RELATOS - DICAS - AGÊNCIA DE VIAGENS CONTATO: (21) 97153-7717

sexta-feira, abril 26

Os 10 melhores passeios de Capitólio - MG

Os 10 melhores passeios de Capitólio - MG

Capitólio, cidade ao sul de Minas Gerais, é hoje a queridinha do momento para os amantes de cachoeiras e belas paisagens. Banhada pelo Lago de Furnas, a cidade, que é conhecida como rainha dos lagos, é repleta de atrativos naturais, com cachoeiras, canyons, mirantes e seu principal atrativo - um pedacinho dos 1440 km² do Lago de Furnas.

Nesse post, fizemos uma seleção com os melhores passeios para você fazer na cidade, aproveitando o que a região tem de melhor!

Bora conferir!


⇨Onde se hospedar em Capitólio:


⇨Os 10 melhores passeios de Capitólio: 

1- Trilha do Sol -  De longe, o melhor conjunto de cachoeiras da região. Passeio simplesmente imperdível!

A Trilha do Sol é uma propriedade particular, com pousada, restaurante e cachoeiras. Para visitar as cachus, basta  pagar um determinado valor por pessoa. Elas são em três: No Limite, Cachoeira do Grito e Poço Dourado. Todas são ótimas para banho e realmente muito bonitas. 

Como chegar?

Para chegar, basta sair da cidade de Capitólio e virar à esquerda na rodovia MG-050. São 23 km até lá, cerca de meia hora. Tem placas indicando e a entrada é no mesmo sentido em que você vai estar.

Como funciona?

Na recepção você assina um termo de responsabilidade, coloca uma pulseirinha e segue  para a trilha. Eles dão toda a orientação necessária para que ela seja feita de forma segura.  

Dá para levar crianças/idosos?

Sim. desde que estejam acostumadas a fazer ecoturismo. O ideal é a partir de 8, 9 anos, menor que isso é arriscado.

Quanto aos idosos, precisam ter disposição, pois uma das cachoeiras tem uma descida bem íngreme.

Já reservou seu Hotel/Pousada em Capitólio? Acesse o Booking - o maior site de reservas do mundo - com cancelamento gratuito e avaliações reais.

Os 10 melhores passeios de Capitólio - MGOs 10 melhores passeios de Capitólio - MG.

Os 10 melhores passeios de Capitólio - MG

Os 10 melhores passeios de Capitólio - MGOs 10 melhores passeios de Capitólio - MG
  
Os 10 melhores passeios de Capitólio - MG

2- Passeio de Lancha/chalana pelo Lago de Furnas - O passeio mais famoso de Capitólio - e que coa cidade no mapa do turismo nacional - é o feito de lancha ou chalana pelo Lago de Furnas. O lago tem 1440 km². É ou não é um marzão? No passeio de lancha você serpenteia pelo canyons, se deslumbrando com a beleza do lugar!

Como funciona?

Os passeios variam de 2 a 4 horas e fazem diversos roteiros. Nós fizemos o de lancha, e durou três horas, passando pela Lagoa Azul, Vale dos Tucanos, uma cachoeira linda, e ainda podíamos ter parado em um bar flutuante, mas a fome era grande e preferimos seguir direto para o restaurante mais famoso e saboroso de Capitólio, o Restaurante do Turvo.

Durante o passeio, tivemos duas deliciosas paradas para banho. Quem não se sente confortável, deve colocar o colete salva vidas. Não se iludam, em algumas partes, a profundidade chega a 100 metros.

Como chegar?

Basta sair da cidade e virar à esquerda na MG-050, sentido Passos. Uns 15 km depois, no seu lado esquerdo, você encontra um monte de barraquinhas que vendem os ingressos para os passeios. Como referência, lembre-se que os barcos saem exatamente da frente do Restaurante do Turvo, que fica a sua direita. Basta estacionar seu carro, comprar seu ingresso e partir!

Dá para levar  crianças/idosos?

