7 de jun de 2017

2

Visitando a Fazenda da Taquara, em Barra do Piraí, na região do Vale do Café - RJ.


Algumas semanas atrás, fomos pela terceira vez passar o final de semana no Parador Maritacas Spa & Resort, em Barra do Piraí. Esse município é um dos quinze que compõe a região do Vale do Café, que é repleto de hotéis fazenda e fazendas históricas.

Lembrando que essa área já foi responsável por 75% do café consumido no mundo, e as fazendas, que antes produziam café, hoje estão abertas para o turismo. É o que chamamos de turismo de experiência, onde o turista participa de atividades, se envolve  com a cultura local. 

Minha dica é: quando você passar o final de semana em qualquer hotel fazenda ou resort da região, não deixe de conhecer alguma fazenda histórica perto do seu hotel: são 30 abertas à visitação. Cada uma delas oferece uma experiência diferente ao turista. É um programaço conhecer um pouco mais da nossa história, para entender melhor nosso passado, presente e futuro. 

Nós já conhecemos várias fazendas e contamos nos posts abaixo como foi nossa experiência em cada uma delas:

Festival do Vale do Café - Visitando a Fazenda São Luiz da Boa Sorte - Vassouras -RJ.
Visitando a Fazenda Cachoeira Grande, em Vassouras - RJ.
Fazenda do Paraízo: uma joia preservada no Vale do Café!

⇨Também temos dicas de passeio em Vassoura. Link Festival Vale do Café em Vassouras - um passeio pela cidade imperial!
Dessa vez fomos conhecer a  Fazenda da Taquara, que fica em Barra do Piraí, a apenas 30 minutos do Parador Maritacas.

O grande diferencial dessa fazenda é que ainda hoje ela é produtora de café, e se prepara para produzir cafés especiais, os chamados gourmet. Para quem ama a bebida, vale passar no armazém da fazenda e levar para casa um café produzido por lá!

A Fazenda da Taquara foi construída lá pelos idos de 1830 pelo  Comendador João Pereira da Silva, que chegou ao Brasil no início do século XIX, vindo de Portugal.

A fazenda foi construída em formato de um quadrilátero, com um jardim no meio, e permanece assim até hoje. 


Outro grande barato da Fazenda da Taquara é que até hoje ela permanece nas mãos da família do Comendador. E quem conduz a visitação é  Marcelo Streva, que pertence a sexta geração da família. 

Para visitar a fazenda é necessário fazer uma reserva por email ou telefone. Existem dois tipos de visitação: a com almoço - feito no fogão à lenha - ou com café colonial.  

A visitação com café colonial inclui:

Café produzido na fazenda, sucos de fruta natural, bolo de milho recheado com goiabada, bolo de café, pão recheado de linguiça, pão recheado de frango. 

Visitação com almoço:

É servido arroz, feijão, carne de porco, carne de frango, salada verde, salada de legumes, farofa, linguiça, torresmo, sucos de fruta natural, doces caseiros, cafezinho puro da fazenda e caipirinha.

O restaurante funciona hoje, onde antes era o depósito da fazenda, que fica debaixo do casarão. É rústico, super bem decorado, e onde também funciona o armazém.




Durante a visita, Marcelo dá uma verdadeira aula de história. Ele começa lá atrás, contando toda a história de como a produção de café foi parar naquela região,  passando pelo sistema escravocrata, falando sobre os benefícios e malefícios que vieram junto com a cultura cafeeira. Fala do auge e os motivos da decadência da produção do café na região.  Depois, segue contando a história de sua família e da propriedade.

Como muitas gerações da família moraram  na fazenda, o acervo é composto por móveis, quadros documentos e peças decorativas de diversas épocas, e que contam por si só, a história da família.

Como a fazenda ainda é produtora de café, também tem um passada no cafezal. Você vê os pés lotados do fruto, como ocorre a produção - desde a retirada dos grãos, passando pela secagem, até chegar ao produto final.

Ao final, delicie-se com o café colonial ou com o almoço, ambos servidos no restaurante da fazenda.

Enfim, quem gosta de história, arquitetura e viver experiências diferentes, vai adorar visitar essa fazenda. Super recomendo esse tour pela Fazenda da Taquara!

Pé de café:


Vejam as fotos da fazenda por dentro:



O banheiro da época:


As louças de diversas épocas.


A capela.


Quadros, móveis, louças e peças decorativas.




Fotos de família.


Documentos históricos e de família.


Móveis de diferentes épocas.




O jardim interno.


A parte da frente da fazenda.



Entrada lateral da fazenda.



* Agradecemos à Fazenda da Taquara o convite para conhecer as instalações e escrevermos sobre nossa experiência.

Fazenda aberta diariamente das 9 às 17 horas.
Telefone para marcar sua visitação: (24) 2443-3104 ou (24) 99919-8567 (WhatsApp).
Ou mande email para: m.taquara@ig.com.br
Localização: Estrada Barra do Piraí /Valença s/nº -  Km 44,5 - Barra do Piraí - RJ. 

Patricia Tayão.
Fotos: Patricia Tayão e Eduardo Freitas.

2 comentários: