agora deu vontade de ficar mais... bjs

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário!

Whatsapp Button works on Mobile Device only

Start typing and press Enter to search