RELATOS - DICAS - AGÊNCIA DE VIAGENS CONTATO: (21) 97153-7717

quarta-feira, abril 13

Qual a melhor idade para levar as crianças a Bonito

Qual a melhor idade para levar as crianças a Bonito

Isaac na carretilha do Balneário Ilha Bonita.

Participo de inúmeros grupos de viagens no Facebook, e constantemente vejo mães cheias de dúvidas quanto a melhor idade para levar seus filhos a Bonito - MS - por isso, decidi fazer esse post, para tentar esclarecer quem estiver com vontade de embarcar com seus filhotes para lá.

A primeira notícia que eu vou te dar, pode não ser muito animadora, mas é a mais pura verdade: as atividades e atrações da cidade não são para crianças de dois, três, quatro anos. Comece a pensar em levar os pequenos quando tiverem sete ou oito, mas vão curtir mesmo, e deixar você aproveitar também, a partir dos nove, dez ou onze anos, dependendo da criança. 

Isaac foi com dez anos e aproveitou tudo: fez todas as flutuações, cachoeiras, trilhas, balneários e grutas. Vimos outras crianças, também da idade dele usufruindo das atividades. Em apenas um passeio, na Gruta de São Miguel, vimos uma criança que aparentava ter uns quatro anos, e claramente não estava aproveitando. Reclamava da chuva, da caminhada, da descida. Não curtiu nada, absolutamente nada.

Outra notícia não tão boa: a criança, além de ter idade, tem que estar acostumada a fazer ecoturismo. Não adianta pegar uma criança que nunca viu mato na vida, e num belo dia querer que a criança se adapte em questão de minutos as intempéries das atividades ao ar livre. 


O passeios mais famosos de Bonito, as flutuações nos seus rios, exigem idade mínima de oito anos. Imagina você ir a um lugar e não poder aproveitar  justamente a atração que colocou aquele destino no mapa do ecoturismo mundial? 

Para fazer a flutuação  a pessoa necessita colocar roupa de neoprene e saber utilizar o snorkel de maneira a poder visualizar o fundo do rio. Com uma criança pequena, tarefa impossível. 

Alguns rios oferecem alguma correnteza, necessitando que a pessoa saiba bater as penas e braços para se direcionar para onde o guia sinalizar. 

Enfim, suas flutuações ficarão comprometidas ao ir com uma criança que não tenha as habilidades necessárias.

Já reservou hotel para a próxima viagem? Veja opções no Booking.com - o maior site de reservas do mundo. 

Flutuação no Recanto Ecológico Rio da Prata,


Flutuação no Rio Sucuri.



Arvorismo, boia cross e passeio de bote - outras atividades muito comuns em Bonito. No caso do arvorismo - necessitam ter habilidade motora para pisar no lugar certo, saber utilizar equipamento de segurança, não ter medo de altura e seguir as orientações de segurança dos guias. Para o passeio de bote e boia  cross,  precisam utilizar o colete salva vidas e seguir as instruções de segurança.  

Arvorismo e boia cross no Hotel Cabanas.



Banho nas cachoeiras e rios: precisam fazer pequenas trilhas e utilizar colete salva vidas. Se suberem nadar, melhor ainda, pois algumas cachoeiras e rios oferecem correnteza, fraca, mas oferecem.

Parque das Cachoeiras.


Trilhas: algumas são bem tranquilas, já outras são mais pesadas. Todas são em meio a vegetação, com insetos e animais em volta.

Trilha para a flutuação no Recanto Ecológico Rio da Prata. São 2,0 km de trilha. E nós fizemos ela toda debaixo de chuva. Adoramos! Mas não é toda criança que vai curtir!


Poço Encantado, na trilha para a flutuação no Rio Sucuri.


Contato com animais: crianças pequenas podem se assustar ao ver alguns animais. Em algumas flutuações, cobras, jacarés e antas são avistadas - não causam nenhum problema se não mexerem com eles - mas  os pequenos podem sentir medo e terem reações inesperadas. 

Projeto Jiboia: o stand up comedy das cobras de Bonito. 



Enfim,  perceba se seu filhote já tem as habilidades e a maturidade necessária para fazer os principais passeios da cidade. Se ainda não os tiver, adie um pouco, se já os possuir, embarque imediatamente para Bonito, a cidade é o paraíso para quem curte ecoturismo. 

Já reservou hotel para a próxima viagem? Veja opções no Booking.com - o maior site de reservas do mundo. 

Posts que já fizemos sobre nossa viagem a Bonito:  
Arvorismo e Boia Cross no Hotel Cabanas.

Patricia Tayão.
Fotos: Patricia Tayão e Eduardo Freitas.
  1. Agora li, obrigado por compartilhar. Estamos acompanhando para quando fizermos nossa viagem possamos aproveitar mais. Temos o www.viagenspelobrasil.net que tem comentários curtos com o objetivo de mostrar um pouco de nosso Brasil, cidadezinhas pequenas e não apenas as famosas. Até breve.

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário!

Whatsapp Button works on Mobile Device only

Start typing and press Enter to search