Perfeitamente, mas devem usar colete salva vidas.

Os 10 melhores passeios de Capitólio - MG

Os 10 melhores passeios de Capitólio - MGOs 10 melhores passeios de Capitólio - MG

Os 10 melhores passeios de Capitólio - MG

Os 10 melhores passeios de Capitólio - MG

3- Paraíso Perdido - Outro conjunto de cachoeiras simplesmente imperdível! É realmente um paraíso! Mesmo um pouquinho distante de Capitólio - o complexo fica em São João Batista da Glória - a uma hora da cidade, vale muito a pena a visita. 

Com canyons, 18 piscinas naturais e 8 quedas d'água, o Paraíso Perdido tem que estar no seu roteiro quando visitar Capitólio. É o conjunto de cachoeiras mais completo e conhecido da região. No complexo você ainda encontra restaurante, banheiros, camping e chalés.  

Uma curiosidade sobre esse complexo de cachoeiras é que a trilha é feita pelas pedras, com marcações em vermelho para você ir pisando. Muitas pessoas relatam que escorrega um pouco. Sobre esse fato não podemos afirmar, pois não conseguimos fazer esse passeio em função da chuva. Mas todo cuidado é pouco. Caso precise, existem monitores para ajudar.  

Como chegar?

Simples, muto simples. Basta sair da cidade e virar à esquerda, pegando a MG-050 no sentido Passos. O complexo é um pouco longe, fica a uns 50 km de Capitólio. 

Dá para levar crianças/idosos?

Depende. Se as crianças forem acostumadas a fazerem ecoturismo, forem obedientes, vale a pena levá-las. Para idosos, depende da disposição de cada um. Para alguns pode ser fácil, para outros, nem tanto. Lembrem-se que a trilha é feita nas pedras, algumas vezes dentro da água.



4- Mirante dos Canyons - Conhecer o Mirante do Canyons é um dos muitos passeios imperdíveis para serem feitos em Capitólio, Minas Gerais. Lá de cima, a vista do Lago de Furnas, serpenteando por entre os Canyons, com dezenas de metros de altura, é estonteante, belíssimo. 

Como chegar?

Simples, muto simples. Basta sair da cidade e virar à esquerda, pegando a MG-050 no sentido Passos. Depois de 20 km, você encontra o mirante a sua esquerda. Basta estacionar e fazer uma trilha de pouco mais de 5 minutos.

Em frente ao Mirante dos Canyons está a cachoeira Diquadinha, muito boa para crianças e com trilha bem fácil. 

ATENÇÃO: no Mirante dos Canyons não existe nenhuma mureta ou guarda corpo como proteção. É somente você e um desfiladeiro de sei lá quantos metros de altura. Outra coisa, antes a entrada era gratuita, mas agora estão cobrando para entrar.

Dá para levar crianças/idosos?

Nós optamos por não levar as crianças até à beira do mirante, por uma questão de segurança.  Deixamos elas com um responsável, tomando açaí, em um dos quiosques que ficam no estacionamento. Achamos o local extremamente perigoso. Não sei o que a prefeitura da cidade está esperando para colocar alguma segurança nesse lugar. 

Quanto aos idosos, tranquilo, mas tomem cuidado, principalmente os que sentem tontura em lugares altos.

Já reservou seu Hotel/Pousada em Capitólio? Acesse o Booking - o maior site de reservas do mundo - com cancelamento gratuito e avaliações reais.

Os 10 melhores passeios de Capitólio - MGOs 10 melhores passeios de Capitólio - MG

Os 10 melhores passeios de Capitólio - MG

Os 10 melhores passeios de Capitólio - MG

5 - Cascata Eco Parque - O Cascata Eco Parque  é mais um conjunto de cachoeiras  lindas para você visitar em Capitólio,  Minas Gerais. 

