28 de mai de 2016

0

Flutuação no Rio Sucuri: o mais cristalino do Brasil! #boraprabonito


Difícil é ir embora...Nesse post vai ter saudade do que vimos em Bonito. A cidade nos surpreendeu posistivamente em tudo, mas principalmente no quesito cuidado com o seu bem maior, sua fonte de renda, seu orgulho: a natureza! 

Nosso último passeio por lá foi a Flutuação no Rio Sucuri. Pensamos que já havíamos visto o melhor de Bonito, mas ainda assim, ele nos surpreendeu - Quanta beleza! - Por isso, digo mais uma vez: dífícil é ir embora...

Do atendimento dos funcionários, passando pela estrutura do lugar, tudo é impecável, mas nada te prepara para a transparência daquela água: parece que você está voando durante a flutuação!

E a cor da água consegue ser verde, quando se vê de fora, mas mergulhando, tudo é meio azulado! Um verdadeiro capricho da natureza! Fechamos com chave de ouro nossa viagem.

Uma das maravilhas de viajar é que você abre mão da bolsa de marca, da blusa descolada, do sapato da moda e veste bem a alma, passa a ter um pouquinho de cada lugar que visitou dentro de si...Agora imaginem vocês ter um pouquinho do Rio Sucuri dentro de você...Por isso, digo e repito: difícil é ir embora!

Receptivo da Fazenda São Geraldo.


Restaurante.


Depois de alguns devaneios, lhes conto como é a flutuação no Rio Sucuri -  A flutuação acontece na Fazenda São Geraldo, uma RPPN - Reserva Particular do Patrimônio Natural - a 18 km do Centro de Bonito. Na fazenda, outras atividades também são oferecidas aos turistas, como passeio de bike, cavalgada e quadriciclo.

*Para saber como comprar seus passeios em Bonito, leia esse post aqui.

Chegando na fazenda, entregue seu voucher no receptivo, que aliás, oferece uma excelente estrutura, com restaurante, bar, piscina natural, parquinho, redário, pomar, loja de lembranças, banheiros e vestiários. Como nosso passeio foi de manhã, optamos por não almoçar no restaurante, e sim na cidade, assim, não temos como falar sobre a comida oferecida no restaurante.

Na hora marcada, o guia o chamará para colocar sua roupa de neoprene e logo depois tomar uma ducha. Lembrando que não é permitido utilizar repelente ou protetor solar, para não contaminar a água do rio.

Depois de colocada a roupa, um treinamento rápido na piscina para testar seu snorkel e sua máscara. Um caminhão o espera e o leva até o início da trilha, que não oferece nenhuma dificuldade, sendo considerada de grau leve.

Redário.


 Teste do equipamento na piscina.


Caminhão que leva o grupo até o início da trilha.


Um fotógrafo registra os  principais momentos do passeio, podendo as fotos serem compradas no final.

Durante a trilha, pode-se ver nascentes, mas a cereja do bolo é o Poço Encantado, com as águas mais azúis que seus olhos podem enxergar! Vários animais são avistados no silêncio e na calmaria da mata ciliar. Preste muita atenção aos sons da natureza - eles são os melhores que você pode ouvir. 

Nessa flutuação, o guia vai do lado de fora, em um barco, acompanhando o pequeno grupo. O tempo de flutuação é de mais ou menos 50 minutos, e durante o percurso, maravilhe-se com cardumes de piraputangas, curimbas, piaus, cascudos e dourados, mas o forte da flutuação no Rio Sucuri é a bela vegetação subaquática. Até flor você vê embaixo da água!   

Uma chuveirada e estamos prontos!


A água! Ah! A água! Extremamente límpida, devido a alta concentração de cálcio, que é uma substância decantadora. O fundo do rio é quase todo branco, por causa de pedaços de caramujos calcificados, gerando tons verde azulados na água do rio. Um desbunde! 

O passeio que colocou Bonito no mapa do turismo: a flutuação em rios cristalinos, é o que a diferencia da grande maioria dos destinos de ecoturismo no mundo, e a torna uma cidade imperdível para quem ama ecoturismo! Mais uma vez...Díficil é ir embora.

Nascentes que são vistas durante a trilha.


Poço Encantado: que azul é esse gente!


Vejam os posts que já fizemos da nossa viagem a Bonito:

Qual a melhor idade para levar as crianças a Bonito?
Algumas dicas para fazer ecoturismo com crianças.
Como é o passeio de bote no Eco Park Porto da Ilha, em Bonito - MS.
Projeto Jiboia: o lado divertido e educativo de Bonito!
Casa do João: o restaurante mais famoso e saboroso de Bonito - MS.
Balneário Ilha Bonita: um lugar para relaxar em Bonito - MS.
Conhecendo o Parque das Cachoeiras, em Bonito - MS.
Visitando a Gruta do Lago Azul, em Bonito - MS.
Gutas de São Miguel: mais uma das maravilhas de Bonito!
Review do Hotel Pousada Arauna, em Bonito - MS. 

Mais Poço Encantado...


A cor da água é demais...



Se a cor do rio já e bonita do lado de fora, do lado de dentro é fantástica!




Não bastava ser transparente, tem que ser verde azulada também? 


Já no final da flutuação, a cor do rio conseguiu ficar ainda mais bonita...Pode isso?


   Baba baby...


Isaac adorou a flutuação, e passou o tempo inteiro procurando uma sucuri, me deu vários sustos! 


Um pequeno vídeo para mostrar as cores do rio...


Endereço: Rodovia Bonito Fazenda  São Geraldo, km 180 - Bonito - MS.
Tel: (67) 3255-1030.
SiteRio Sucuri
Comentários no Trip Advisor: aqui.
Idade mínima para fazer o passeio: 6 anos.

Patricia Tayão.
Fotos: Patricia Tayão, Eduardo Freitas e guia do passeio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário