Booking.com

21 fevereiro 2018

Trilha do Sol: as melhores cachoeiras de Capitólio - MG

Trilha do Sol: as melhores cachoeiras de Capitólio - MG


Capitólio, cidade ao sul de Minas Gerais, é hoje a queridinha do momento para os amantes de cachoeiras e belas paisagens. Banhada pelo Lago de Furnas, a cidade, que é conhecida como rainha dos lagos, é repleta de atrativos naturais, com cachoeiras, cânions, mirantes e o imponente lago, com todas as suas possibilidades de passeio.

Estivemos na cidade em janeiro e realmente nos surpreendemos com  tamanha beleza. De todas as cachoeiras que conhecemos, as da Trilha do Sol foram as que mais gostamos.

A Trilha do Sol é uma propriedade particular, com pousada, restaurante e cachoeiras. Para visitar as cachus, basta  pagar um determinado valor por pessoa. Elas são em três: No Limite, Cachoeira do Grito e Poço Dourado. Todas são ótimas para banho e realmente muito bonitas. 

Já reservou hotel em Capitólio? Veja opções no Booking.com - o maior site de reservas do mundo. 

Como chegar?

Para chegar, basta sair da cidade de Capitólio e virar à esquerda na rodovia MG-050. São 23 km até lá, cerca de meia hora. Tem placas indicando e a entrada é no mesmo sentido em que você vai estar.

Como funciona?

Na recepção você assina um termo de responsabilidade, coloca uma pulseirinha e segue  para a trilha. Eles dão toda a orientação necessária para que ela seja feita de forma segura.  

Dá para levar crianças?

Sim. desde que estejam acostumadas a fazer ecoturismo. O ideal é a partir de 8, 9 anos, menor que isso é arriscado.

Quer dicas de ecoturismo com crianças? Leia nosso post Dicas para fazer ecoturismo com crianças. 

Como é a trilha?

Feita em meio a vegetação típica de serrado, com mirante, um cânion de tirar o fôlego, uma decida/subida,  e na última cachu você precisa atravessar um pequeno riacho e um cânion com água pela canela.

Saindo da recepção e visitando as três cachoeiras, você vai andar 4,0 km, em trilhas guiadas por placas. E ainda tem os guias para tirar suas dúvidas e oferecer ajuda, caso necessite.

O que levar?

Protetor solar, repelente, água, e se possível, sapatilha aquática. Tudo em mochila, nas costas, para ficar com as mãos livres para as descidas/subidas.

Se alguém do seu grupo não quiser visitar as cachus, pode pagar um determinado valor e usufruir das piscinas e redário da propriedade.

Já reservou hotel em Capitólio? Veja opções no Booking.com - o maior site de reservas do mundo. 


Recepção


Trilha com Cânion



Primeira cachoeira do circuito, a No Limite é excelente para banho, com uma piscina natural muito boa. Em meio a vegetação e paredões, você vai agradecer cada minuto que passar por lá!

A trilha para chegar até ela é tranquila, não apresentado subidas/descidas, apenas uma reta em meio a vegetação. 



Essa cachu me deu onda...





Da cachoeira No Limite, seguindo as placas, chega-se a Cachoeira do Grito - simplesmente maravilhosa.  Para acessar essa cachoeira é preciso descer uma trilha bem íngreme, mas tem cordas para te ajudar. 

A parte de cima tem pequenas quedas d'água que são uma delícia. A parte de baixo tem uma piscina para banho que é um desbunde, mas precisa fazer uma pequena trilha, que eu achei um pouco sinistra, escorregadia, mas valeu muito a pena. Essa piscina natural, na parte de baixo, também tem o nome de Poço Dourado.

Cachoeira do Grito





 




A última cachoeira do circuito é o Poço Dourado. Não deixe de visitá-la de jeito nenhum! É um lugar único e abençoado pela natureza! 

Pra chegar ao poço, basta sair da Cachoeira do Grito e seguir a placa. Você vai passar por uma pequeno riacho e atravessar um cânion com água na canela, andando pouco mais de 50 metros, chega-se ao Poço Dourado. 

O Poço Dourado e o cânion por onde você passa para chegar até ele, é daqueles lugares para guardar para sempre na memória, com certeza foi feito por alguém que realmente entende do negócio de fazer lugar bonito!   

Poço Dourado




Já reservou hotel em Capitólio? Veja opções no Booking.com - o maior site de reservas do mundo. 

Patricia Tayão.
Fotos: Patrícia Tayão e grupo TPM - Trip para Mulheres.
  1. Oi, Patrícia. Tudo bem? :)

    Seu post foi selecionado para o #linkódromo, do Viaje na Viagem.
    Dá uma olhada em http://www.viajenaviagem.com

    Até mais,
    Bóia – Natalie

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uau! Que notícia maravilhosa Natalie!
      Mais uma vez, obrigada!

      Excluir

Comente aqui

Whatsapp Button works on Mobile Device only

Start typing and press Enter to search