Na parte de cima das cachus, verdadeiras piscinas naturais dão as boas vindas ao turista. Algumas bem rasinhas, intercaladas com partes um pouco mais fundas. Um coisa em comum: todas muito gostosas para banho. Na parte de baixo também tem piscinas rasas e fundas, fica a gosto da pessoa. 

Como chegar?

Saindo de Capitólio, pegue a MG-050, virando à esquerda, no sentido Passos.  Demora uns 20 minutinhos para chegar ao complexo, que fica a 23 km da cidade de Capitólio. Uma placa avisará para você a localização dessas cachoeiras, que fica do outro lado da pista em que você estará. Basta atravessar a pista e seguir as placas. Paga-se uma taxa por pessoa para  fazer a visitação. No local também há lanchonete, banheiro, camping e hostel.

Dá para levar crianças/idosos?

Se você está com crianças, idosos ou pessoas com dificuldade de locomoção, mas mesmo assim quer aproveitar o que a cidade tem de melhor, esse é um passeio que eu te indicaria fazer. A trilha é leve e feita por cima das cachoeiras, com canyons e vistas bem bacanas. Na volta, a trilha é por dentro delas. Quem não tem coragem, pode fazer como nós fizemos, e voltar pela mesma trilha, sem passar por dentro das cachoeiras.  

ATENÇÃO: não perca suas crianças de vista! A parte de cima é uma piscininha e parece inofensiva, mas na beirada pode ser perigoso, pois tem uma cachoeira. Mantenha-os sempre por perto, sob vigilância.



Os 10 melhores passeios de Capitólio - MG


 Os 10 melhores passeios de Capitólio - MG

Os 10 melhores passeios de Capitólio - MG

6- Pedreira Lagoa Azul - Pedreira que retirava pedras de quartzito. Está desativada há mais de 15 nos, onde foi formado um lago com águas limpas e de cores que passam pelo azul/verde. A paisagem é de tirar o fôlego e vale e muito a visita.

Como chegar?

A estrada de acesso não é muito boa, com muitas pedras. O ideal é fazer esse passeio em um veículo 4x4, oferecido por inúmeras agências da região.

Dá para  levar crianças/idosos?  

Perfeitamente, como é um local com difícil acesso, na maioria das vezes está relativamente vazio, permitindo um delicioso banho em suas águas.

Pedreira Lagoa Azul - Capitólio - MG -  http://goldenseacapitolio.com.br/

7- Morro do Chapéu - Outro passeio para quem gosta de apreciar belas paisagens. O topo do Morro do Chapéu está a 1293 metros de altura e é o ponto mais alto de Capitólio. De lá de cima descortina-se o imenso Lago de Furnas, além dos municípios de Capitólio, Guapé, Alpinópolis e São José da Barra.

Como chegar?

Vale a pena contratar uma agência e fazer o percurso em um carro 4x4.

Dá para  levar crianças/idosos?  

Claro que pode levar. Todas as idades apreciam uma bela paisagem, né não!

Morro do Chapéu - Capitólio - MG -  http://goldenseacapitolio.com.br/

8- Cachoeira do Filó - Outra cachoeira excelente para banho, localizada no município de São João Batista da Glória. Fica a 38 km de Capitólio.

Como chegar?

Basta sair da cidade de Capitólio e pegar a MG-050, virando à esquerda, no sentido Passos.  Depois de 38 km rodados você verá carros estacionados na beira da estrada. Não há placas indicando. Tem lugar para estacionar o carro e seguir para fazer a trilha, de mais ou menos uns 100 metros.

Dá para  levar crianças/idosos?  

Sim, a cachoeira tem uma área grande para banho, com partes rasas, que com certeza vai agradar as crianças e idosos do seu grupo.

Cachoeira do Filó - MG -  http://goldenseacapitolio.com.br/

9- Cachoeira Lagoa Azul - Essa cachoeira fica dentro do espaço da Pousada Cachoeira Lagoa Azul  Quem tem o prazer de se hospedar nessa pousada - que é muito bacana - tem acesso livre a essa cachoeira, tanto a parte de cima quanto a parte de baixo da cachu.

