Booking.com

quinta-feira, maio 2

Dicas de como planejar sua viagem para Capitólio - MG

Dicas de como planejar sua viagem para Capitólio - MG

 

Desde que fomos a Capitólio - MG - e começamos  a escrever sobre esse destino incrível do Brasil, as pessoas nos perguntam simplesmente tudo sobre esse destino. O tempo inteiro as pessoas querem tirar dúvidas e ter certeza que vão escolher o hotel certo, farão os melhores passeios, querem saber a melhor forma de se locomoverem, enfim, desejam fazer sua viagem da melhor forma possível.

Então decidi fazer um post com as principais perguntas que as pessoas me fazem. Acho que com essas perguntas respondidas, sua viagem será melhor aproveitada, com certeza! 

Como chegar a Capitólio?


Se puder, vá de avião até Belo Horizonte. Chegando no aeroporto, alugue um carro e siga para Capitólio. Esse é o roteiro ideal, mas dá para ir de carro e ônibus também.

Se a cidade de onde você partir for muito longe, com mais de  7 horas de viagem até Capitólio, estude dividir a hospedagem em alguma outra cidade mineira.

Nós saímos do Rio, paramos dois dias em Tiradentes e depois seguimos para Capitólio. Na volta, paramos em São Lourenço antes de voltar para o Rio. 


Distância de Capitólio de algumas cidades:


Belo Horizonte MG - 290 km - 4 horas de carro.
São Paulo SP - 475 km - 5 horas e meia de carro.
Rio de Janeiro RJ - 620 km - 9 horas de carro.

Onde se hospedar em Capitólio? 


O melhor lugar para se hospedar é em Capitólio. Mesmo muitos passeios sendo fora da cidade, em poucos minutos, por estrada boa, você chega até os atrativos.

A cidade vem se estruturando e já possui uma razoável rede hoteleira, oferecendo  diferentes níveis de conforto aos turistas. Por lá você encontra desde camping até resorts, passando por pousadas simples,  hotéis e uma grande variedade de pessoas que estão alugando casas e apartamentos por temporada.

Não espere uma cidade charmosa, Capitólio é uma cidade com muito atrativos, mas a cidade em si, carece de um pouco de charme. Mesmo não sendo uma belezura, tem restaurantes, mercados, agências de viagem, enfim, tudo que você possa precisar durante sua estadia na região.

Nossa dica para reservar seu hotel/pousada na cidade é dar uma olhada nos posts que temos sobre o assunto, escolher o seu hotel/pousada e fazer as reservas pelos nossos links, através do Booking. O Booking é o maior site de reservas do mundo, com cancelamento grátis na maioria dos quartos e com avaliações de quem realmente se hospedou em seus hotéis.

Dicas de onde se hospedar em Capitólio. 


Entre no post abaixo que mais se adequa ao seu tipo de viagem (hotéis baratos, hotéis top e aluguel por temporada), veja em qual deseja ficar e faça a reserva pelos nossos links. Clicando neles você será redirecionado para o site do Booking, onde poderá fazer suas reservas.

Lembrando que os preços dos hotéis através dos nossos links é o mesmo preço que comprar diretamente pelo Booking.


Outra opção é se hospedar em São João Batista da Glória, cidade vizinha a Capitólio, que concentra muitas cachoeiras belíssimas. 



Dicas de onde se hospedar em São João Batista da Glória.



O ideal é ir de carro - em seu próprio ou alugado na saída do aeroporto - as atrações são longe uma das outras. Muitas nem estão em Capitólio, mas em cidades vizinhas. Os transfers costumam ser caros, pois as distância a se percorrer são grandes. Mas lembre-se que alguns passeios, como a Pedreira Lagoa Azul e o Morro do Chapéu precisam de carro 4x4, pois a estrada é bem ruim. 

Se não puder ir de carro, a melhor solução é ir por excursão, pois barateia os custos do transporte e dos passeios em geral.

Quais passeios fazer?


A cidade é repleta de atrativos e dificilmente em uma única viagem você vai conseguir visitar todos. Os imperdíveis são: Paraíso Perdido, Trilha do Sol, Mirante dos Canyons, Passeios de lancha pelo Lago de Furnas,  Cascata Eco Parque, Cachoeira Diquadinha, Morro do Chapéu, Pedreira Lagoa Azul, Cachoeira do Filó, Cachoeira Lagoa Azul.

Não deixe também de conhecer a Serra da Canastra e provar o queijo mais saboroso e famoso do Brasil, o Queijo da Canastra - produzido nessa região.



Onde reservar os passeios?


Exitem inúmeras agências que oferecem os passeios na cidade. Nós indicamos a Golden Sea Capitólio, uma das melhores da região, que oferece uma variedade enorme de passeios na cidade e pela Serra da Canastra, voo de balão, rapel, mergulho.  


Onde comer?


A cidade não tem uma variedade enorme de restaurantes. De uma forma geral a comida é boa, com preço bom e caseira. 


Como é o clima da cidade ao longo do ano? Qual a melhor época para visitar a cidade?


Capitólio tem verões quentes e chuvosos e no inverno é levemente frio, com pouquíssima chuva.


A melhor época para visitar a região é de meio de abril a final de setembro, onde você vai encontrar pouca chuva e uma temperatura agradável


Quanto vou gastar?


Essa é uma pergunta difícil, pois vai depender do número de dias que você vai ficar,  em que tipo de hotel vai se hospedar, quais passeios vai fazer, onde vai comer. 

De uma forma geral, a hospedagem e a alimentação não são caras, mas os passeios têm preços bem salgados, principalmente na alta temporada.



As crianças e idosos aproveitam as atrações da cidade?


Depende. Se for com criança pequena, algumas cachoeiras tem que ficar de fora, como a Trilha do Sol e o Paraíso Perdido. Com crianças maiores/adolescentes é possível fazer todos os passeios.


Com idosos, depende da disposição e condicionamento físico. Lembre-se que em algumas cachoeiras a trilha é por dentro das pedras e em outras a descida é íngreme.



Que estrutura a cidade oferece?


Não espere uma cidade com muita estrutura de bares e restaurantes badalados, vida noturna. Capitólio é uma cidade simples, com alguns restaurantes, mas não espere comida estrelada, gourmet. 

A rua principal concentra supermercados, agências de viagem, restaurantes, sorveteria, farmácias, açougue e algumas poucas lojas que vendem doces, queijos e lembranças.

As pousadas e hotéis estão espalhadas pela cidade. Não deixe de conhecer o Condomínio Escarpas do Lago. O condomínio é um chiquê só, e tem muitas casas para alugar no Booking. Dentro do condomínio tem mercado e restaurante, sendo uma excelente opção para se hospedar.



O que não pode faltar na mala?


Repelente, protetor solar, tênis, roupa de banho, pequena mochila para guardar celular e máquina fotográfica, pois em algumas trilhas é necessário ter as mãos livres para se segurar.

Na verdade a única coisa que não pode faltar na sua mala é disposição e gratidão por visitar um lugar tão lindo e com pessoas tão acolhedoras! 




Patricia Tayão.
Fotos: Patricia Tayão.














  1. Boa noite. Moro no Município do Rio de Janeiro e minha esposa me mostrou fotos de Capitólio que me deixaram apaixonado pelo local. Pretendemos chegar em Capitólio no dia 23 de dezembro e só voltar no dia 02 de janeiro. Tenho pesquisado as estradas que nos conduzam até Capitólio, porém vi que temos duas opções. Uma por Rezende, aqui no Rio e outra por Juíz de Fora, em Minas Gerais. Gostaria de contar com a gentileza de vocês de me informarem qual das duas rotas seria melhor e se possível o passo à passo com os nomes das estradas e localidades como referência para podermos chegar bem. Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jorge, nós fomos por uma e voltamos pela outra. Ambas são tranquilas. O ideal é fazer alguma parada no meio do caminho. Na ida ficamos alguns dias em Tiradentes, depois seguimos para Capitólio. Na volta, paramos em São Lourenço. Nós fomos guiados pelo nosso waze, funcionou tranquilamente. Boa viagem!

      Excluir

Deixe aqui seu comentário!

Whatsapp Button works on Mobile Device only

Start typing and press Enter to search