Booking.com

sábado, junho 13

Dicas para compras no Paraguai

Dicas para compras no Paraguai

Um dos passeios mais procurados por quem está visitando Foz do Iguaçu, no Paraná, é ir ao Paraguai fazer umas comprinhas. Confesso que eu já havia estado na cidade duas vezes e não tinha ido ali bem pertinho, em Cidade del Leste. 

Como chegar?

Minha primeira dica é vá de ônibus. É simples, rápido, barato e seguro. Os ônibus saem de frente ao Terminal de Transporte Urbano da cidade. Não tem mistério. Pegue o ônibus ali e desça depois da ponte da amizade, bem no Centro de Cidade del Leste. Na volta faça a mesma coisa. 

Nós fizemos assim: na ida, fomos de ônibus, mas na volta, como estávamos com muitas sacolas, pegamos uma van, também bem no Centro de Cidade del Leste, e nos deixou na rua onde estávamos hospedados. Saiu mais barato que o ônibus, pois estávamos em um grupo. 

Mas não espere uma van novinha não hein! As vans faltam pouco pra desmontar, mas nos levam da mesma forma!



Ponte da Amizade, que liga Brasil ao Paraguai.


O que esperar da cidade?

Não espere uma cidade limpa e arrumada, muito pelo contrário, a cidade é um caos e por isso tão interessante. Você vê pessoas de muitas nacionalidades, todas convivendo muito bem. A cidade é repleta de shoppings, lojas, galerias, muitos, muitos camelôs, além de um sem fim de pessoas te oferecendo de massageador de costas a viagra. 

É perigoso?

A concepção de cada um sobre isso é diferente. Eu não me senti insegura em  nenhum momento, mas tem que tomar alguns cuidados, como acertar preço e moeda antes de fechar uma compra, ser enfático e dizer não quando não deseja algum produto, não dar mole com seu dinheiro, enfim, nada que já não estejamos acostumados nas nossas cidades turísticas.

Que moeda levar?

Seu real é amplamente aceito na cidade. Algumas apresentam o preço em dólar, mas o convertem, facilitando o pagamento. Cartão de crédito também é utilizado. Se tiver dólar em casa, aproveite para gastar por lá, mas não necessita comprar no Brasil, caso você não tenha.

Tem restaurantes?

Sim, tanto na rua, em lanchonetes, barracas, e em restaurantes, dentro dos shoppings. 

Vale a pena ir até Cidade del Leste?

Vale muito a pena! Pra quem pretende comprar, é lógico! A cidade não é bonita, não tem ponto turístico, mas se você deseja bater perna e comprar mercadorias originais ou  falsificadas, achou o  lugar certo.

Quanto tempo preciso para fazer compras? 

Depende do quanto você  vai comprar e do quanto consegue andar em uma dia. Nosso grupo foi dois dias e achou bem pouco tá! E olha que não queríamos comprar muita coisa não! Lembre-se que os shoppings e galerias são enormes, com muitas opções, além de ter muitos camelôs, então vá com foco naquilo que você deseja comprar e esqueça o resto.

Qual o limite de valor que posso gastar no Paraguai e trazer para o Brasil?

O limite de gastos é de 500 dólares por pessoa. Dá pra comprar bastante coisa com esse valor pessoal. Os menores de idade também têm direito a esse valor.

Qual a quantidade permitida  de itens que posso trazer para o Brasil?

Bebidas alcoólicas: 12 litros, no total.
Cigarros: 10 maços, no total, contendo cada um, 20 unidades.
Charutos ou cigarrilhas: 25 unidades no total.
250 gramas de fumo.
Bens de valor unitário inferior U$ 5,00: 20 unidades, no total, desde que não haja mais do que 10 unidades idênticas.
Bens não relacionados a cima, a cima de U$ 5: 10 unidades, no total, desde que não haja mais do que 3 unidades idênticas.

Que bens são isentos, que posso trazer e não entram na cota dos 500 dólares?

Máquina fotográfica.
Celular.
Relógio de Pulso.

Que bens não são isentos e entram na cota dos 500 dólares?

Filmadoras.
Tablets.
Computadores. 

Quando ir e em que horário?

As lojas e shoppings da cidade abrem bem cedo e fecham também bem cedo. Pelas sete da matina muitas já estão abertas. Lá pelas 15, 16 horas, muitas começam a fechar e as ruas começam a ficar vazias. Aos domingos, apesar de ser bom por ter menos movimento, fecham mais cedo ainda e muitas nem abrem.