Para visitá-la você deve  pagar um determinado valor no Empório da pousada  e seguir para fazer a trilha, que é bem leve, de apenas 10 minutinhos. 

Outra forma de conhecer  essa cachoeira é fazendo o passeio de lancha. Uma das paradas para banho é justamente na parte de baixo dessa cachoeira, não sendo necessário pagar.  

Como chegar?

Basta sair da cidade de Capitólio e pegar a MG-050, virando à esquerda, no sentido Passos.  Depois de uns 15 minutinhos você avistará as placas para a pousada, no seu lado esquerdo.

Dá para  levar crianças/idosos?  

Na parte de de cima sim, mas na parte de baixo tem muita pedra no fundo da cachu, dificultando um pouco para os idosos/crianças.

Parte de cima da cachoeira Lagoa Azul.

Cachoeira Lagoa Azul - Capitólio - MG - http://www.lagoazul.tur.br/

Parte de baixo da cachoeira Lagoa Azul.


Os 10 melhores passeios de Capitólio - MG

10- Cachoeira Diquadinha - A cachu tem uma trilha bem curtinha, podendo ser feita por idosos e pessoas com dificuldade de locomoção. 

Antes a entrada era gratuita, mas fiquei sabendo que agora cobram, tanto para entrar na cachoeira, quanto para visitar o Mirante dos Canyons.

Como chegar?

Basta sair da cidade e virar à esquerda, na MG-050, sentido Passos. Ela fica exatamente em frente ao Mirante dos Canyons, uma das atrações mais populares de Capitólio. Basta estacionar seu carro à beira do mirante e atravessar a estrada.

Dá para levar crianças/idosos?

Sim, vale muito a pena! Além dela ter um poço ótimo para banho, é perfeita para quem vai com crianças, pois possui um mini escorrega nas pedras que faz a alegria da garotada. Nossa turma não saiu de lá nem um segundo.

Já reservou seu Hotel/Pousada em Capitólio? Acesse o Booking - o maior site de reservas do mundo - com cancelamento gratuito e avaliações reais.


Os 10 melhores passeios de Capitólio - MGOs 10 melhores passeios de Capitólio - MG
  
Os 10 melhores passeios de Capitólio - MG

Siga nosso Instagram
Curta nossa página no Facebook
Siga-nos no Twitter

Resolva sua viagem por aqui: 

  • Reserve seu hotel no nosso parceiro de hotéis Booking.com. O Booking oferece a maior rede hoteleira do mundo, com cancelamento gratuito para  maioria dois quartos, além de avaliações reais, de quem realmente se hospedou nos hotéis.  RESERVE AQUI SEU HOTEL NO BOOKING.

  • A Seguros Promo é um comparador de preços dos melhores seguros saúde do mercado. Depois de encontrar o melhor preço, você, leitor do Viajar hei, ainda ganha 5% de desconto utilizando o cupom VIAJARHEI5.  FAZER COTAÇÃO AQUI DE SEGURO SAÚDE.

  • Alugue seu carro com o a Rentcars, que compara os preços de locação de carro em várias locadoras. Outras grandes vantagens: você paga em reais, parcelado em até 12x nos cartões de crédito, além de fugir do iof.  FAZER COTAÇÃO AQUI DE ALUGUEL DE CARRO.


  • Compre seus ingressos para Disney, Universal, Sea World e inúmeros outros parques temáticos, além de shows da Broadway e city pass para  diversas cidades no mundo. Ingressos para o Beto Carrero também podem ser comprados no site, de forma rápida e segura. COMPRAR AQUI INGRESSOS DISNEY/UNIVERSAL/SEA WORLD.





Patricia Tayão.
Fotos: Patricia Tayão.













    Postar um comentário

    Deixe aqui seu comentário!

    Whatsapp Button works on Mobile Device only

    Start typing and press Enter to search