Como conciliar viagens e o ano escolar das crianças


Nós adoramos blogagens coletivas, onde vários blogs escrevem sobre um mesmo tema. Vejam algumas das quais já participamos:

Nossa primeira viagem em família.
Dez mudanças par as famílias viajarem mais pelo Brasil.
Descobrindo o Brasil com crianças: nossas melhores viagens em família pelo Brasil.
Cinco museus no Rio para levar as crianças.
Entre Rio e São Paulo, os melhores museus para levar as crianças.

Cada hora é um grupo  quem propõem a blogagem. Essa de hoje é do grupo Assuntos de blogueiros  - viajando em família. Nos acompanhem nas redes sociais com a hashtag #ViagensEEscola. Esse grupo tá tão bacana que já até fizemos uma viagem juntos. O encontro foi em Búzios, e falamos um pouco dele aqui. Mas, vamos a nossa contribuição ao tema...

De um lado, pais que amam viajar. Do outro, filhos em idade escolar. Pais querendo fugir da alta temporada, dos preços na estratosfera, de destinos lotados. Crianças dando seus primeiros passos em matemática, ciências e história. Estariam os pais negando conhecimentos aos seus filhos ou enriquecendo seu currículo, com vivências, ao invés de teorias? 

As opiniões são controversas: há os que não deixam seus filhos faltarem às aulas por nada, por acharem que aquele conteúdo precisa ser aprendido e vai fazer falta no futuro, assim como há os que são bem tranquilos,  que acham que o que perderam em matéria, ganharam em convivência com a família, com outras culturas.

Já reservou hotel para a próxima viagem? Veja opções no Booking.com - o maior site de reservas do mundo. 

Se para pais normais, isso já é um dilema, imagina para quem é blogueiro de viagem, ou seja, que respira isso 24 horas por dia, que passa o tempo inteiro vendo promoções de passagem aérea, que está sempre, sempre, planejando a próxima viagem?

Difícil né! Nossa experiência nos diz  o seguinte: viaje o máximo que você puder, pelo maior período de tempo possível, para mais longe que conseguir ir, enquanto eles ainda estão na pré escola. Dá trabalho viajar com eles bem pequenos? Sim, mas é o mesmo trabalho que você teria na sua rotina. E convenhamos, é bem melhor ter trabalho em Paris do que em casa!

Conforme vão crescendo, o volume de conteúdo é maior, ficando cada vez mais difícil a ausência deles, até que chega um ponto em que estudos mais aprofundados, como no ensino médio, vão tornar até as viagens pequenas, de final de semana, cada vez mais raras. Por isso, curta muito as viagens com seus filhos! Além do que, chega uma hora em que eles mesmos não vão mais querer viajar conosco. Nem consigo me imaginar viajando sem meu pequeno pré adolescente chatinho!

Aqui em casa, quando Isaac estava na primeira fase do ensino fundamental, já chegamos a ficar 15 dias fora, sem que isso tenha prejudicado seus estudos, pois quando voltávamos, as professoras mesmo nos davam a orientação devida. Esse ano, já no 6º ano, passamos uma semana fora. Suas notas, por incrível que pareça, melhoraram! Isso mesmo! Viagem faz bem para os pequenos também viu! Mas para colocar em dia o que perdeu nessa semana, demorou mais de quinze dias, pois ainda tinham as tarefas diárias da escola. Definitivamente, mesmo com as notas mais altas, sentimos que não dá mais para ele se ausentar da escola. E cada família vai sentir a sua hora de cessar as viagens durante o período escolar.

Com isso em mente, para montar nossas futuras viagens durante o período escolar, vamos colocar mais em prática algumas técnicas que já havíamos desenvolvido durante todos esses anos viajando com um estudante.

1- Com o calendário em mãos, vamos planejar mais viagens curtinhas, de final de semana, emendando o feriados de quinta ou terça-feira, por exemplo - desde que não sejam em dias de teste, prova  ou alguma atividade/matéria importante. Vamos aproveitar para conhecer mais nosso lindo estado (somos do Rio - morram de inveja!), e ticar da lista regiões que há muito queremos explorar. Com certeza, tem lugares bem interessantes para serem vistos bem pertinho de você, mas que por diversos motivos, vamos deixando para depois.

2- As viagens grandes terão que ser deixadas para janeiro, carnaval e julho. Altíssima temporada, eu sei! Preços muitas vezes impagáveis. Mas temos um truque que funciona muito bem. Exemplo: se vai viajar durante o carnaval, ou saia de casa bem antes, ou bem depois. Na quarta-feira de cinzas as passagens costumam estar uma pechincha. Em janeiro, quanto mais para o final do mês, mais baratas as passagens estão, em julho, a mesma coisa. Quanto mais no meio daquela temporada, mais caras, sacou?

3- De vez em quando nosso calendário nos presenteia com alguns feriados nacionais junto com algum municipal, um bem pertinho do outro. É a melhor data para fazer uma viagem um pouquinho maior sem prejudicar a vida escolar dos pequenos. Nessas datas as escolas não costumam marcar nada muito importante, já sabendo que muitas famílias aproveitam esses feriadões para viajar.

Enfim, nós não estamos aqui para dizer quem está certo ou quem está errado. Cada família sabe das suas necessidades naquele momento da vida. Muitas vezes, uma viagem juntos é fundamental para todos se reconectarem (sempre acho isso), em outra época, o que essa mesma família vai precisar é que seus filhos aproveitem o privilégio que possuem de estudar e traçar para si um futuro melhor!

Já reservou hotel para a próxima viagem? Veja opções no Booking.com - o maior site de reservas do mundo. 

Vejam o que os outros blogs do nosso grupo tem a dizer sobre o mesmo tema:


Foto: Patricia Tayão.