Booking.com

sábado, abril 2

Ravanello: uma vinícola familiar em Gramado!


Toda pessoa que está visitando Gramado quer apreciar as incríveis atrações da cidade, comer muito chocolate, foundue, mas também quer degustar os vinhos gaúchos, cada vez mais premiados mundo afora. Para tal,  faz uma viagem de 120 km até o Vale dos Vinhedos, em Bento Gonçalves, para conhecer uma das  inúmeras vinícolas da região. Foi exatamente isso que fizemos na nossa primeira ida a Gramado, em 2012.

Esse ano, fizemos diferente. Nas minhas andanças pela internet, descobri que em Gramado/Canela existem algumas vinícolas que produzem vinhos tão bons quanto as de Bento, e que também estão abertas a visitação. 

Depois de algumas pesquisas, nosso grupo decidiu pela  Ravanello, uma vinícola familiar, a apenas 7 km do Centro de Gramado. Nos poupou de uma longa viagem. Nossa decisão foi acertadíssima, e vou lhes contar o por quê.   


A Ravanello não tem a intenção de fabricar vinhos em larga escala. Sua produção é pequena, e para degustá-los, procure nos restaurantes e lojas especializadas da região, além, é claro, de você poder comprar na própria vinícola. 

Ah! Uma outra vantagem de visitar a Ravanello, além dela ficar  bem pertinho do Centro de Gramado, é ela estar localizada exatamente em frente ao parque de neve  Snowland, a atração mais concorrida de toda a Serra Gaúcha.

Minha dica seria unir os dois passeios em um só dia. Seguir cedo para visitar o Snowland, almoçar por lá, e depois seguir para conhecer a Ravanello. Nós fizemos esse roteiro e garanto que você não vai se arrepender. 


Iniciando o nosso tour, quem nos deu as boas vindas foi Alexandre Ravanello, filho de Normélio Ravanello, seu dono e idealizador. 

Nessa hora da visita, Alexandre nos conta um pouco a história da empresa, e em  seguida, o enólogo da vinícola é quem nos acompanha.  

Em seguida, conhecemos os vinhedos e todo o processo de produção de seu vinhos, que são fermentados em tanques de aço inox e depois colocados em barricas de carvalho francês. 

Vinhedos da Ravanello.


Barris de aço inox.


Durante a visita, degustamos três tipos de vinhos. Segundo meu gosto, todos muito bons. 


Barricas de carvalho francês.


Frase escrita em uma parede da vinícola. Pura verdade!


Maquinário para engarrafar o vinho.


Espumantes Brut.


Na última degustação, euzinha pra lá de Marrakech... 


Selfie da galera do Viajar hei...


O fim da visita, que dura em torno de cinquenta minutos, é na loja da vinícola. Uma excelente opção para presentear é levar uma vinho daqui, já que você não vai encontrá-lo em nenhum supermercado...#ficaadica

Ah! Já ia esquecendo, a vinícola não possui restaurante, o espaço gourmet que possuem serve apenas para eventos.

Loja da Ravanello.



Como chegar?

Como já falei antes, a vinícola fica exatamente em frente o parque de neve Snowland. Saindo do Snowland, vire à direita, ande um pouquinho a frente, atravesse a rua e entre na rua em frente. Da rua até a entrada da vinícola, dá uns 100 metros.

Uma das paradas do Bustour (ônibus de dois andares que circula entre os principais pontos turísticos de Gramado e Canela) é justamente em frente ao Snowland.  

Outra opção seria ir de táxi (bem caro) ou de ônibus, como nós fizemos. Para saber como chegar a vinícola de ônibus, e economizar muito, leia o post sobre como ir ao Snowland de ônibus.


Endereço: Rodovia RS - 235, Km 28,3. Portico - Gramado.
Tel: (54) 9668-6400 e 9668-6495.

*Agende seu horário por email ou telefone. Para visitar a vinícola e degustar os vinhos é necessário pagar um determinado valor. Menores de idade acompanhados não pagam, mas claro, não podem fazer a degustação dos vinhos.

Email: vinicolaravanello@vinicolaravanello.com.br
Atendimento: segunda a sábado das 9:30 às 12:00 horas e das 13:30 às 17:15 horas.
Horário das visitas guiadas: 10, 11, 14, 15 e 16 horas.
Site: Vinícola Ravanello.


*Agradecemos a Vinícola Ravanello a cortesia do ingresso.

Patricia Tayão.
Fotos: Patricia Tayão e Alessandra Ferreira.

Para reservar seu hotel em Gramdo ou Canela, acesse o banner do Booking abaixo. O Booking oferece a maior rede hoteleira, com cancelamento gratuito e com avaliações de quem realmente se hospedou em seus hotéis.




Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário!

Whatsapp Button works on Mobile Device only

Start typing and press Enter to search