Dicas de lojas e shoppings em Cidade del Leste:

Shopping China - Fica dentro do Shopping Paris. Verdadeiro paraíso de importados: perfumes, bebidas, eletrônicos, roupas e bolsas de marca, enfim, tudo que você imaginar, vende nessa loja! É simplesmente maravilhosa. Os preços são em dólar, mas você pode pagar em reais e ainda parcelar no cartão de crédito, mas lembre-se que tem juros. 

Loja CellShop - mega loja de eletrônicos. Tem andares dedicados a roupas, bebidas, perfumes, esporte, games, pesca, camping. Os produtos são originais e de qualidade.

Mega eletrônicos - outra mega loja de eletrônicos, mas que também vende outros produtos, como eletrodomésticos, perfumes e bebidas.

Monalisa - mega loja de importados que oferece produtos de beleza, perfumes, roupas, bebidas. Uma das mais antigas lojas de Cidade del Leste.

Shopping Paris - um dos melhores da cidade. É nele que fica localizada uma das mais famosas lojas de lá, o Shopping China.

Shopping del Leste - outro shopping que oferece inúmeras lojas de roupas, perfumes, cosméticos, praça de alimentação. Fica bem próximo da Ponte da Amizade.

Shopping China, uma perdição!


Nesse post, dicas de Onde se hospedar em Foz do Iguacu.

Textos que já escrevemos sobre Foz do Iguaçu: 

Mulherada perdida na seção da Victória Secret's, no Shopping China.

Que documentos preciso para entrar no país?

A fiscalização de entrada por terra no Paraguai é praticamente nula, mas não deixe de portar seus documentos, caso alguma autoridade solicite. São eles: identidade com menos de 10 anos ou CNH.
Para menores desacompanhados de um dos pais, exige-se documento de autorização reconhecida em cartório.

Dicas gerais para fazer compra no Paraguai:

  • Não esqueça de testar o produto comprado e confirmar se o produto retirado é o mesmo que você comprou. Veja se está com todos os acessórios e garantia.
  • Sempre desconfie de preços muito baixos. Podem ser produtos recondicionados ou falsos.

  • Não esqueça de exigir a nota fiscal com o nome da loja impresso. 
  • Evite aceitar carona de estranhos e não embarque em vans clandestinas. Fizemos isso, mas as condições da van eram precárias. Não recomendo.
  • Tenha os mesmos cuidados que teria em qualquer grande cidade: não vá com cordões, brincos, bolsas, celulares e máquinas à mostra. O ideal é ir com uma doleira apenas.
  • Se não quiser comprar mercadoria falsificada, evite camelôs. Compre em lojas com tradição na cidade. Essas oferecem garantia do que está sendo vendido.
  • Confirme se a loja onde esteja comprando um produto de determinada marca, seja vendedora autorizada do mesmo.
  • Não esqueça de desbloquear seu cartão de crédito para compras internacionais. Hoje em dia, a a maioria dos apps dos bancos oferecem essa opção.
Perfumes? Temos!


Shopping Paris.


Não deixem de experimentar em Foz e no Paraguai um sanduba árabe chamado shawarma, feito com pão árabe, carne/frango, batata, molho de alho, tomate, alface. Tudo enroladinho e colocado na chapa. Maravilhoso!


Nossa van na volta, só faltava ter uma galinha dentro! Paraguai é isso meu povo!


Um pouquinho de Cidade del Leste, no Paraguai.


Patricia Tayão.
Fotos: Patricia Tayão e arquivo do grupo Trip para Mulheres.
  1. Gostei da publicação, mas na parte do ônibus tô fora, dá pra alugar um carro em Foz , atravessar e parar no shopping Paris , que fica a esquerda logo após a ponte da amizade.

    ResponderExcluir
  2. Beatriz Tellotiabril 28, 2022

    Muito boas suas dicas Pati, além de ser um passeio muito legal é sempre bom conseguir comprar algumas coisinhas por um preço mais barato né? Nesse blog aqui: https://www.localiguacu.com.br/compras-paraguai/ consegui encontrar dicas bem interessantes sobre as compras no Paraguai que acrescentam o seu relato. Pra quem está indo conhecer pela primeira vez, vale a leitura. Informação nunca é demais!

    ResponderExcluir
  3. Muito bom post cheio de dicas! Obg!

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário!

Whatsapp Button works on Mobile Device only

Start typing and press Enter to search